Translation

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sempre Um Papo lança biografia de Antonio Fagundes

Ator participa do debate e autografa obra em Belo
Horizonte - Foto: Renata Almeida
O Sempre Um Papo convida Rosangela Patriota para o debate e o lançamento do livro “Antonio Fagundes no Palco e na História: um Ator” (Ed. Perspectiva), com a presença do artista. A obra vai além da biografia intelectual. É resultado de pesquisa e reflexão de longo curso, tomando como marco a carreira nos palcos  e secundariamente também na TV e no cinema  de um ator que, embora tenha conquistado a notoriedade pelo seu trabalho na televisão, como de regra em nosso país, começou no tablado e nele continua ao longo de mais de cinquenta anos, desenvolvendo uma das trajetórias mais excepcionais de nossa história cultural recente. Rosangela Patriota articula o percurso de Antonio Fagundes e seu tempo. O encontro será na segunda-feira (3), às 19h30 no auditório da Cemig, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, por ordem de chegada. 

A trajetória de um dos grandes artistas brasileiros no contexto de um país que enfrenta grandes transformações. O percurso, nos palcos e além, de um dos principais atores brasileiros é revisitado tendo como pano de fundo discussões e problemas que o Brasil, como sociedade, e o teatro brasileiro, como forma de expressão, enfrentaram nos últimos cinquenta anos. Os anos de chumbo e a censura; a política cultural ou a falta dela; o significado – e o juízo de valor acerca – de engajamento e entretenimento; enfim, as conhecidas dificuldades de se fazer teatro entre nós e o questionamento sobre o papel do artista são todas questões esmiuçadas e que balizam esta visão ao mesmo tempo panorâmica e detalhista da nossa cena e de uma das trajetórias artísticas mais representativas de nossa época.


O leitor não vai encontrar no livro os meandros da vida particular do artista, e sim de sua atuação em cena e no palco mais amplo da vida artística, desde a época das peças do Arena de resistência à ditadura até os dias de hoje, em prol de um certo teatro que alie a qualidade artística à capacidade de seduzir o público, fazê-lo sentir e pensar, objetivo que norteou o trabalho da Companhia Estável de Repertório. Os dilemas e (des) caminhos das artes cênicas entre nós, as vicissitudes da falta de uma política cultural, a velha dicotomia entre teatro comercial ou de entretenimento e teatro experimental, a crise da dramaturgia e as dificuldades de produzir  mas também de manter em cartaz  uma peça são todas questões colocadas e debatidas em profundidade nas páginas deste título da Perspectiva, uma narrativa biográfica que fala a todos que desejam ver encenados, para usar as palavras de Antônio Abujamra, espetáculos para um público que ainda mantém a esperança.

Rosangela Patriota nasceu em São Paulo e graduou-se em Ciências Sociais e História pela Universidade de São Paulo. Em 1995, tornou-se doutora em História Social com o trabalho Vianinha – Um Dramaturgo no Coração de seu Tempo (1999). Criou, com Alcides Freire Ramos, o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), que hoje é Diretório de Pesquisa do CNPq. É editora da revista eletrônica Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br). Integra os Grupos de Trabalhos de História Cultural da Associação Nacional de História (ANPUH Nacional), de História & Linguagens da ANPUH-MG, que coordena, e o de Teorias do Espetáculo e da Recepção da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas (ABRACE). Como pesquisadora, tem investigado as interlocuções entre Arte/Política e História/Estética, por intermédio do binômio História e Teatro, mais especialmente Teatro Brasileiro Contemporâneo, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos, livros e eventos científicos.

Sempre Um Papo com Rosangela Patriota e Antonio Fagundes
Dia 3 de setembro, segunda-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG). 
Informações: 31 32611501 - www.sempreumpapo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário