Translation

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Sempre Um Papo Recebe José Ernesto Bologna


Escritor conversa com o público e assina sua
obra em BH - Foto: Divulgação
O Sempre Um Papo recebe o escritor José Ernesto Bologna para o debate e o lançamento do livro “O Deputado ou o Cinismo” (Ed. Edições de Janeiro). Na obra, um deputado, modelo do mais absoluto cinismo, é sequestrado e se vê isolado numa caverna onde seu único contato é o sequestrador, uma obscura figura que se anuncia como condutor de um experimento psicológico e moral, e uma mulher que o assiste , cujo poder de ler os pensamentos e os sentimentos faz dela a assessora ideal para a investigação. 
Da prosa ao verso, da Psicologia à Filosofia, da Ética à Política, da intolerância à compreensão, dissecando a violência do cinismo e do ódio por ele justificado, este livro discute o quanto a condição humana também nos oferecem a possibilidade da harmonia para a prosperidade. O evento acontece nesta quinta-feira (9) às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.
Denunciando o cinismo como uma forma extrema de violência, o experimento investiga seus mecanismos psicológicos e sociais, buscando saber até onde a pressão e a opressão, física e emocional, é capaz de dar ao cínico alguma consciência da sua própria violência. Valendo-se de um curioso enigma, colocado desde o inicio, cuja solução dará, ao deputado, a liberdade, o sequestrador e sua assistente estudam, em detalhes, a natureza mental e os ardis do deputado. Incapaz de resolver o enigma, na medida que o livro progride o deputado vai tentando de todas as formas “monetizar” a sua condição de soltura mas vai percebendo que o sequestrador lhe parece ainda mais louco - porque absolutamente honesto em seus propósitos -, por ser infenso a qualquer oferta. 
Amparado em um admirável conhecimento de Psicologia e de Filosofia, senhor de um intenso estilo pessoal, o autor propõe uma narrativa empolgante, com elementos de tensão crescente, onde discussões teóricas fluem com agilidade e absoluta compreensão por qualquer leitor, que sai edificado: 
- Os fins justificam os meios?
- Ideologias justificam prepotências e injustiças?
- Desejar servir o povo dá direito a enganá-lo?
- O ódio, ainda que assentado na justa razão, justifica a crueldade?
- A liberdade de ser bom obrigatoriamente implica a liberdade de ser mau? 
Todas questões de absoluta contemporaneidade que se sucedem no clima de um thriller que é, ao mesmo tempo, uma aula magistral dos principais dilemas éticos - justapondo e contrapondo palavras, atos e intenções -, muito atual no contexto brasileiro, extensível a contextos mundiais. Como um grande estímulo à educação para a cidadania e ao aprimoramento do Estado de Direito pela reflexão ética e moral, o autor nos traz a oportunidade de fruir a integração de diversas disciplinas e formas literárias.
José Ernesto Bologna é  professor, pós-graduado em Psicologia e em Administração de Empresas, pela PUC/São Paulo, pela Universidade Mackenzie/SP, com extensões pela Bowling Green State University, Ohio, USA e pela University of Kalamazoo, Michigan, USA. Fundador e principal titular da “Ethos Desenvolvimento” (SP). Consultor e conferencista nacional e internacional em Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Administração e à Educação. É autor  de peças teatros e de diversos livros, entre eles: “O Dragão e a Borboleta”; “Diálogos Criativos”, com Domenico de Masi e Frei Betto; e “Brasil Destinos”. Além disso, intitula-se um cidadão comprometido com a transformação do sentimento de um fim na perspectiva de um início, exigindo a metamorfose de uma indignação numa esperança. Valor do livro: R$ 74,00
Sempre Um Papo com José Ernesto Bologna 
Dia 9 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no auditório do Mater Dei (Rua Gonçalves Dias 2700 - Santo Agostinho), com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário