Translation

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Grupo Armatrux realiza mostra comemorativa recordando de sua trajetória artística

Trabalhos estão em cartaz durante curta temporada
Foto: Bruno Magalhães
Celebrando parceria de 10 anos com o encenador Eid Ribeiro, o grupo Armatrux apresenta mostra de trabalhos realizados sob sua direção. “Nightvodka”, “De banda pra lua”, “Thácht” e “No pirex” estarão em cartaz durante curtíssima temporada em diferentes espaços da cidade

O Grupo Armatrux realiza mostra comemorativa recortando de sua trajetória artística os trabalhos realizados sob direção do encenador mineiro, Eid Ribeiro. "Armatrux Mostra Eid Ribeiro" é uma celebração dos 10 anos de parceria entre o grupo e o renomado diretor, reunindo, em curta temporada, de 16 de agosto a 2 de setembro, “Nightvodka”, “De banda pra lua”, “Thácht” e “No pirex”. Cada um desses espetáculos tem uma atmosfera muito particular e, em comum, a poética e a estética teatral características de Eid, conhecido como um dos artistas mais inventivos do cenário mineiro. “Nightvodka” abre a mostra de 16 a 19/8, no Teatro Francisco Nunes. No mesmo palco, será encenada “De banda pra lua”, de 18 a 20/8. Na sequência, “Thácht”, no Espaço Aberto Pierrot Lunar, nos dias 23 e 24/8 e no Zap 18, nos dias 25 e 26/8. E finalizando a mostra, “No Pirex”, no Teatro Marília, de 30/8 a 2/9.

Com 27 anos de pesquisa teatral, o Grupo Armatrux, formado pelo atores Paula Manata, Tina Dias, Raquel Pedras, Cristiano Araújo, Eduardo Machado e Rogério Araújo, sempre buscou a inovação em seus espetáculos e, a pesquisa ao longo dos anos, trouxe diferentes possibilidades para a cena, a cada montagem. O teatro físico, a música, o circo, o objeto, a dança e o boneco sempre fizeram parte da sua investigação cênica, resultando, assim, na criação de uma dramaturgia poética e imagética, bem original. O trabalho inovador tornou-se o grande diferencial do Grupo que desenvolve, há quase 11 anos, em parceria com o diretor mineiro Eid Ribeiro, um intenso aprofundamento nessa pesquisa de uma linguagem própria, ancorada em uma plasticidade cênica baseada na manipulação de objetos, na delicadeza e precisão da partitura física dos atores e na utilização da música ao vivo nos espetáculos.
Neste sentido, o encontro com Eid Ribeiro - que desde o início de sua carreira na década de 60 ficou conhecido por sua inventividade - foi muito promissor para a trajetória do grupo. Com Eid Ribeiro, Armatrux deu vida a quatro premiadas montagens, sucesso de público e crítica, marcadas pela experimentação de novas possibilidades cênicas. 
Ao longo dos anos, o Grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta a novas possibilidades de encenação, que resultam em montagens voltadas para o público adulto e infantil. São 20 espetáculos, além de 3 curtas metragens e 1 exposição interativa. O Armatrux já se apresentou em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior de Minas Gerais, totalizando um público de 500 mil pessoas em suas apresentações e oficinas. 

Espetáculos da “Armatrux Mostra Eid Ribeiro”
“Nightvodka” 
O espetáculo “Nightvodka” abre a mostra de 16 a 19/8, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h, no Teatro Francisco Nunes - não conta uma história linear, é uma metáfora existencial. Revelando estados e sensações, o trabalho inspira-se na cultura dos povos da antiga URSS, sua arte e sua tendência para o trágico. Resultado do processo criativo que se desencadeou a partir de relatos sobre o acidente nuclear de Tchernóbil, o espetáculo mescla referências distintas entre pintores, poetas, cineastas e compositores, dando seguimento à pesquisa musical, física e imagética do Armatrux. O espetáculo não se limita ao nível sensorial, devendo ser entendido em toda sua dimensão poética e dramática.

Imagens em vídeo Nightvodka: https://vimeo.com/236863537 - senha: cenas_nvdk

“De banda pra Lua”
A montagem que iniciou a parceria entre o Grupo Armatrux e Eid Ribeiro, “De banda pra Lua”, também será apresentada no Teatro Francisco Nunes dias 18 e 19/8, sábado e domingo às 11h. Com uma proposta de encenação voltada para o trabalho do ator, a peça dá prosseguimento a uma das marcas do Armatrux, caminhar entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução. Em “De banda pra Lua”, o Grupo se vale do teatro de sombras, elemento essencial para a construção do mundo encantado proposto pelo espetáculo. No enredo, Tonico e Bié moram na roça com o pai e a mula Madrugada. Apaixonados pela lua e seus mistérios, Tonico, Bié e Madrugada vivenciam aventuras marcadas por encantamento, trapalhadas, risos e sustos. O mundo da imaginação das crianças é o palco perfeito para essa misteriosa e terna história povoada de seres encantados, como São Jorge, o dragão e aparições de outro mundo. 
Imagens em vídeo de Banda pra lua:  http://youtu.be/DLacMp4iYY

“Thácht”
Após dois anos de intensas investigações, a partir de leituras e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e o Cinema Mudo, o Grupo Armatrux uniu essa pesquisa ao texto escrito por Eid Ribeiro. Dessa união nasceu “Thácht”, uma tragicomédia musical que consolida a linguagem própria do Armatrux e traz como referência o antigo teatro de variedades, com execução ao vivo de peças para piano e violino. “Thácht” aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Com muito humor negro, os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney, uma cantora que ganha vida a partir das memórias da dupla e da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas. Thácht estará em cartaz no Espaço Aberto Pierrot Lunar nos dias 23 e 24/8 (quinta e sexta-feira às 20h) e no Zap 18 dias 25 e 26/8 (sábado ás 20h e domingo às 19h).

Imagens e vídeo “Thácht”: http://youtu.be/ujq7c0CjXw

“No pirex” 
“No pirex” fecha a temporada “Armatrux Mostra Eid Ribeiro”, no Teatro Marília, de 30/8 a 2/9 (quinta a sábado às 20h e domingo às 19h). Um espetáculo com ingredientes bem surrealistas, mas com um saboroso resultado da mistura de teatro físico, comédia muda, clown e de boas doses de manipulação de objetos cotidianos. Tudo isso regado ao mais tradicional Teatro do Absurdo. Instigante, divertido, suado, há muito cheiro de cozinha em “No pirex”. Boquélia (A dona da casa), Bencrófilo (O garçom jovem), Bonita (A cozinheira), Ubaldo (O garçom velho) e Alcebíades (O velho), são os cinco personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a uma história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do MadTeaParty do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso, “No Pirex” é aberta a múltiplas leituras do público.

Imagens em vídeo “No pirex”: http://vimeo.com/13882916

Ocupações
Durante a "Armatrux Mostra Eid Ribeiro" será realizado no Teatro Francisco Nunes na sexta-feira (17/8), das 14h30 às 17h,  um bate-papo sobre dramaturgia “O encontro de gerações na dramaturgia” com mediação de Eid Ribeiro . No local, terá uma vídeo instalação com imagens da trajetória do Armatrux com o diretor. 

Na sexta-feira (24/08), depois do espetáculo “Thácht”, no Espaço Aberto Pierrot Lunar, haverá o bate-papo " Limites da Criação Artística na produção Contemporânea" e, em seguida  show com o grupo "MASCUCETAS", banda performática, de transboys femininos, transviados e sapatrans.

Na sexta-feira (31/8), das 14h30 às 17h , o Teatro Marília também recebe um bate-papo sobre o tema “A edição de arte e cultura: desafios”, com a participação de representantes de editoras de livros de cultura e arte. Os eventos contarão com feira de livros e produtos do Armatrux, além de feira de gastronomia.

Serviço
Armatrux  Mostra Eid Ribeiro
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia.
Todos os ingressos estarão a venda na bilheterias dos Teatros e no site: www.sympla.com.br 


Nightvodka - Classificação: 12 anos
16  a 19/8 – Quinta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h
Teatro Francisco Nunes - Av. Afonso Pena, s/n - Centro / Informações: 3277-6325

De banda pra lua - Classificação: livre
18  e 19/8 - sábado e domingo às 11h
Teatro Francisco Nunes - Av. Afonso Pena, s/n - Centro - Belo Horizonte - MG Informações: 3277 6325

Thácht - Classificação: 12 anos
23 e 24/8 – quinta e sexta-feira às 20h
Espaço Aberto Pierrot Lunar - Rua Ipiranga 137, Floresta , Belo Horizonte - MG - Informações: 2514-0440
Thácht - Classificação: 12 anos 
25 e 26/8 – sábado às 20h e domingo às 19h
Zap 18 -  Rua João Donada, 18 Santa Terezinha -Belo Horizonte - MG - Informações: 3475-6131

No Pirex - Classificação: 12 anos
30/8 a 02/9 – quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Teatro Marília - Av. Professor Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia -Belo Horizonte - MG Informações: 3277-4697

Nenhum comentário:

Postar um comentário