Translation

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Academia Mineira de Letras lança "Coletânea prosa e poesia - 2018", seu primeiro livro digital

A Academia Mineira de Letras lança, no dia 17 de agosto, às 19h30, sua primeira publicação virtual, a “Coletânea prosa & poesia – 2018”. A obra contém a seleção dos melhores textos dos participantes da Oficina de Escrita Criativa – prosa e poesia, ministrada pela professora Barjute Bacha, e integra o Programa de Formação de Escritores.

Coordenado pelo acadêmico Luís Giffoni, o Programa de Formação de Escritores tem foco em ações de valorização, difusão e fomento da produção literária e do refinamento da escrita. Estão incluídas as Oficinas de Criação Literária, com cursos avançados, dirigidos a pessoas que já escrevem e introdutórios ou intermediários, para os menos experientes. A primeira edição da oficina Escrita Criativa – prosa e poesia, realizada na modalidade avançada e já prevendo a edição virtual dos textos elaborados pelos participantes, com curadoria da Academia Mineira de Letras, incorpora esse movimento.

A “Coletânea” traz poemas e contos de dez autores. São eles: Alberto Pantoja, Denise Ramos Guimarães, Fernanda dos Santos Carvalho, Gabriel Canuto Nogueira da Gama, Gisele dos Santos Lemos, Maria Hélida Faria, Moacira Conrado da Costa, Pedro Declié, Regina Helena Cunha Mendes e Sterlayni Duarte. “O leitor encontrará composições literárias que tratam de temas diversos, como a revisitação da infância, a memória descolorida pelo tempo, a consciência do indivíduo e a precariedade da existência, a busca do amor e a incessante solidão, o entrelaçar da vida e da morte, bem como exercícios de recriação da prosa de ficção brasileira”, descreve a professora Barjute Bacha.

Para a acadêmica e presidente da AML, Elizabeth Rennó, quinta sucessora da cadeira nº 21, a iniciativa é o resultado prático da Academia na difusão do processo educativo. “Este livro digital qualifica o Programa de Formação de Escritores e suas oficinas literárias no aprimoramento de nosso idioma, objetivo especificado no estatuto da entidade”, destaca ela.

O acadêmico Luís Giffoni, coordenador do programa e quarto sucessor da cadeira nº 33, também enfatiza o orgulho em formar um grupo dedicado à escrita criativa. “Isso significa que a literatura resistirá. Muitos dos trabalhos aqui apresentados possuem a empunhadura de bons autores. No entanto, a literatura é um trabalho árduo, diuturno, às vezes frustrante. O caminho não chega. Como bem diz o lema desta Academia, scribendi nullus finis: amanhã é sempre dia de recomeço.” 

Lançamento do livro digital “Coletânea prosa & poesia – 2018”, dos participantes da Oficina de Escrita Criativa

Data: 17 de agosto

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte/MG)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, há 15 anos, contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais eminstitutounimedbh.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário