Translation

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Memorial Vale com grande programação cultural

Teatro lambe lambe é uma das atrações imperdíveis em BH
Foto: Luciano Almeida
Neste período de férias, o Memorial Minas Gerais Vale traz uma programação direcionada ao público infantil, com destaque para as oficinas, que serão oferecidas entre 15 e 31 de janeiro de 2019. As aulas prometem diversão: bateria para garotas, shantala, fuxico, esculturas em biscuit, adesivos e até memes. Além das oficinas, o Memorial incrementou ainda mais as suas opções de visitação das atrações permanentes, para provocar mais aprendizado, descoberta, encantamento e aproximação com as exposições. Teatro e show musical também serão atrações. Toda a programação é gratuita, e as inscrições para as oficinas, que têm vagas limitadas, devem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias, em Belo Horizonte. 

Dentro do projeto Memorial Autoral, o público terá a oportunidade de conhecer o trabalho do jovem cantor e compositor mineiro de Diamantina que está fazendo muito sucesso por onde passa: César Lacerda. Já o projeto Eu, criança no Museu traz uma apresentação de teatro lambe lambe que vai encantar pessoas de todas as idades. E, para quem quer se sentir nos bastidores de uma peça de teatro poderá assistir o espetáculo Jornada, que começa com um ensaio aberto e termina com um bate-papo com as atrizes Camila Morena, Gláucia Vandeveld e Juliana Martins. O evento integra o Projeto Leitura Rara, do Memorial Vale. 

Duas exposições estão em andamento no Memorial: a exposição fotográfica Inventário do Sob, de Sylvia Amélia, que segue até dia 21 de fevereiro e a retrospectiva comemorativa dos Cinco Anos do Edital Jovens Artistas, em cartaz até dia 17 de março, que faz um panorama da arte mineira ao destacar artistas em início de carreira. 

Em Nova Lima, até o dia 19 de março, está aberta a exposição itinerante Africanidades, que leva à população um recorte do acervo do Memorial em relação à Consciência Negra, abrindo uma oportunidade de reflexão a respeito das questões etnico-raciais e de fortalecimento da identidade afro-descendente.

Confira: 

13/01 – TEATRO LAMBE LAMBE

Dentro da programação “Eu, Criança, no Museu!”, a atriz Cynara Bruno organizou uma apresentação onde ela e mais três artistas vão apresentar teatro lambe-lambe, no domingo, dia 13 de janeiro, das 11 às 12h30, gratuito, com retirada de senhas uma hora antes do evento. O teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma apresentação dentro de uma caixa preta em que miniaturas são animadas pelas mãos do artista, e o público assiste tudo colocando seus olhos em um buraquinho na caixa, através do qual é possível acompanhar a história. Cynara irá apresentar a história Visita, em que uma boneca Abayomi (bonequinha preta, de pano, que em Iorubá signficia resistência, encontro precioso), que mora sozinha dentro de uma caixa de costura, decide, para driblar a solidão e a monotonia, transformar o seu “quarto” no melhor lugar do mundo. A história dura só 2 minutos, e é repetida para cada visitante que chega para assistir. Comandando outras histórias nas outras caixas estarão os artistas Tábata Lori, Hermes Perdigão e Conceição Rosieri. 

OFICINAS 

15/01 e 18/01 – OFICINA DE SHANTALA

A professora de Shantala Maysa Ribeiro irá ensinar essa técnica de massagem em bebês em duas oportunidades, a primeira no dia 15/01 e a segunda no dia 18/01, no horário de 14h às 16h. A oficina será uma vivência que buscará proporcionar aos bebês uma experiência sensorial através da Shantala, além de apresentar óleos essenciais e suas utilidades. Podem participar pais ou responsáveis, com bebês de três a 12 meses. 

16/01 E 17/01 – OFICINA DE MEMES

A frase “é verdade esse bilete”, acabou tornando-se um bordão nacional ao ser transformada em um meme de internet. Artistas, empresas e internautas das mais variadas regiões do país começaram a escrever absurdidades assinando de brincadeira: “é verdade esse bilete”. E tudo começou com a singela história de um garoto que inventou um bilhete da professora e entregou para a mãe, dizendo que não haveria aula no dia seguinte. Os memes mexem tanto com as pessoas que foi criado o site www.museudememes.com.br dentro de um projeto de estudos da Universidade Federal Fluminense. Assim também, a Oficina de Memes, ministrada por Gustavo Rodrigues e Henrique Bedetti irá convidar os participantes a criarem seus próprios memes, com aplicativos simples e intuitivos, a partir dos smartphones. A oficina terá a duração de dois dias – 16 e 17 de janeiro – no horário de 13h30 às 16h. Podem se inscrever jovens de 12 a 15 anos.

25/01 E 31/01 – OFICINA DE FUXICO

A educadora Juliana Silva irá ensinar o fuxico, mostrando as várias possibilidades de criação de peças decorativas e de vestuário que podem ser compostas a partir desse tipo de trabalho manual. Podem se inscrever pessoas a partir dos 14 anos. A oficina terá duração de um dia, realizada em duas oportunidades, no dia 25 de janeiro e no dia 31/01, sempre no horário de 14h às 16h.

22/01, 23/01 e 24/01 – OFICINA MODELANDO IDEIAS

Aprender o passo a passo para se chegar  a  uma escultura, do desenho à modelagem, passando pela criação de um personagem. Essa é a ideia da oficina Modelando Ideias, que abordará a construção criativa do imaginário, através da modelagem de biscuits. O instrutor será o educador Davide Chech. A oficina é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e terá a duração de três dias, 22, 23 e 24 de janeiro, de 13h30 às 16h.

23/01 E 24/01 – QUEBRANDO TUDO: OFICINA DE BATERIA PARA GAROTAS

Isabella Figueira, integrante da banda Dolores 602, que toca também com várias outras bandas e é também Dj, irá ensinar garotas, de 8 a 12 anos, a tocarem bateria. A ideia é estimular as mulheres a entrarem nesse mundo até então predominantemente masculino. Será também uma oportunidade das meninas terem contato com uma bateria e conhecer um pouco sobre a história e sons desse instrumento tão especial. A oficina terá duração de dois dias, 23/01 e 24/01,  de 14h às 16h30.

29/01 E 30/01 – OFICINA DE ADESIVOS – NATUREZA E CIDADE

A artista plástica Sylvia Amélia irá ensinar crianças, de 7 a 10 anos, a investigar e redescobrir a Praça da Liberdade por meio de suas formas, cores e texturas, através de desenhos e recortes. O objetivo é ensinar a observar e desenhar em detalhes elementos visuais encontrodos no entorno do Memorial Minas Gerais Vale e criar, com esses desenhos, uma coleção de adesivos. A oficina terá duração de dois dias – 29/01 e 30/01, de 14h às 15h30.

26/01 – CÉSAR LACERDA FAZ SHOW TUDO TUDO TUDO TUDO

Dia 26/01, sábado, às 15 horas, o mineiro César Lacerda fará o show Tudo Tudo Tudo Tudo, baseado em seu terceiro disco, que tem uma pegada pop. Nesse trabalho ele contou com parcerias como a de Jorge Mautner, Moska, Paulo Miklos, Chico César, Marcelo Jeneci. César Lacerda é muito respeitado no meio artístico e já teve canções gravadas por Maria Bethânia, Gal Costa, Filipe Catto, Marcia Castro, Aíla, Duda Brack, entre outros. A apresentação será um show solo, com voz e violão.

 31/01 – PROJETO LEITURA RARA TRAZ O ESPETÁCULO JORNADA

No dia 31/01, quinta-feira, às 19h30, dentro do projeto Leitura Rara do Memorial Vale, será apresentada a peça Jornada. O espetáculo – estrelado pelas atrizes Camila Morena, Gláucia Vandeveld e Juliana Martins – é dividido em três partes: na primeira acontece um ensaio da própria peça; a segunda parte é a própria peça, que é a história de três mulheres que se encontram em uma jornada rumo a outro país; e a terceira parte é uma conversa com o público sobre o que foi encenado.

EXPERIÊNCIAS 

GEOGRAFIA DA MEMÓRIA

Em uma das salas do Memorial Vale há um grande mapa de Minas Gerais que ocupa uma parede inteira, mostrando a divisão municipal do Estado. Diante desse mapa, os visitantes são convidados, por meio de post-its, a deixarem seus comentários sobre algum desses lugares que para eles podem ter algum significado, seja porque já visitou um dia, seja porque veio daquela cidade, seja porque gostaria de conhecer um dia. São lembranças, recordações, afetos, desafetos, curiosidades e expectativas sobre cada lugar desse gerais que forma Minas. A ação acontece diariamente.

 EXPOSIÇÃO CINCO ANOS DO EDITAL JOVENS ARTISTAS

Para quem escolher visitar a Exposição Cinco Anos do Edital Jovens Artistas, haverá walkmans em que se pode ouvir áudios que criam roteiros imaginários sobre a exposição. São seis opções diferentes de áudios, cada um criado por um educador do Memorial Vale que acompanha a exposição e coloca seus próprios sentimentos e emoções como uma sugestão de caminhada ao longo das obras.

KIT TRILHA DA INFÂNCIA

Ao entrar no Memorial Vale a criança pode optar por levar durante a sua visita o Kit Trilha da Infância. Com lupa, lanterna, espelho, binóculo e um mapa, as crianças podem passear pelas diversas salas investigando tudo o que surge em seu caminho. Ao final da visita, o Kit deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência de maneira divertida e interessante.

EXPOSIÇÕES 

ATÉ 21 DE FEVEREIRO – EXPOSIÇÃO INVENTÁRIO DO SOB, DE SYLVIA AMÉLIA

Exposição “Inventário do Sob”, de Sylvia Amélia

A curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha traz ao Memorial Vale uma exposição fotográfica que, no contexto da cidade e suas escritas, apresenta um recorte da série idealizada pela artista entre os anos 2003-2007. O olhar se dirige ao rés do chão: palavras arruinadas que antes eram nomes de estabelecimentos comerciais da cidade se inscrevem e são lembradas por seus des-nomes. Na mostra se instaura uma arqueologia da palavra materializada pelas pedras em falhas, fragmentos e soterramentos gerados pelo fluxo dos pés, das operações urbanas, dos acidentes. Destituídas de seu originário sentido prático e objetivo para figurarem como escrita anônima, ordinária e cotidiana, as imagens convocam o olhar a reler a cidade na incompletude de seus traços. 

ATÉ 17 DE MARÇO – EXPOSIÇÃO CINCO ANOS DO EDITAL JOVENS ARTISTAS

A Exposição Cinco Anos do Edital Jovens Artistas faz uma retrospectiva dos trabalhos de artistas mineiros iniciantes, que expuseram seus trabalhos no Memorial Vale selecionados através do Edital, que proporcionou todo o processo de montagem, divulgação e exposição de suas obras nesse espaço nobre da capital – a Praça da Liberdade. Foram 19 exposições entre coletivas e individuais desde 2013. A mostra segue em cartaz até o dia 17 de março de 2019, com entrada gratuita.

ATÉ 19 DE MARÇO – EXPOSIÇÃO AFRICANIDADES ITINERANTES

Até o dia 19 de março de 2019 estará em exibição em Nova Lima, o Memorial Itinerante – Africanidades, que levará à população um recorte do acervo do Memorial e pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira. A exposição temporária é composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais. São as salas: Celebrações, Vale do Jequitinhonha, Fazenda Mineira, Vilas Mineiras, Povos Mineiros e Sebastião Salgado. A mostra tem entrada gratuita e fica em exibição na Casa de Cultura Professor Wilson Chaves, na Avenida Rio Branco, 308, Centro - Nova Lima.

Programação de JANEIRO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias, Belo Horizonte/ MG

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18 horas. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário