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quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Descobrindo a Cachaça d’Alambique mesclou empreendedorismo e cultura

Foto:Luiza Gontijo


Evento contou com feira de expositores, shows, palestras e aulas de culinária no Mercado de Origem em Belo Horizonte

Foram dias intensos de uma programação mista que mexeu com os frequentadores do Mercado de Origem Olhos d’Água, em Belo Horizonte. A primeira edição do Descobrindo a Cachaça d’Alambique chegou ao fim na noite do domingo, 15/9, com um público de mais de 6 mil pessoas ao longo dos dias de evento, que contou com uma caprichada feira de produtores de cachaça de Minas Gerais, aulas de culinária, palestras, rodadas de negócios, exibições de curtas-metragens, concursos de cachaça e gastronômico e shows, muitos shows para embalar e emocionar a plateia.

Os organizadores e patrocinares atestaram a importância do projeto para a economia mineira, já que o evento difundiu a produção da bebida que é um marco nacional e tem, justamente em nosso estado, seu maior produtor, conforme dados do Anuário Nacional da Cachaça.

RETROSPECTO

O evento teve um pré-lançamento no dia 16 de Agosto, no parque de exposições Expominas, em Belo Horizonte. Na ocasião, foram apresentadas as características e como se daria a dinâmica do Descobrindo a cachaça...

No dia 27 de Agosto, já no Mercado de Origem, foi feita uma coletiva de imprensa, apresentando toda a programação técnica e cultural. Além da presença do curador e da produção do evento, a coletiva contou, também, com a presença de comerciantes do Mercado.

Na terça-feira, dia 10 de Setembro, no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, houve a abertura oficial do Descobrindo, com a presença de autoridades mineiras e uma apresentação artística do grupo de congado Guarda de Moçambique de Santa Bárbara do Reino de Nossa Senhora do Rosário.

De volta ao Mercado de Origem, na quarta-feira dia 11 de Setembro , o Governo de Minas Gerais realizou o 1º Concurso de Cachaça. O resultado será divulgado em novembro.

E, entre os dias 12 e 15, o público que compareceu ao Mercado de Origem pôde desfrutar de diversos tipos de cachaça, vindos dos mais variados alambiques espalhados por Minas Gerais. Também saboreou pratos típicos, criados pelos comerciantes locais; além de acompanhar aulas de culinária gratuitas, palestras sobre a produção da cachaça e assistir aos shows dos artistas Ramon & Rozado, Rane Martins, Trio Viola Gerais, Aline Calixto, Fernando Silva, Sael, Kicko Campos, Vodka Beet, Chico Lobo, Fernando Viola, Brinco de Pena e Mr. Magic.

Descobrindo a Cachaça d’Alambique teve patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio Cultural da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ), Cachaça Gestor, Cava Zé Ribeiro e Mercado de Origem – Unidade Olhos D’Água.  O Apoio Institucional é da Rádio Inconfidência, Rede Minas, Empresa Mineira de Comunicação, Sebrae, Emater Minas Gerais, Instituto Mineiro de Agropecuária, O Apoio Institucional é da Rádio Inconfidência, Rede Minas, Empresa Mineira de Comunicação, Sebrae, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais,  Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindbebidas, Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, Secult/Governo de Minas. A gestão é da produtora Zely Figueiredo, com realização da Executiva Promoções.

Luiz Sales, da Cachaça Gestor, disse que “o evento 'Descobrindo a Cachaça de Alambique' representou um marco significativo para a participação do estado de Minas Gerais no setor de cachaça de alambique. A realização foi crucial para a manutenção dos empregos, a melhoria da qualidade do produto e o impulso das vendas de uma bebida que é um símbolo nacional e um patrimônio imaterial do estado.  Concentrar atenção nesse setor demonstra nosso compromisso com a preservação do patrimônio e a geração de receita por meio desse produto. A integração entre a cachaça e a cultura local revela que pequenas iniciativas podem ter impactos profundos em toda a cadeia de distribuição e comercialização. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos eventos semelhantes e que possamos realizar diversas edições para promover a cachaça em várias regiões de Minas Gerais.”

 Arnaldo Ribeiro, da Cachaça Origem, salientou o sucesso do evento, destacando as palestras e shows; e sugeriu, para as próximas edições, melhorias para facilitar a interação entre os expositores e público durante as apresentações culturais.

Cristiano Lamego, do Sindbebidas parabenizou a organização do Descobrindo a cachaça d’Alambique: “Em nome do SindBebidas MG, gostaríamos de expressar nossos mais sinceros parabéns pela brilhante realização deste evento em Belo Horizonte. A organização impecável, a rica programação com palestras de alto nível, as oportunidades de negócios geradas pelas rodadas e a feira de expositores demonstraram o grande comprometimento de todos os envolvidos em promover e valorizar a cachaça de alambique mineira. A iniciativa de reunir produtores, especialistas e apreciadores da cachaça em um único evento foi fundamental para fortalecer o setor e abrir novas perspectivas para o mercado. Certamente, o ‘Descobrindo a Cachaça de Alambique’ será um marco na história da cachaça mineira, impulsionando o crescimento e a consolidação desse produto tão especial. Agradecemos a todos os envolvidos pela dedicação e profissionalismo, e reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando em conjunto para o desenvolvimento e a valorização da cachaça mineira.”

Lucas Silva Ferreira Guimarães, gerente de inspeção de produtos de origem vegetal do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), ressaltou que “Eventos que fomentam sobre a cachaça, e a colocação deste produto singular à cultura de nós mineiros, são sempre bem-vindos. Não é mais um evento sobre a cachaça, mas a oportunidade de dialogar com diferentes atores da cadeia produtiva e mineiramente em uma prosa, construir novos saberes e trocar experiências quanto ao produto. Nós, do Instituto Mineiro de Agropecuária, trabalhamos em prol da cachaça regular, aquela concebida dentro das boas práticas de fabricação de alimentos, que tem responsabilidade com o consumidor e que entrega a melhor qualidade nos produtos. Somos sempre favoráveis a iniciativas assim, para que sempre o nome e a apreciação do produto de uma força responsável dê ao mesmo a devida notoriedade.”

Lucas Rocha Carneiro, da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) afirmou que “A realização de diversos eventos em prol da Cachaça de Alambique, em um mesmo momento e local, foi fantástica. Promoveu parcerias, integrações, diálogos positivos, histórias e a união do público com o privado. Ocasião essa em que todos nós fizemos o nosso melhor e o ganho foi coletivo, principalmente para o público que nos visitou.”

Pedro Naciff, da EMC (Empresa Mineira de Comunicação) salientou que foi “um prazer pra Empresa Mineira de Comunicação estar apoiando um evento que difunde um produto tão simbólico para Minas Gerais. Que venham outras parcerias. Foi um evento feito por e para os mineiros, assim como a Rede Minas e a Rádio Inconfidência são”.

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