segunda-feira, 30 de julho de 2018

Sesc realiza edição especial do Minas ao Luar em Mateus Leme


Artista anima o público com sua banda e muito bom humor
Foto: Sylvio Coutinho
O aniversário do município de Mateus Leme é só em dezembro, mas no sábado (4), às 20h, já tem celebração antecipada. Onde será a festa? No Minas ao Luar, em edição especial de aniversário dos 80 anos da cidade, na Avenida Getúlio Vargas, 20. Com realização do Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, e apoio da Prefeitura local e TV Globo Minas, essa edição faz parte do calendário municipal de comemorações que acontecem ao longo de 2018. 

Os moradores de Mateus Leme poderão desfrutar da noite comandada pelo multiartista mineiro Saulo Laranjeira que, acompanhado da banda Arrumação, apresenta um espetáculo cênico-musical que passeia pela cultura popular brasileira, com música e citações poéticas. Laranjeira é conhecido, principalmente por causa do programa Arrumação, da Rede Minas, e de suas atuações no humorístico a Praça é Nossa, do SBT. Além disso, roda de viola e música de raiz com os Violeiros do Médio Paraopeba, que tem a maior formação de Minas Gerais e o 4º do Brasil, composto por 30 integrantes. A entrada é gratuita. 

Iniciativa do Sesc em Minas, o Minas ao Luar é uma das ações de maior incentivo à música nacional. Em uma nova fase, com variedade de ritmos e estilos, a iniciativa continua percorrendo todo o território estadual promovendo grandes encontros artísticos e fomentando a música brasileira. 

SOBRE AS ATRAÇÕES

SAULO LARANJEIRA

Ao lado da banda Arrumação, o multiartista apresenta um espetáculo cênico-musical que consagra a MPB, sambas, frevos, forrós e até emboladas através da escrita poética e musical, e resgata a atmosfera das cantorias, dos saraus poéticos e dos grandes festivais nacionais. As canções escolhidas transcrevem os ritmos brasileiros, a poética romântica dos grandes compositores e releituras de estilo quase pop.  Também compõe a apresentação entrecortes com citações poéticas e causos. 

Natural de Pedra Azul, região do Vale do Jequitinhonha, Saulo Laranjeira é ator, cantor, apresentador e humorista. Teve suas primeiras exposições na televisão no programa Som Brasil(Rede Globo), na década de 80, do qual foi convidado frequente, juntamente com Almir Sater e Antônio Nóbrega, programa apresentado por Rolando Boldrin e logo depois por Lima Duarte, ator com quem dividiu o palco no recital Ser tão - Sertão, baseado na obra de Guimarães Rosa.

Saulo Laranjeira é idealizador e apresentador do Arrumação, programa que está em temporada comemorativa de 30 anos no ar na televisão aberta. Referência nacional, o programa é responsável pela mostra da diversidade cultural brasileira. Saulo também foi idealizador e apresentador da série de 26 vídeos-documentários para a televisão Nos Braços da Viola para a TV Brasil. 

Considerado um dos principais intérpretes da obra de Elomar Figueira Mello, tal qual, a canção-tema do programa apresentado por Saulo, Arrumação é composição de Elomar. Cada personagem cênico de Saulo Laranjeira se projeta com raízes e histórias contadas. Eles se espelham no jeito de ser do povo. Dentre eles, alguns transcrevem o humor nacional como o Maestro Sabiá, o Kelé Metaleiro, a Véia Messina, o caipira Geraldinho, Zé Roberto, e o Deputado João Plenário.  Há mais de 20 anos faz parte do elenco do programa A Praça é Nossa, do SBT, com personagem João Plenário. Na Rede Globo, em 2017, esteve no elenco da novela as 21h, Velho Chico, e na minissérie Filhos da Pátria. 

VIOLEIROS DO MÉDIO PARAOPEBA 

Criado em 2010, o grupo tem o objetivo de preservar a música de raiz e a viola caipira de 10 cordas.

Atualmente, é formado por 30 violeiros, sendo o maior de Minas gerais e o quarto do país. As apresentações valorizam o instrumento que com sua sonoridade remete ao passado. O grupo foi batizado de Violeiros do Médio Paraopeba porque os integrantes são moradores da região do Médio Paraopeba. 

MINAS AO LUAR É PALCO DE GRANDES ENCONTROS, EM TODO O ESTADO 

O Minas ao Luar é uma das ações de maior incentivo à música nacional. Em uma nova fase, com variedade de ritmos e estilos, a iniciativa continua percorrendo todo o território estadual promovendo grandes encontros artísticos e fomentando a música brasileira. 

Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações em diversos municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. Todo esse sucesso já rendeu a produção de três discos – Minas ao Luar: Canções 1; Minas ao Luar: Canções 2 e Minas ao Luar: Canções 3 – e um livro, com letras e cifras para acompanhamento em violão, o Minas ao Luar: Canções. Além disso, o Sesc lançou, em dezembro de 2014, o primeiro DVD: Minas ao Luar: ao vivo no Sesc Palladium, que é distribuído, gratuitamente, nas apresentações, como acontece com os três discos e o livro produzidos anteriormente.

Minas ao Luar em Mateus Leme -  Edição especial de aniversário dos 80 anos da cidade

Data: 04/08/2018, sábado        

Atrações: Saulo Laranjeira e Banda Arrumação, e Violeiros do Médio Paraopeba

Horário: 20h

Local: Avenida Getúlio Vargas, 20, Mateus Leme - MG

Entrada gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário