Translation

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Primeiro Ato celebra seus 40 anos com programação especial

Foto: Guto Muniz
“Tecidos na pele”, nova montagem do grupo, e “InstHabilidade”serão apresentados dias 15 e 16 de outubro, no Teatro Sesiminas. Roda de conversa com artistas que fazem parte da história do grupo integram as comemorações 

“Comemorar quarenta anos é uma ação de resistência, de insistência, de persistência e de sobrevivência da arte”

O Grupo de Dança Primeiro Ato dá continuidade à celebração de seus 40 anos, apresentando dois espetáculos de seu repertório. “Tecidos na pele”, a mais recente montagem do Grupo, que estreou nas estações de metrô de Belo Horizonte, sendo concebido a partir do contato com o acervo das quatro décadas de história do grupo e criação dos figurinos desenvolvidos ao longo de mais de 20 espetáculos da companhia. E “InstHabilidade”, inspirado na condição de estar vivo, de “cair e levantar”, movimentos naturais da vida. As apresentações acontecem no Teatro Sesiminas, sendo“InstHabilidade” no sábado (15), às 20h e “Tecidos na Pele”, domingo (16), às 19h, seguido de roda de conversa com artistas que passaram pelo grupo ao longo de sua trajetória, incluindo a atriz e bailarina Fernanda Vianna, os músicos Zeca Baleiro e Lula Ribeiro, a cantora Titane, o estilista Ronaldo Fraga, a cantora e preparadora vocal Babaya. A conversa vai ser conduzida pela fundadora e diretora do grupo, Suely Machado.

“Fazer quarenta anos é acreditar no futuro. Porque você sabe que tem força para viver quarenta anos. Então, você acredita no futuro. Eu acho que fazer quarenta anos é também reconhecer que a gente não chega aqui sozinho e que nós tivemos muitas pessoas que colaboraram para essa trajetória”, acredita Suely.

“InstHabilidade” - 15 de outubro, sábado, às 20h

“InstHabilidade” (2016) tem concepção e direção coreográfica de Alex Dias e Suely Machado. É inspiradono processo natural de queda e ascensão, na condição de estar vivo, de “cair e levantar”, movimentos naturais da vida. O movimento serve de metáfora para a instabilidade enquanto terreno constante de experimentações e pesquisas. A partir desse conceito, a montagem propõe habitar o lugar de busca no processo homem-mundo, através da jornada entre a inspiração, a fantasia e as quedas na realidade.

“Trata-se de um espetáculo muito forte. Nesse momento do mundo pós pandemia, onde as pessoas estiveram mais ensimesmadas e agora estão ávidas para ver coisas que sensibilizem, a gente traz “InstHabilidade” . Como o próprio nome diz,é um tema muito atual, partindo do que estamos vivendo, nesta questão da instabilidade, sabendo que estável é só a morte. Porque a gente vive em constante instabilidade.E trazer isso para o corpo de um bailarino, que procura o equilíbrio o tempo inteiro, é um grande desafio”, explica Suely Machado acerca da escolha da montagem neste evento comemorativo dos 40 anos do Grupo. 

Ficha Técnica - Concepção e Direção coreográfica: Suely Machado e Alex Dias/ Pesquisa de movimento: Alex Dias / Encenação: Suely Machado/ Assistente de Direção: Marcela Rosa / Bailarinos: Alex Dias, Camila Felix, Dalton Correia, Elton de Souza, Marcela Rosa,Marcella Gozzi, Marina Santana e Robert Henrique/ Concepção de luz: Nadja Naira/Operação de luz: Elias do Carmo / Figurino: Pablo Ramon

“Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele” - domingo (16), às 19h

“Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele” é uma obra concebida a partir do contato com o acervo de 40 anos de história e criação de espetáculos do Grupo de Dança Primeiro Ato, onde os bailarinos construíram releituras das coreografias inspiradas na materialidade e na história por trás de cada figurino. Dessa forma, o grupo revisita seu repertório artístico através do trabalho de quatro importantes figurinistas: Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas, que criaram figurinos para obras marcantes do grupo como ‘Isso aqui não é Gothan City’(1992), 'Beijo nos olhos...na alma...na carne’(1999), ‘Adorno’ (2010) e ‘Terreiro’ (2016).Suely Machado dirige a nova criação, alinhavando e dando sentido, nos corpos e movimentos presentes, a todas essas histórias tecidas em peles de outrora.

““Primeiro Ato 40 anos "Tecidos na pele" evoca a atemporalidade nas criações artísticas e a necessidade de se falar sobre caminhos já percorridos e histórias construídas às novas gerações. Com a montagem queremos emocionar, gerar conhecimento e consciência,contribuindo para uma linha evolutiva da nossa arte”, explica a diretora. 

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Suely Machado/ Criação e releituras coreográficas: bailarinos do Grupo Primeiro Ato / Bailarinos: Alex Dias, Camila Felix, Dalton Correia, Elton de Souza, Marcela Rosa,Marcella Gozzi, Robert Henrique/ Bailarino e intérprete de libras: Uziel Ferreira/ Figurinos dos espetáculos do Grupo Primeiro Ato criados por Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas/ Trilha sonoras dos espetáculos do Grupo Primeiro Ato: Carne Viva (1990), Desiderium(1996),Geraldas e Avencas (2007), Adorno (2010), InstHabilidade (2014) Terreiro (2016)

Roda de conversa com artistas , domingo (16), às 20h

Após a apresentação do espetáculo “Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele’”, Suely Machado vai conduzir uma roda de conversa com alguns dos artistas que são importantes para a história do grupo, profissionais que participaram dessa trajetória e ainda participam de alguma forma. Os artistas convidados para integrar o bate-papo são a atriz e bailarina Fernanda Vianna, o ator e cantor Marcelo Veronez, os músicos Zeca Baleiro e Lula Ribeiro, a cantora Titane, o estilista Ronaldo Fraga, a cantora e preparadora vocal Babaya. “Decidimos trazer essas pessoas ao palco porque eles criam juntos, interferem na dinâmica do grupo. E também porque são pessoas que nos tiram do lugar, nos mostram lados artísticos que dialogam com o nosso. Eu acho que fazer 40 anos é também reconhecer que a gente não chega aqui sozinho e que nós tivemos muitas pessoas que colaboraram para essa trajetória”, reconhece a diretora.

Convidados

Fernanda Vianna foi bailarina do Grupo Primeiro Ato de 1988 a 1995, dançou e participou da criação de vários espetáculos, tais como “Confidências para uma 3ª  pessoa”, “Quebra-Cabeça”, “Carne Viva”, “Isso aqui não é Gothan City”, “Tigarigari” e ‘Cavaleiro de Copas’. A cantora, professora de canto e preparadora vocal Babaya , deu aula para o grupo durante 10 anos e fez algumas preparações vocais dos bailarinos nos espetáculos, “Isso aqui não é Gothan City”, “Beijo nos olhos ...na alma...na carne” e “Adorno”. O músico Lula Ribeiro acompanha o grupo como fã e parceiro há mais de 30 anos. Fez a trilha musical do espetáculo “Adorno” em parceria com o músico e percussionista Marco Lobo. A cantora Titane participou cantando ao vivo, juntamente com o cantor Tizumba e o percussionista Marco Lobo no espetáculo “Adorno’ e, no espetáculo “Terreiro” fez a  seleção da trilha musical e preparação vocal do elenco, além de  cantar e dançar em cena com o grupo. O designer de moda Ronaldo Fraga fez a criação do figurino do espetáculo “Adorno”. O músico Zeca Baleiro compôs a trilha do espetáculo “Geraldas e Avencas” e sua obra “Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé - de Ariana para Dionísio (2006)”, no qual ele musicou os poemas de Hilda Hilst, foi trilha do espetáculo “Três Luas”. O ator e cantor da cena contemporânea mineira, Marcelo Veronez, foi aluno do Primeiro Ato Centro de Dança, um grande amigo e sempre parceiro nas atividades e eventos da escola e do grupo. Mantém uma parceria com a diretora Suely Machado que se estende a vários outros projetos artísticos. 

Grupo de Dança Primeiro Ato -  40 anos

Local: Teatro Sesiminas - Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte

Espetáculo:“InstHabilidade”

Duração: 50 minutos  Classificação: Livre

Data: sábado (15), às 20h

Venda bilheteria do teatro ou pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/76889

Espetáculo: “Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele’”

Duração: 45 minutos Classificação:Livre

Data: Domingo (16) às 19h

Venda bilheteria do teatro ou pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/76889

Roda de conversa com artistas convidados

Data: Domingo (16) às 20h

O Grupo de Dança Primeiro Ato

Sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea diverso e singular. Desde o seu início, em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, videoartistas e atores. A participação ativa dos bailarinos no processo de criação, como coautores dos espetáculos, traz um resultado consequente para o desenvolvimento do processo criativo. Suely Machado, como diretora-encenadora, analisa cada cena dentro do todo, lapida, dá tempo e clareza à obra, traz a assinatura do Primeiro Ato a cada espetáculo criado. Esta clareza na direção confere à estrutura uma linguagem que caracteriza o Primeiro Ato como um grupo que subverte padrões e conceitos, sem perder suas origens. Passeia por temas polêmicos, ao mesmo tempo em que brinca com o imaginário, sendo o humor a mola-mestra da maioria de seus espetáculos. O grupo investe no diálogo das artes e não se prende apenas aos palcos, mas equilibra os espaços privilegiados com a força caótica das ruas.Em 2013, o grupo foi condecorado com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura pelas relevantes contribuições à cultura brasileira. Além do grupo, a família Primeiro Ato é composta também pelo Centro de Dança e por ações especiais, como o projeto Dançando na Escola e Garimpo das Artes.

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário