Translation

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Roberto Menescal faz série de shows no Rio

Foto: Quinho Mibach

Aos 87 anos, completados em 27 de outubro, Roberto Menescal poderia  apenas colher os louros da carreira de 70 anos como autor e produtor internacionalmente consagrado, dono de um patrimônio de mais de 400 canções. Mas ele segue como artista hiperprodutivo, envolvido em projetos diferentes e conectado com a música de hoje. Em janeiro, inesgotável, Menescal faz incríveis shows somente no Rio de Janeiro, no aquecimento para um 2025 com novas gravações, agenda de shows pelo Brasil e planos para turnês por Japão e EUA. Não tem piloto automático no barquinho: são apresentações em quatro formatos diferentes, com artistas de gerações e propostas diversas.

No domingo (19), ele sobe ao palco do Festival Juventude Pela Paz, na área externa do Lagoon, para se apresentar com uma jovem talento da música popular brasileira: a cantora Analu Sampaio, de 16 anos, baiana de Vitória da Conquista, indicada ao Grammy Latino por seu álbum de estreia. O evento é uma realização do Instituto Movarte em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Santuário Cristo Redentor. A direção musical é de Alexandre Castilho, com direção artística do maestro Leonardo Randolfo e o festival terá ainda outros grandes nomes da MPB.

A participação no evento beneficente dá sequência à maratona iniciada por Roberto Menescal , com as noites "No Balanço da Bossa", com Leila Pinheiro & Quarteto, sequência de sábados (18 e 25 de janeiro) no Blue Note, em Copacabana, em duas sessões: uma às 20h e outra às 22h30.

Depois da temporada na casa em 2023, com lotação esgotada por um mês, o veterano encara com energia alta as oito apresentações ao lado de Leila, amiga e parceira com quem já rodou o mundo fazendo grandes shows — e com quem registrou grandes trabalhos como o álbum "Bênção Bossa Nova" (1989) e o álbum e audiovisual "Agarradinhos" (2007). Em "No Balanço da Bossa", Menescal e Leila Pinheiro celebram os 67 anos da bossa nova, acompanhados pelo quarteto formado por Itamar Assiere (teclado e direção musical), Marcio Bahia (bateria), Rômulo Gomes (baixo) e Alexandre Caldi (sax e flauta).

Na sexta-feira (24), nas areias de Ipanema, Menescal se apresenta com outra parceira de longa data, a cantora Cris Delanno, como uma das atrações principais do Festival Rio Bossa Nova. No roteiro, surpreeendentes pérolas da bossa e uma bem-vinda participação especial do jovem Theo Bial.

O homem não pára: na terça-feira (28), sobe ao palco do Teatro Casa Grande, no Leblon, para se conectar novamente com a jovem Analu Sampaio. A cantora revelação se junta ao pioneiro da bossa nova e grande artífice da MPB, em "Analu e Menescal cantam e tocam Elis". Como diferencial entre as muitas homenagens musicais a Elis Regina reservadas para 2025 (ela completaria 80 anos em 17 de março), o espetáculo traz a visão de um músico e produtor que tocou e conviveu com a grande intérprete e que teve contribuições importantes para sua carreira. "Faremos um show sobre a vida e a carreira de Elis Regina. Analu Sampaio foi uma surpresa na minha vida: ficamos amigos e já fizemos dez shows juntos. Para nós será uma emoção muito grande e tenho certeza que o público também vai se emocionar muito", conta Menescal.

Analu traz ao palco a força e a delicadeza de sua voz, que já conquistou plateias nacionais e internacionais, em um diálogo artístico que celebra o fascínio atemporal por Elis e também a riqueza da música brasileira. "É uma honra interpretar esse repertório que Elis Regina cantava. Essas músicas mexem comigo demais, será muito emocionante", diz Analu.

Mais que comandante do mítico barquinho da bossa nova, em seus trabalhos como diretor artístico e produtor, Roberto Menescal foi fundamental para dar forma e conteúdo ao que ficou conhecido como MPB, referência de qualidade admirada em todo o planeta. Inquieto e sempre curioso, aos 87 anos ele ainda toca em paralelo outros projetos, disposto a manter inacabada sua saga de velho homem do mar que, meio à mineira (na verdade, à capixaba, pois nasceu e teve seu batismo na água salgada em Vitória-ES), longe dos holofotes, ditou rumos e descobriu tendências na música brasileira ao longo de muitas décadas.

Release: Pedro Só

Dias 18 e 25 de janeiro de 2025

Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Quarteto, no show “No Balanço da Bossa”

Blue Note Rio • Vivencie a experiência Blue Note

Av. Atlântica, 1.910 - Copacabana, Rio de Janeiro 

 manobristas • ponto de táxi • seguranças

ingressos no site Eventim 

 pague com cartão de crédito Porto Bank e ganhe 30% de desconto nos ingressos e 15% na consumação

Dia 19 de janeiro de 2025

Festival Juventude Pela Paz, na área externa do Lagoon, Roberto Menescal com Analu Sampaio.

Dia 24/01 – sexta-feira

Festival Rio Bossa Nossa

Roberto Menescal & Cris Delanno – Participação especial Theo Bial

Horário: 18h às 19h (Podendo sofrer alterações)

Local: Praia de Ipanema (em frente ao Jardim de Alah)

Evento Gratuito

Dia 28/01 – terça-feira

Roberto Menescal e Analu cantam e tocam Elis

Local: Teatro Casa Grande

Horário: 20h

Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja A- Leblon – Rio de Janeiro/RJ

Abertura da casa: 1h antes

Classificação etária : 14 anos. Menores a partir de 10 anos entram acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 1 ano e 11 meses possuem gratuidade permanecendo no colo do responsável.

 A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO

Teatro Casa Grande

Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 - Loja A - Leblon – Rio de Janeiro/RJ

Funcionamento: Quarta das 12h as 18h. Quinta a domingo a partir das 15h até 30 minutos após o início do espetáculo.

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário