Translation

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Rosa Freire D`Aguiar fala sobre “Diários Intermitentes de Celso Furtado”

Jornalista conversa com o público e
assina a obra - Foto: Arquivo Pessoal
O Sempre Um Papo recebe a jornalista e a premiada tradutora Rosa Freire D`Aguiar  para o debate e o lançamento de “Diários Intermitentes de Celso Furtado” (Cia das Letras). Trata-se de uma edição ilustrada por fotos, documentos e outros registros inéditos dos diários do acervo do economista Celso Furtado, autor de Formação econômica do Brasil e um dos grandes intérpretes de nossa história. Participam do evento o prof. João Antônio de Paula, prefaciador do livro e o prof. Angelo Oswaldo, ambos grandes conhecedores da cultura em Minas Gerais. O evento  será no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita.

Os “Diários Intermitentes De Celso Furtado”, resgatados integralmente de seus arquivos pessoais, reúnem anotações deixadas por ele ao longo de seis decênios e meio de sua vida, entre 1937 a 2002. Ele não foi um praticante assíduo da arte dos diários, e podia se passar algum tempo sem que fixasse num caderno, numa agenda, numa folha avulsa, o presente mais intensamente vivido. Mas essas notas, embora nem sempre diárias, foram para ele a oportunidade de registrar momentos marcantes e decisivos de sua vida, impressões de viagens a países distantes, a participação na Segunda Guerra Mundial, combates políticos no Nordeste, diálogos com intelectuais e políticos com quem conviveu no Brasil e no exterior, e, por vezes, frustrações e desabafos. Tem-se, aqui, um precioso material inédito que completa as memórias que Celso Furtado deixou e que, sobretudo, mostra uma face desconhecida de um economista e professor que foi, também, protagonista privilegiado da história do Brasil, da América Latina e da Europa na segunda metade do século XX.

CELSO FURTADO nasceu em 1920, em Pombal, Paraíba. Foi por dez anos economista da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Criou e dirigiu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) até 1964. Foi ministro do Planejamento do governo João Goulart e, ao voltar do exílio, ministro da Cultura do governo José Sarney. Por vinte anos foi professor de universidades na Europa e nos Estados Unidos. Escreveu cerca de trinta livros sobre teoria, política e história econômicas, dos quais a Companhia das Letras publicou Formação econômica do BrasilCriatividade e dependênciaA economia latino-americana e Obra autobiográfica. Morreu no Rio de Janeiro, em 2004.

ROSA FREIRE D'AGUIAR

Nasceu no Rio de Janeiro. Nos anos 70 e 80 foi correspondente em Paris das revistas Manchete e IstoÉ. Retornou ao Brasil em 1986 e no ano seguinte traduziu seu primeiro livro, para a editora Paz e Terra: O conde de Gobineau no Brasil, de Georges Raeders. Em mais de vinte anos de atividade, verteu mais de sessenta títulos nas áreas de literatura e ciências humanas. Além do francês, idioma do qual transpôs para o português, entre outros, Céline, Orsenna, Lévi-Strauss, Debret e Balzac, traduz do espanhol e do italiano, línguas que também aperfeiçoou durante os anos de jornalista na Europa. Sua língua de preferência, no entanto, é mesmo o idioma de Montaigne, autor que ela pretendia traduzir desde os anos 1990, não só pelo conteúdo humanista dos Ensaios mas pelo desafio de traduzir um texto de quatro séculos de modo a conquistar o leitor de hoje. Acredita que o tradutor é um ser "obcecado" e "duvidante" e que uma boa tradução depende, também, da empatia entre tradutor e autor. Entre os prêmios que recebeu estão o da União Latina de Tradução Científica e Técnica (2001) por O universo, os deuses, os homens (Companhia das Letras), de Jean-Pierre Vernant, e o Jabuti (2009) pela tradução de A elegância do ouriço (Companhia das Letras), de Muriel Barbery.

Sempre Um Papo com Rosa Freire D`Aguiar
Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, - Avenida Afonso Pena 1537, Centro/BH - entrada gratuita. 
Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário