Translation

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Lil' Jimmy Reed, em turnê mundial desembarca em Belo Horizonte

Bluesman faz a alegria dos fãs de música com única
apresentação  - Foto: Juliana Lana
O projeto “Rota do Blues” comemora cinco anos apresentando Lil' Jimmy Reed, acompanhado pelos argentinos Nico Fami, Adrian Flores e pelo mineiro Bruno Marques, no dia 03 de agosto, às 22 horas, no Underground Black Pub. O show de abertura conta com um dos precursores do blues mineiro: Alexandre Araújo e convidados.

Sobre Lil' Jimmy Reed

Leon Atkins, mais conhecido como Lil' Jimmy Reed, é o verdadeiro bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa e harmônica deslumbrante. Figura altamente carismática, Lil' Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues da Louisiana. Nascido no final da década de 1930 em uma cabana de armas de fogo em Hardwood, Los Angeles, uma pequena cidade de algodão e serraria na região do Mississippi.

Leon cresceu perto de um clube onde todas as noites ele ouvia o lamento do blues do outro lado da rua. Aos seis anos tinha sua própria guitarra, feita de uma caixa de charutos, e quando adolescente, já exibia total habilidade com o violão e a harmônica, tocando nos clubes locais ao redor de Baton Rouge. Substituir por uma noite a estrela do blues, Jimmy Reed lhe rendeu o apelido de Lil 'Jimmy Reed e começou assim o seu longo caminho com o Blues.

Depois de anos tocando em pequenos clubes e tabernas, Lil 'Jimmy foi servir nas forças armadas dos EUA. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Lil' Jimmy dividiu o palco com B. B. King, Slim Harpo, Little Milton e Bobby "Blue" Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça. Em 2016, ele colocou a Itália e a Espanha em sua rota. Os amantes da boa música reconhecem que o show de Lil' Jimmy é a última chance de ouvir o autêntico Blues da Louisiana.

Nos anos 60, o blues chegou à Grã-Bretanha e inspirou uma geração de adolescentes que, por sua vez, levaram a música ao sucesso internacional. Destacou-se entre os jovens o pianista Bob Hall, aclamado pela crítica, cujo estilo inconfundível e dançante, influenciou uma série de outros artistas. Bob e sua esposa Hilary Blythe, cantora e baixista, se uniram a Lil 'Jimmy para formar o The Jim Jimmy Reed Band. Durante cinco anos, a banda realizou grandes apresentações por toda Europa.

Lil' Jimmy segue tocando por turnês mundiais, e diz alegremente, "a vida melhora com o tempo".

Show de abertura - Alexandre Araújo Blues

Alexandre Araújo é um dos precursores do blues em BH e MG. Em sua trajetória percorreu as principais cidades de Minas e capitais do Brasil com sua escola itinerante criando bandas por onde passava. Incentivou vários músicos que hoje se destacam na cena blues em BH. São 30 anos na estrada do blues. Abriu o show de Ray Charles orquestra em BH no parque das Mangabeiras. Fez turnê nos EUA a convite da USIS e ganhou o prêmio BDMG com seu CD BerimBlues. Recentemente participou do Ouro Preto Blues, Brumadinho Gourmet, BH Soul Blues e Tudo é Jazz em Ouro Preto. Também participou na década de 80 de toda obra do inesquecível compositor Marco Antonio Araújo como guitarrista solo. A tônica de suas apresentações são os improvisos com uma vibe alegre vigorosa e visceral como pede o velho e bom blues.

Exposição Elementos do Blues – Marcos Kaoy

Marcos Kaoy é artista plástico e gaitista. Em suas criações, ele transfere para linguagens visuais, aspectos relacionados aos grandes artistas do Blues Americano, criando telas inebriadas de sentidos sonoros com matéria prima diversa.  A Exposição Elementos do Blues exibe a visão do artista sobre o tempo, diversas culturas e música. O trabalho é uma técnica mista onde pintura, colagens diversas, papéis e objetos metálicos se fundem numa mistura de cores e de tempo.
  
Sobre o projeto

O Rota do Blues é idealizado pelo músico, guitarrista e produtor cultural Bruno Marques, um dos grandes nomes de incentivadores da cena do Blues em Belo Horizonte e MG. O projeto teve início em 2014 e devido ao sucesso e programação com grandes nomes internacionais e nacionais do gênero, hoje é um dos projetos de Blues mais conceituados do estado e teve expansão para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. Fomentar, incentivar e disseminar o gênero Blues em Minas Gerais com o intercâmbio cultural dos genuínos artistas de blues americanos e de diversos países. Ampliar a rota de circulação dos artistas internacionais com músicos da cena brasileira é um dos objetivos do Rota do Blues. Para celebrar os cinco anos de sucesso do projeto, o Underground receberá o show com valor especial para o público, na nova estrutura da casa, com novo palco, som, iluminação, estrutura e decoração.

Assista: 





Projeto Rota do Blues celebra cinco anos - Lil’ Jimmy Reed (USA)
Show de abertura: Alexandre Araújo e Convidados
Exposição “Elementos do Blues” - Marcos Kaoy
03 de agosto – 22h
Underground Black Pub
Av. Itaú, 540 – Dom Cabral - Belo Horizonte- MG
Ingressos: R$ 10,00 (preço único)
Venda antecipada: www.sympla.com.br
Informações: (31) 3658-4313 / 98851-8153 / 98675-9482

Nenhum comentário:

Postar um comentário