Translation

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Sempre Um Papo recebe José Maria Rabelo

Jornalista conversa com a plateia em
BH -  Foto: Fernando Rabelo
O Sempre Um Papo realiza uma edição especial do projeto para homenagear o jornalista e escritor José Maria Rabelo pelos seus 90 anos e para o lançamento de seu livro “"Os Caminhos do Exílio" (Ed. Geração),  no dia 16 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig - BH. O evento contará com a participação do jornalista Guy de Almeida e mediação de Afonso Borges. 
José Maria Rabêlo é jornalista, escritor e editor, tendo exercido as funções de diretor e redator nos mais destacados veículos da mídia mineira e brasileira. Fundou e criou o semanário Binômio, considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil. Por sua atividade jornalística e política, teve de exilar-se durante a ditadura militar, sucessivamente na Bolívia, no Chile e na França. No primeiro país, desenvolveu atividades jornalísticas, atuando nos principais jornais de La Paz. No segundo, abriu e dirigiu La Librería de las Ciencias Sociales, que, com seus seis endereços, se tornou a mais prestigiosa de Santiago. Na França, em Paris, ao lado de Mário Soares, também exilado e depois presidente de Portugal, organizou e dirigiu La Librairie Portugaise et Brésilienne, transformada posteriormente em La Librairie-Centre de Pays de Langue Espagnole et Portugaise, polo de referência e divulgação cultural daqueles países, no coração da capital francesa. Passou quase 16 anos no exterior.

Em seu retorno, em fins de 1979, assumiu no Rio a direção do semanário Pasquim e da revista Cadernos do Terceiro Mundo. Presidiu o PDT, Partido Democrático Trabalhista, em Minas, durante 18 anos e integrou sua direção nacional. Foi vice-presidente do Banerj – Banco do Estado do Rio de Janeiro, nos dois governos de Leonel Brizola. Em Belo Horizonte, criou as editoras Passado & Presente e Barlavento Grupo Editorial. Colabora nos principais órgãos de comunicação do Estado e tem uma coluna no jornal alternativo carioca Bafafá.
                       
É autor dos livros “Binômio – O jornal que virou Minas de cabeça para baixoDiáspora – Os longos caminho do exílioResidência Provisória (poemas),Belo Horizonte – Do arraial à metrópole. 300 anos de história. Prepara neste momento História Geral de Minas, juntamente com outros autores, a ser lançado ainda este ano, e Passagem pela Terra, livro de memórias.

Sempre Um Papo com José Maria Rabelo, participação de Guy de Almeida
Dia 16 de agosto, quinta-feira, às 19h30 
Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário