Translation

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Sempre Um Papo recebe Francisco Paes Barreto e Clélio Campolina Diniz

Evento pode ser assistido de qualquer país
Foto: Divulgação
O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo na quarta-feira (30), às 19h, Francisco Paes Barreto e Clélio Campolina Diniz para falarem com Afonso Borges sobre o livro “O Enigma China - Uma Síntese Histórica, Econômica e Psicanalítica” (CRV). Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo.

O projeto é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

“O Enigma China - Uma Síntese Histórica, Econômica e Psicanalítica” (CRV)

Em quarenta anos a China passa de país miserável à maior economia do Planeta, de acordo com algumas estimativas. Experiência em escala temporal de rapidez sem precedentes na história da humanidade. 

Cultura multimilenar complexa, num breve retrospecto histórico é possível constatar que a China desenvolveu o mais antigo e amplo sistema comercial do mundo, a Rota da Seda; realizou invenções como a bússola, a pólvora, o papel e a imprensa; construiu a Grande Muralha e o Grande Canal; constituiu a mais avançada burocracia pública, com o mandarinato; consolidou valores culturais com filosofias e religiões, mediante a combinação pacífica de Confucionismo, Taoismo e Budismo; unificou as relações entre as várias etnias e línguas por meio de uma língua oficial, o Mandarim. Assim, até os séculos XV e XVI, a China era o Império, o Estado e a sociedade mais desenvolvidos do mundo. Houve o declínio e, agora, o ressurgimento, em contraste com as múltiplas crises do Ocidente, temas trabalhados no livro. 

Soma-se à abordagem histórica a abordagem econômica e o comentário psicanalítico, que é psicanálise aplicada ao campo da política. Saber o que se passa na China é fundamental para saber o que se passa no mundo de hoje, inclusive no Brasil.  

Francisco Paes Barreto é Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, além de membro (TEP) da Associação Brasileira de Psiquiatria. Diretor Geral do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (1998-2001). Preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital Galba Veloso e do Instituto Raul Soares, entre 1968 e 1993. Medalhista de Honra da UFMG, conferida em 2008 por indicação da Congregação da Faculdade de Medicina. E autor dos livros: “Reforma Psiquiátrica E Movimento Lacaniano” (Itatiaia, 1999), “Ensaios De Psicanálise E Saúde Mental” (Scriptum, 2010), “O Bem-estar Na Civilização” (CRV, 2016) e “Psicanálise E Psiquiatria: Aproximações” (CRV, 2017).

Clélio Campolina Diniz é engenheiro mecânico, engenheiro de operações e professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Pós-doutor pela University of Rutgers, EUA (1991), doutor (1987) e mestre (1978) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Campolina foi reitor da UFMG (2010-2014), acadêmico visitante da London School of Economics and Political Science (2015) e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (2014). Atualmente, é vice-presidente da Regional Studies Association (desde 2015), acadêmico da Academy of Social Sciences do Reino Unido (desde 2015). Possui mais de 150 trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

 #SempreUmPapoEmCasa com Francisco Paes Barreto e Clélio Campolina Diniz

Dia 30 de junho, quarta-feira, às 19h

Local: Youtube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário