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quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Escola de Valparaíso recebe projeto cultural alimentar

Foto: Divulgação
Atividades vão utilizar a fotografia como ferramenta de reflexão e conscientização sobre o consumo consciente e a alimentação

 Com o objetivo de saber consumir, se alimentar e compreender o caminho que o alimento faz para chegar em nossas mesas, o Ministério da Cultura e a ONG ImageMagica, por meio da Lei Rouanet, apresentam o projeto 'Circuito Cultura e Inclusão’. Com patrocínio da Ajinomoto do Brasil, empresa referência em aminoácidos, a iniciativa promove oficinas culturais entre os dias 04 e 08 de novembro, na Escola Estadual Prof. David Golia, localizada em Valparaíso (SP).

Cultura alimentar consciente

As oficinas têm como objetivo despertar a consciência e a autorresponsabilidade dos participantes em relação ao futuro, abordando temas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A proposta busca fomentar o pensamento crítico entre os alunos e resgatar a sua cultura alimentar.

Produção cultural

A fotografia é uma ferramenta essencial para a compreensão do mundo, capturando a beleza da natureza, a diversidade dos alimentos e os desafios do consumo sustentável. Nesta etapa do projeto, os estudantes serão incentivados a criar produtos culturais, ampliando sua criatividade e senso de responsabilidade sustentável por meio de “saídas fotográficas”. Eles poderão aplicar o conhecimento adquirido em educação alimentar, através do uso de um aplicativo de celular para registrarem imagens na escola. Além das fotos, os participantes criarão legendas que enriquecem a mensagem transmitida.

“Este projeto não apenas capacita os jovens a refletirem sobre suas escolhas alimentares, mas também os conecta à cultura e ao meio ambiente. Estamos entusiasmados em patrocinar o 'Circuito Cultura e Inclusão', uma iniciativa alinhada ao nosso compromisso de contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta com um sistema alimentar sustentável”, afirma Alessandra Tapi, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Ajinomoto do Brasil.

Conexão com a comunidade

Todas as fotografias resultantes das oficinas serão expostas na escola, aberta ao público e aos alunos interessados, ampliando o alcance do projeto. A inauguração da exposição contará com uma palestra sobre as histórias por trás das imagens e os aprendizados vivenciados pelos participantes.

Datas: Até 8 de novembro – segunda a sexta-feira

Local: E.E. Prof. David Golia

Endereço: Rua Gáspar Vaz, 700 – Miguel Vilar, Valparaíso/SP, 16880-000

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.

Sobre a ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo e empreendedor social André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento humano por meio da fotografia. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura estimulando as pessoas a refletirem sobre o seu entorno e, assim, transformarem a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 400 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. 

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo - processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$9,9 bilhões e nacional de R$3,3 bilhões.

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