Translation

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Artistas celebram os 250 anos de Beethoven com espetáculo musical

Peça promete emocionar o público em Belo Horizonte
Foto: Gabriel Augusto
Em dezembro de 2020, Ludwig van Beethoven (1770 / 1827), um dos compositores mais tocados no mundo, completaria 250 anos de nascimento. Para celebrar a vida e obra do artista será apresentado o recital dramático “Beethoven - Fantasia do Imortal”, montagem que associa música, cartas e poesia, com interpretação da atriz Ana Clara Vieira, com obras do compositor tocadas ao vivo pelos pianistas Bárbara Freitas e Ricardo Matosinho. 
A peça, dirigida por Luciana Brandão e com dramaturgia de Ana Araújo, inclui cartas de Bettina von Arnim, com quem o compositor correspondeu durante anos, entrelaçadas com poemas de Goethe, além dos célebres textos de Beethoven para a Amada Imortal e o testamento de Heiligenstadt, em que ele reflete, desesperado, a tragédia de perder a audição e cogita seriamente o suicídio. O que o teria feito mudar de ideia? “Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim!”, registrou o artista. A única apresentação será no dia 7 de março, sábado, às 20h, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. 
Quem era Ludwig van Beethoven? Gênio, artista, atormentado. Ao longo da História, foi possível conhecer um pouco mais sobre o compositor através de cartas deixadas por ele e encontradas em sua casa após sua morte. Há, por exemplo, as conhecidas cartas destinadas à sua Amada Imortal, ainda que ninguém saiba até hoje quem ela era... O seu sofrido Testamento de Heiligenstadt, onde desabafa sobre sua surdez e o desespero que sua condição lhe causava, ao mesmo tempo em que reconhecia a importância de seu papel como músico e o seu legado para a humanidade. Além da Amada Imortal, existiu também uma figura muito interessante na vida dele: a condessa Bettina von Arnim, uma escritora, compositora e ativista social. Amiga de Beethoven e de Goethe, ela escreve uma carta a Anton Bihler onde fala de Beethoven, descrevendo a sua casa e comentando sobre sua personalidade. Bettina parece ter empatia com o compositor, e recebe também cartas dele, junto a composições que ele fez em cima de poemas de Goethe. 
Em “Beethoven - Fantasia do Imortal” é justamente Bettina quem recebe o espectador e o convida a conhecer o Beethoven humano, por trás da aura de gênio atormentado. Neste recital dramático, o texto baseado em cartas reais e poemas, a música de Beethoven e a cena criam um universo lírico capaz de transportar o público para a Viena do século XIX, atravessando as estações - primavera, verão, outono, inverno - e as emoções, as paixões, o tormento da alma, a morte. Até chegar, por fim, ao verdadeiro legado da obra desse grande artista: a imortalidade. 
No repertório da apresentação estão as composições que são executadas ao vivo: Sonata No. 9 em Mi Maior, Opus 14 No. 1: I. Allegro; Sonata No. 15 em Ré Maior, Opus 28 "Pastoral": II. Andante; Sonata No. 8 em Dó Menor, Opus 13 "Patética": II. Adagio Cantabile; Lied: Sehnsucht / 1 - WoO; Sonata No. 14 em Dó sustenido Menor, Opus 27 No. 2: I. Adagio Sostenuto; Sonata No. 12 em Lá bemol Menor, Opus 26: III. Marcia Funebre; Sonata No. 17 em Ré Menor, Opus 31 No. 2 "Tempestade": III. Allegretto Grande Fuga em Si Bemol, Opus 134 - Piano a 4 mãos. 
Ficha Técnica:
Bettina von Arnim - Ana Clara Vieira
Ludwig van Beethoven / Piano - Bárbara Freitas e Ricardo Matosinho Canto - Fabíola Protzner
Direção - Luciana Brandão
Dramaturgia - Ana Araújo
Projeção - Jackson Abacatu
Iluminação - Jésus Lataliza e Wellington Santos
  “Beethoven - Fantasia do Imortal”
Dia 7 de março de 2020, sábado, às 20h
Local: Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro / Belo Horizonte
Ingressos: R$30,00 inteira / R$15,00 meia-entrada
Ingressos: www.ingressorapido.com.br 
Informações: 31 3236-7400

Nenhum comentário:

Postar um comentário