Translation

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Memorial Vale cheio de atrações

Atrações como o DJ Walter Soul agitam o mês de dezembro
Foto:Flavio Brunelli
A programação de dezembro no Memorial Minas Gerais Vale foi preparada para comemorar o encerramento do ano com um pouco de tudo o que se celebra nesta época, desde as tradicionais atrações natalinas, passando pelo dia do samba e entrando no aniversário de Belo Horizonte, dia 12 de dezembro. Todos os eventos têm entrada gratuita e o Memorial Vale fica na Praça da Liberdade.

A programação começa dia 1 de dezembro, com o projeto Ideografias recebendo a escritora Ana Elisa Ribeiro, na palestra de escrita criativa e lançamento do livro Livro - edição e tecnologia no Século XXI.

Até quem quer dar presentes de maneira diferenciada terá dentro do museu uma oportunidade: no final de semana dos dias 8 e 9 de dezembro haverá a Feira do Memorial - arte e design em presentes criativos, com venda de produtos feita diretamente pelos artistas que os produzem, entre eles, fotografias de Guto Muniz e aquarelas de Beto Eterovick, a moda infantil da Botõezinhos, as bijouterias inusitadas da Íon Acessórios e o artesanato e produtos para casa produzidos por tecelãs de Senhora do Carmo, Itabira (MG).

No embalo da cultura popular, o Dia do Samba será homenageado com a apresentação, no dia 6/12, da cantora mineira Cinara Ribeiro, que fará o show Sonho Meu”. E, no dia 15/12, o Movimento Soul Cultura de Rua levará o Dj Walter Soul ao Memorial Vale para uma apresentação com muito suingue e passinhos de dança. Para quem gosta de clássicos, um toque de música medieval chega ao Memorial no dia 13/12, com o Duo Angerosa-Camargo, vindo diretamente de São Paulo sob a curadoria da Orquestra Ouro Preto.

A celebração de Natal começa com a peça infantil O Natal existe?, no dia 16 de dezembro. No dia 19/12 acontece a Cantata de Natal, com diversos corais nas janelas do Memorial e do Museu das Minas e do Metal; e no dia 20/12, é a vez do Coro Madrigale.

O aniversário de Belo Horizonte será o foco da programação interativa e educativa dentro das salas do Memorial. Cada visitante será convidado a celebrar o aniversário da capital mineira fazendo uma reflexão sobre ela através da música do Clube da Esquina, dos textos e poesias de autores mineiros e brincando de planejar e reinventar a cidade, em uma maquete interativa.

Dia 18/12 será aberta a exposição para celebrar os cinco anos de realização do Edital Memorial Minas Gerais Vale, que dá oportunidade para artistas em início de carreira exporem seus trabalhos dentro do Memorial Vale, em mostras individuais e coletivas. E duas exposições continuam em andamento: a exposição fotográfica Inventário do Sob, de Sylvia Amélia, que segue até dia 21 de fevereiro e a exposição audiovisual Vozes da Cidade, de Bellini Andrade e Marcus Nascimento, que está disponível até o dia 6 de dezembro.

CONFIRA OS DETALHES:

ATIVIDADES EDUCATIVAS

Aniversário de Belo Horizonte: uma reflexão criativa
Para celebrar o aniversário de Belo Horizonte, que é dia 12 de dezembro, o Memorial Vale fará um convite especial ao visitante. Aos finais de semana, nas salas de exposição permanente do Memorial, vitrolas tocarão LPs das antigas, daqueles que carregam muito significado para a memória da cidade, entre eles, os discos Clube da Esquina (1972) e Lô Borges (o disco do tênis, também de 1972). As letras dessas músicas têm a ver com a história da cidade, que será lembrada e poderá ser discutida com os educadores que acompanham as visitas. Em outra sala, um varal de poesias convidará o visitante a ler textos e poesias relacionados a Belo Horizonte e cada um poderá escrever suas próprias ideias sobre a cidade, em textos, poesias, frases, como quiser, deixando também sua contribuição no varal. Numa terceira sala, o público será levado a planejar sua cidade ideal, com o uso de maquetes, numa brincadeira para todas as idades, também com a orientação dos educadores que acompanham a visitação.

Em virtude da inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade o Memorial Vale ficará aberto às terças, quartas, sextas e sábados de 10h às 21h (com entrada até 20h30), entre os dias 11 a 22 de dezembro. Às quintas e domingos o horário de funcionamento será normal (quinta de 10h às 21h30) e domingo (10h às 15h30). E nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019 o Memorial Vale estará fechado por recesso de final de ano.

1/12  ANA ELISA RIBEIRO  BATE-PAPO SOBRE ESCRITA E LANÇA LIVRO
No dia 1º de dezembro, sábado, às 10h30, a escritora Ana Elisa Ribeiro traz ao Memorial Minas Gerais Vale, dentro do Projeto Ideografias, que é realizado em parceria com o curso Processos Criativos em Palavra e Imagem do IEC PUC Minas, uma reflexão sobre se é possível ensinar a escrever e quais os desafios ligados à esse ofício. Ao final do evento a escritora fará um bate-papo com o público e lançará o livro Livro: edição e tecnologia no Século XXI pela editora Moinhos.

06/12  CINARA RIBEIRO FAZ SHOW SONHO MEU
No dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, a cantora Cinara Ribeiro, considerada uma mais belas vozes do samba mineiro, faz o show Sonho Meu em homenagem ao Dia do Samba, que é celebrado no dia 2 de dezembro. Acompanham Cinara na apresentação os músicos Robson Batata e Rodrigo Martins, na percussão, Andinho Santos, no violão e Dudu Braga, no Cavaquinho. No repertório, a artista valoriza compositores mineiros, escolhendo cantar músicas de Fabinho do Terreiro, Evair Rabelo, Mário da Viola e também composições clássicas do samba, como a que dá nome ao show: Sonho Meu, composta por dois grandes símbolos do samba carioca Delcio Carvalho e Ivone Lara. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas.

08 e 09/12  FEIRA DO MEMORIAL ARTE E DESIGN EM PRESENTES CRIATIVOS
No final de semana dos dias 8 e 9 de dezembro será realizada a Feira do Memorial - Arte e Design em Presentes Criativos, em que os visitantes poderão escolher produtos diferenciados. São peças como os trabalhos fotográficos de Guto Muniz, a moda infantil da Botõezinhos, as bijouterias inusitadas da Íon Acessórios e o artesanato e produtos para casa produzidos por tecelãs de Senhora do Carmo, Itabira (MG), entre outras opções com muito estilo, exclusividade e beleza.

13/12  DUO ANGEROSA-CAMARGO
No dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 19h30, acontece a última apresentação da série de concertos com curadoria da Orquestra Ouro Preto, em 2018. Será o duo paulista Angerosa-Camargo (Guilherme de Camargo e Roberto Angerosa), que faz um som de cordas e percussão inspirado nas músicas medievais. No repertório, composições feitas no século XVI na Inglaterra e Espanha, até o século XIX em Portugal e no Brasil, incluindo a primeira peça em alaúde da Europa, e recentes descobertas musicais luso-brasileiras.

15/12  MOVIMENTO SOUL CULTURA DE RUA COM DJ WALTER SOUL
Dia 15, sábado, às 15h30, é hora de balançar o corpo no Memorial Vale. O Dj Walter Soul colocará todo mundo para dançar ao som da black music, principalmente soul e funk, acompanhado de dançarinos. Juntos  os dançarinos e o próprio Walter  chamarão o público para entrar no ritmo. A ideia é essa, é dançar junto, não ficar no palco isolados, é ficar no chão, junto com as pessoas, chamando para a coreografia, como as apresentações que fazemos na rua, explica o artista. A apresentação integra o projeto Diversidade Periférica do Memorial Vale.

16/12  AUTO DE NATAL: O NATAL EXISTE?
Dia 16/12, domingo, às 11 horas, o público vai se emocionar com a peçO Natal Existe?, encenada pelo grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas. O Natal Existe? é um auto de Natal que questiona o comportamento das pessoas nessa época, os valores que são exaltados, falando sobre o que realmente importa na data. Na história, um anjo aparece no pensamento de uma pessoa pobre e que não acredita no Natal, trazendo reflexões sobre o que realmente está sendo comemorado. A apresentação integra o projeto Eu, Criança no Museu!, mas toca corações de todas as idades.

18/12  EXPOSIÇÃO CINCO ANOS DO EDITAL DO MEMORIAL VALE
Dia 18/12, terça-feira, será aberta a exposição para celebrar os cinco anos de realização do Edital Memorial Minas Gerais Vale, que dá oportunidade para artistas em início de carreira exporem seus trabalhos dentro do Memorial Vale, em mostras individuais e coletivas. Desde a primeira edição, em 2013, aconteceram quatro ciclos, com 19 exposições. Parte desses trabalhos estarão expostos nessa mostra comemorativa até o dia 17 de março, no horário de funcionamento do Memorial.

19/12  CANTATA DE NATAL
Dia 19/12, quarta-feira, às 19h30, quatro grupos vocais irão se apresentar nas janelas e sacadas do prédio do Memorial Vale e também do Museu das Minas e do Metal  MM Gerau, na praça Carlos Drummond de Andrade. São eles: Coral Cremig Cemig, Rede Vozes da Globo Minas, Grupo Villa Lobos e Coral Canto da Lagoa.

20/12  CORO MADRIGALE
Dia 20/12, quinta-feira, às 19 horas, o Coro Madrigale, um dos melhores de Minas Gerais e do Brasil encerra a programação 2018 do Memorial Vale com um concerto natalino. O grupo comemora 25 anos de existência e o concerto de Natal é um momento especial de confraternização com o público

EXPOSIÇÕES EM ANDAMENTO:

ATÉ DIA 6 DE DEZEMBRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Vozes da Cidade
Vozes da Cidade é uma exposição audiovisual que busca identificar e registrar os sons produzidos por habitantes de Belo Horizonte que têm na voz, associada ou não a aparatos sonoros, seu instrumento de trabalho. Em tempos de comércio eletrônico e virtual e de mediação das relações humanas pelas redes sociais, o projeto Vozes da Cidade homenageia pessoas que continuam fazendo uso da comunicação oral como instrumento de trabalho. A mostra é uma realização da produtora Emvideo, com videoinstalação dirigida por Bellini Andrade e Marcus Nascimento.

ATÉ DIA 21 DE FEVEREIRO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
ExposiçãInventário do Sob, de Sylvia Amélia
A curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha traz ao Memorial Vale uma exposição fotográfica que, no contexto da cidade e suas escritas, apresenta um recorte da série idealizada pela artista entre os anos 2003-2007. O olhar se dirige ao rés do chão: palavras arruinadas que antes eram nomes de estabelecimentos comerciais da cidade se inscrevem e são lembradas por seus des-nomes. Na mostra se instaura uma arqueologia da palavra materializada pelas pedras em falhas, fragmentos e soterramentos gerados pelo fluxo dos pés, das operações urbanas, dos acidentes. Destituídas de seu originário sentido prático e objetivo para figurarem como escrita anônima, ordinária e cotidiana, as imagens convocam o olhar a reler a cidade na incompletude de seus traços.  

Programação de DEZEMBRO do Memorial Minas Gerais Vale
HorárioEm virtude da inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade o Memorial Vale ficará aberto às terças, quartas, sextas e sábados de 10h às 21h (com entrada até 20h30), entre os dias 11 a 22 de dezembro. Às quintas e domingos o horário de funcionamento será normal (quinta de 10h às 21h30) e domingo (10h às 15h30). E nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019 o Memorial Vale estará fechado por recesso de final de ano.

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário