Translation

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Festival Somos Comunidade - 15 anos Instituto Unimed-BH - 400 artistas em Somos Feitos de Sonho e show de Toquinho

Evento para toda a família tem grandes atrações em BH
Foto: Benedita Conteúdo e Imagem
Evento reúne cerca de 400 artistas, integrantes dos projetos socioculturais realizados pela instituição, no espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”. Show de Toquinho e banda integra a programação, que também comemora o aniversário do Bairro Santa Tereza. Dia 13 de outubro, às 18h, na Praça Duque de Caxias

No ano em que o Instituto Unimed-BH celebra seus 15 anos, também presenteia a capital mineira com o espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”, com 15 canções, todas que remetem a temas necessários ao contexto atual brasileiro, como esperança, força, superação, luta, conquistas e sonhos. A apresentação integra o projeto Somos Comunidade, novo nome do Festival Cultural, criado em 2012 como uma iniciativa para levar ao público o resultado do trabalho sociocultural desenvolvido pelos projetos patrocinados pelo Instituto. O evento acontecerá no dia 13 de outubro, sábado, a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Além do espetáculo, o público vai conferir o show “Toquinho no Mundo da Criança”.

Este é o segundo ano em que o espetáculo ganha como palco um espaço público. A escolha do local, a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, é uma homenagem do Instituto Unimed-BH pelos 90 anos desde que o Bairro foi batizado com este nome, em 15 de outubro de 1928. Antes, essa tradicional comunidade, tão querida pelos belo-horizontinos era chamada Colônia Américo Werneck, fundada em 1898, e que, em 2018, completaria 120 anos. Feliz coincidência, já que, em 2017, o festival apresentou o espetáculo “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, na Praça da Estação, dentro das festividades dos 120 anos de Belo Horizonte. 

Outro presente para a comunidade é o show infantil “Toquinho no Mundo da Criança” em uma parceria do Somos Comunidade com o projeto Jazzinho - Jazz Para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.

“Realizar o Festival Somos Comunidade representa a síntese do trabalho de projetos sociais que desenvolvemos junto à comunidade do Aglomerado Morro das Pedras e de diversas iniciativas culturais das quais somos parceiros. É um orgulho levar para a praça Duque de Caxias e para o público um pouco dessa história. Há 15 anos acreditamos na cultura e na cidadania como elementos de transformação da sociedade. Esse é o nosso jeito de cuidar da comunidade”, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.

“Somos Feitos de Sonhos” tem direção musical de Gilvan de Oliveira, direção de cena de Inês Amaral,  direção-geral e de produção de Lilian Nunes, criação de cenário virtual da Voltz e figurino assinado pelo Coletivo Déplacé, sob a condução de Priscila Gouthier. O elenco é composto por mais de 400 pessoas entre artistas profissionais e amadores, sendo, grande parte, crianças e adolescentes alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, viabilizada pelo Instituto em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto e Núcleo Artístico. A escola, que acolhe também crianças especiais, oferece balé, percussão e danças urbanas no Aglomerado Morro das Pedras. Também integram o grande elenco artistas dos grupos patrocinados pelo Instituto: Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso; grupos parceiros: Cia Masculina e Mira, do Núcleo Artístico; grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH: Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, e Dança a Dois. No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) acompanha toda a apresentação. 

Para Inês Amaral, bailarina, que além de ser a diretora de cena do espetáculo, coordenadora dos cursos de dança da Escola de Artes Instituto Unimed-BH – Balé e Danças Urbanas e do Núcleo Artístico Camaleão Grupo de Dança, esse evento vem para coroar o sentimento de realização de um sonho. “Somos gratos, porque sonhamos juntos com essas crianças. Esse trabalho começou em 2007 e foi crescendo devido ao valor que a gente dá à educação e a dança como uma forte ferramenta de transformação da vida dessas crianças. O fato delas sonharem com a dança, em serem bailarinas, em saber dançar bem, nos dá a oportunidade de trabalhar de forma mais eficiente, porque eles querem se desenvolver. Para a apresentação, elas vivem uma expectativa enorme, porque além da questão técnica, tem também a artística. Percebemos que as crianças se sentem no caminho certo e ainda mais acolhidas quando estão em cena, com figurino feito sob medida e todo o carinho”.

O espetáculo conta com participação especial dos músicos Marcelo Veronez, Maurício Tizumba, Pedro Morais e Adrianna Moreira. O repertório traz as canções Sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), Amanhecer (Gilvan de Oliveira e Fernando Brant ), Passarinhos (Emicida e Vanessa da Mata), Felicidade (Marcelo Jeneci), Semente do amanhã (Gonzaguinha),  Além do horizonte  (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Novo tempo (Ivan Lins e Vitor Martins), Paciência (Lenine), Vendedor de sonhos (Milton Nascimento e Fernando Brant), O Erê (Cidade Negra) , Todo menino é um rei  (Roberto Ribeiro com incidental A casa, de Emicida), E vamos à luta (Gonzaguinha), Pescador de ilusões (Rappa), Andar com fé  (Gilberto Gil) e O sol (Tianastácia). “Devo confessar que toda vez que passeio pelas canções do repertório escolhido eu abro um sorriso de corpo inteiro, uma razão deve haver. Quando aceitei o desafio do Instituto Unimed-BH, há cinco anos, na primeira edição do Festival, fiquei muito impressionado e muito feliz porque eu também fui um menino que teve a chance de aprender com os melhores e pude decidir a ser músico. Nosso objetivo é fazer um show de alto nível com música, dança, poesia e multimídia, entregando ao público um grande espetáculo. Além de ser um presente para as pessoas que estão no palco, para as crianças. Elas são as sementes do futuro. E o espetáculo é sobre isso. Sobre sonhos, sobre a criança que temos dentro de nós, sobre a criança que temos que cuidar e o quanto isso nos torna mais humanos”, explica Gilvan de Oliveira. 

Show “Toquinho no Mundo da Criança”

O show “Toquinho no Mundo da Criança” será um momento de lembrar aquelas canções que embalaram a infância para os adultos e que, agora, desejam que seus filhos as ouçam e as aprendam. A maior parte das canções infantis compostas ou poemas infantis musicados por Toquinho tem mais de dez anos e continua agradando aos pequenos do século XXI. Toquinho é o responsável por colocar música nos poemas que compõem o livro “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes.

Neste show, Toquinho, acompanhado de seu violão, baixo e bateria, apresentará seus grandes sucessos como “O pato”, “A casa”, “O caderno”, “A bicicleta”, O ar (o vento)”.  Além da sempre lembrada “Aquarela”, música de maior sucesso do compositor. Também não faltarão músicas que marcaram o cancioneiro brasileiro como “Tarde em Itapuã”, “Regra Três”,  “Samba de Orly”, entre outras. Em determinado momento do show, ele convidará a talentosa cantora Camilla Faustino que faz com ele alguns duos, como “O Velho e a Flor”, “Samba em Prelúdio”, dentre outras. Camilla Faustino é nascida em Goiânia e canta desde os 4 anos, acumulando diversos prêmios, incluindo o título de campeã 2016, do Quem Sabe Canta, do Programa Raul Gil. No SBT, conheceu Toquinho, que a convidou para participar em um show dele na Colômbia e, devido ao tamanho o sucesso, continuaram a parceria.

Esse espetáculo integra as ações do projeto Jazzinho - Jazz para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.

Instituto Unimed-BH  

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.  Em 2016, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

Somos Comunidade - Instituto Unimed-BH

Dia 13 de outubro, sábado, às 18h, na Praça Duque de Caxias - Bairro Santa Tereza - Entrada Gratuita

Programação: 

DJ Infantil Aída Lage e Sociedade do Riso

Espetáculo musical: “Somos Feitos de Sonhos”

Show: “Toquinho no Mundo da Criança”

FICHA TÉCNICA “Somos Todo Comunidade

Direção artística, roteiro e arranjos: Gilvan de Oliveira I Direção de cena: Inês Amaral I Direção-geral e de produção: Lilian Nunes - Coreto Cultural I Coordenação de produção: Mônica Horta I Produção executiva: Priscila Lacerda, Vicente Biamonti I Assistência de produção: Ângelo Serra, Gabriel Patim, Luiza Horta, Lorena Tófani, Ivete Oliveira, Tiago Diniz I Assistência de camarim: Ione Brum, Hudson Brum, Amanda Vieira, Cristiane Ornelas, Aline Rodrigues I Coordenação técnica: Felipe Amaral I Figurinista: Priscila Gouthier  I Assistente de figurinos: Ana Clara Sant’anna I Execução figurinos balé: Eliana Castelli Santiago (Balemania) I Execução Figurinos: Déplacé I Adereços: Priscila Gouthier I Video cenário / Animações: Voltz Design - Alessandra Maria Soares, Cláudio Santos Rodrigues, Fabiano Fonseca, Henrique Roscoe, Luisa Bacelar I Video Depoimentos: Voltz Design - Alessandra Maria Soares, Lucas Cancela, Marco Mendes, Vinícius Gustavo Ladeira I Transmissão ao vivo: 24H Locações I Gestão Financeira e Assistência Jurídica: Cristiane Gazzinelli, Tathiana Lanna, Gabriela Santoro, Daniela Sevoi I Assessoria de Imprensa: Jozane Faleiro I Estrategia de Comunicacao e Digital: Marcela Bueno I Áudio Visual: Maira Cabral I Designers: Franklin Silva e Christiane Souza I Sonorização ensaios: ZBM: Picolino, Bruno Rodrigues, Alexandre Rocha, Eder Wilson I Sonorização espetáculo: Grako Som I Técnico PA : Fabiano Brandão I Técnico Monitor: Bruno Rodrigues I Iluminação: Lamp On I Projeto e Execução de Luz: Vicente Baka Prates I Maquiagem: Flávia Lala, Bela Carvalhais, Daisy Silva e Bárbara Chequer (coordenadoras) I Roadies: Bruno Dantas e Humberto Lapinha I Banda: Cleber Alves (sax), Gustavo Figueiredo (teclado), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Ivan Correa (baixo), Mauro Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) I Artistas convidados: Adrianna Moreira, Marcelo Veronez, Maurício Tizumba e Pedro Morais I Arranjos orquestra - Abertura Sal da Terra – Beto Guedes I Mauro Rodrigues I DJ: Aída Lage I Instituto Unimed-BH: Alessandra da Cunha, Bruna Estanislau, Isabela Teixeira, Iliada Teixeira, Renata Botelho e Sheila Silva

Parceiros: Escola de Artes Instituto Unimed-BH – balé e danças urbanas: Núcleo Artístico/Camaleão Grupo de Dança – Direção-geral: Marjorie Quast, Direção artística e pedagógica: Inês Amaral - Professores: Cynthia Reyder, Hanna Araújo, Marianna de Lucca e Marlon de Castro I Bloco Saúde: Associação Cultural Tambor Mineiro - Júlia Dias e Maurício Tizumba I Cia. Masculina Núcleo Artístico Savassi – Wesley Ribeiro I Coral Unimed-BH e Orquestra Sinfônica de Betim: Sociedade Artística Brasileira  Márcio Miranda Pontes I Dança a Dois: Associação Cultural Mimulus – Baby Mesquita, Fábio Ramos e Gustavo Fraga I Escola Municipal Hugo Werneck – Aciléia do Carmo Sayde e Luciane Caminha Coimbra, equipe docente e funcionários I Grupo Mira – Jazz Núcleo Artístico - Gabriela Corrêa I Escola de Artes Instituto Unimed-BH - percussão: Associação Cultural Arautos do Gueto - Ana Carolina dos Santos, Anderson Silva (Dodo) Fabiana Romoaldo, Raphael Araujo, Renato Carlos I Sociedade do Riso: Rodrigo Robleño. I Parceria show “Toquinho no Mundo da Criança: Projeto Jazzinho - Jazz para Crianças, - realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas - Bruno Braz Golgher 

Histórico - Festival Cultural - Somos Comunidade 

1º Festival Cultural - 2012

O evento reuniu 800 pessoas na plateia do Grande Teatro do Sesc Palladium, com 300 pessoas no elenco, entre crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Instituto Unimed-BH, colaboradores e cooperados, contando com 25 voluntários. 

2º Festival Cultural – 2013

O espetáculo “Vinicius o poeta do encontro”, fez uma homenagem a Vinicius de Moraes, contando com 1227 pessoas na plateia, com 306 pessoas no elenco, sendo crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Instituto, colaboradores e cooperados. O evento reuniu 127 pessoas na produção.

3º Festival Cultural – 2014 

O espetáculo “Caymmi: filho da Bahia, intérprete do Brasil”  fez uma homenagem a Dorival Caymmi, contando com 1443 pessoas na plateia. Mais de 500 pessoas no elenco, entre crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Instituto Unimed-BH, colaboradores e cooperados. O evento contatou  com 158 pessoas na produção. 

4º Festival Cultural de Belo Horizonte - 2016

O espetáculo “Sou do Mundo, sou Minas Gerais”, levou 1130 pessoas para a plateia do Grande Teatro do Palácio das Artes. Foram de 400 pessoas no elenco, sendo crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Instituto Unimed-BH, colaboradores e médicos cooperados. Contou com 22 voluntários, 120 empregos diretos foram gerados e mais de 400 pessoas assistiram ao vivo a transmissão on line do Festival.

5º Festival Cultural de Belo Horizonte - 2017

O espetáculo “Sou do Mundo, sou Minas Gerais”, reuniu 5 mil pessoas na Praça da Estação. Mais de 400 pessoas compuseram o elenco, entre crianças e jovens das comunidades atendidas pelo Instituto Unimed-BH, colaboradores e médicos cooperados.  A produção contou com 15 voluntários e 600 empregos diretos foram gerados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário