Translation

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Valter Hugo Mãe no Sempre Um Papo

Autor participa de debate e autografa sua obra em BH
Foto: Daniel Bianchini
O “Sempre Um Papo” receberá o escritor Valter Hugo Mãe para o debate sobre o tema "Estudar é Mudar o Mundo - A Escola Como Redenção”, no dia em que o Brasil comemora o Dia do Professor, em 15 de outubro, segunda-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, em Belo Horizonte (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho). O auditório possui 240 lugares e o acesso, gratuito, será por ordem de chegada. 

No evento, o aclamado autor português, que está entre os escritores contemporâneos mais importantes do mundo, também falará sobre sua carreira literária, sua atuação nas artes plásticas, na música e as influências artísticas em suas obras, além de lançar seu livro mais recente, "O Paraíso São os Outros" (Globolivros) e autografar toda a coleção repaginada pela Editora. A mediação do debate será de Afonso Borges, gestor do projeto “Sempre Um Papo”. 

A entrada é franca, num patrocínio da Cemig, com o apoio do Itaú, Rede Mater Dei de Saúde, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Alguns livros de Valter Hugo Mãe: 

Em “O Paraíso São os Outros”, dois artistas, um das palavras e outro das imagens, se uniram para afirmar que o paraíso pode ser único, mas ele só existe quando estamos acompanhados. O livro investiga e desmente o pensamento de Sartre, de que o inferno são os outros.

“Homens Imprudentemente Poéticos” narra a história dos personagens Itaro e Saburo, vizinhos, mas inimigos. Ambientado no Japão antigo e onde a morte e a ausência de amor imperam, o autor explora a sua linguagem única, que tornou-se um característica forte de sua obra. “A Máquina de Fazer Espanhóis” alçou Valter Hugo Mãe ao segundo lugar de vendas na categoria livro de ficção em Portugal. O livro narra a história de Antônio Jorge da Silva, um barbeiro que acaba de completar 84 anos e, depois de perder a esposa, acaba indo para um asilo. Sozinho, Antônio se vê obrigado a encontrar novas razões de viver. “O Filho de Mil Homens” é inspirado nos questionamentos do escritor sobre paternidade. Narra a história de Crisóstomo, um pescador que ao chegar aos 40 anos sente-se triste e incompleto por não ter tido um filho. 

Um dia ele conhece Camilo, um jovem órfão à procura de trabalho e o acolhe, assumindo o papel de seu pai. A eles, se juntará Isaura, uma mulher deprimida e desiludida em relação a vida, mas que encontra na nova família uma possibilidade de ser feliz. “A Desumanização”, quarto romance de Valter Hugo Mãe se passa na paisagem imutável das montanhas islandeses. Narrado por uma menina de 11 anos que conta o que lhe resta depois da morte da irmã gêmea, o livro inspira uma delicada melancolia e extrema beleza plástica. “O Nosso Reino”, romance de estreia de  Valter Hugo Mãe, conta a história de um menino de oito anos e sua vida em uma pequena aldeia portuguesa nos anos 1970. Narrado em primeira pessoa pelo pequeno Benjamim, o texto descreve a sua busca para distinguir o bem e o mal em meio à repressão da igreja e aos trágicos acontecimentos que ocorrem a seu redor. “O Remorso de Baltazar Serapião”, obra que venceu o Prêmio Literário José Saramago em 2007, Valter Hugo Mãe relata a desastrada existência dos sargas e as desventuras de seu primogênito, Baltazar Serapião, o narrador da história e tragicamente enamorado por Ermesinda.

Sempre Um Papo com Valter Hugo Mãe
Dia 15 de outubro, segunda-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho- Belo Horizonte-MG). Gratuito. 
Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário