Foto: Bia Starling |
Há dez anos, a Casa Fiat de Cultura deu início a um projeto contemporâneo, inovador, sustentável e que conta com a participação ativa do público: o Presépio Colaborativo. Em 2024, a instituição celebra a primeira década desta iniciativa, que já se tornou uma tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte e é uma das atrações do Natal da Praça da Liberdade. Relembrando os 150 anos da imigração italiana no Brasil, a 10ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é inspirada nos presépios napolitanos – originários de Nápoles, no sul da Itália –, e traz características e identidade mineiras. O artista plástico Leo Piló é o responsável pela curadoria do Presépio, construído com materiais reciclados, que será inaugurado na quinta-feira (28), às 19h30, com um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Copasa. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 6 de janeiro de 2025.
Os tons de verde e vermelho, tão representativos do Natal, e presentes, também, na bandeira italiana, ganham destaque na instalação. A cenografia desenvolvida pelo curador Leo Piló cria uma cidade fictícia localizada na divisa entre Brasil e Itália. À sua volta, um grande cafezal, com cerca de 50 árvores, evoca a atmosfera do início da imigração italiana no Brasil. Os tapetes devocionais, tradição tão forte em Minas Gerais, também fazem parte da ambientação e “preparam o caminho” para a chegada do Menino Jesus.
“Neste ano, celebramos não só os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao nosso país, mas toda a herança cultural trazida por eles, seja na agricultura, na arte, na música, na arquitetura, no comércio, no design”, explica Leo Piló.
No 10º Presépio Colaborativo, os tradicionais personagens se unem a pessoas da vida cotidiana, assim como nos presépios napolitanos. Os Três Reis Magos, inspirados em grandes personalidades italianas, se transformam no artista Leonardo da Vinci, no escritor e poeta Dante Alighieri e no astrônomo, físico e cientista Galileu Galilei. Maria, mãe de Jesus, é representada por Rita Pavone, estrela pop dos anos 1960, e José, pai de Jesus, por Marcello Mastroianni, um dos maiores atores do cinema mundial. O Menino Jesus vem na garupa de uma scooter, ícone da mobilidade e do design italiano. Juntam-se a eles pessoas comuns em seus ofícios, como o sapateiro, o produtor de vinho, o alfaiate, o pizzaiolo, o músico, o padeiro; e o arlequim – personagem tradicional da commedia dell'arte, originada na Itália no século XVI, que também se tornou uma figura marcante nas festividades de Carnaval.
“A Casa Fiat de Cultura nasce do encontro da italianidade com a mineiridade, duas culturas que têm nas artes um ponto comum que define suas identidades e ao mesmo tempo as aproxima. Com o Presépio Colaborativo, reafirmamos essa conexão, celebramos a coletividade, a sustentabilidade e estimulamos as aspirações sobre o futuro”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo.
Alicerçada na sustentabilidade, a cena natalina foi inteiramente confeccionada pelo público, com materiais reciclados, durante as oficinas realizadas entre os meses de outubro e novembro, na Casa Fiat de Cultura. Por meio de técnicas artísticas como papier collé, papel machê, pintura, colagem, origami, bricolagem composição visual e costura, caixas de papelão, embalagens de papel, plástico, jornal, isopor, oriundos da coleta seletiva, se tornaram matéria-prima para a criação de cada detalhe da instalação. “O Presépio Colaborativo nasce do encontro entre o inesperado e o inusitado. Com a participação do público e com muito respeito à natureza, preparamos uma exposição linda, cheia de poesia. E, claro, incentivamos a reciclagem e recuperação resíduos”, reflete o curador.
O 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Inauguração do Presépio
A 10ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura terá uma abertura especial. A Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, será o cenário para um bate-papo com o curador do Presépio e artista plástico, Leo Piló. Em seguida, o Coral Copasa, sob regência da maestrina Eliane Fajioli, brindará o público com uma cantata de Natal. Ao final, uma procissão irá reviver a tradição de levar o menino Jesus até o Presépio. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pela Sympla.
O artista Leo Piló
Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo metodologias de reutilização de resíduos urbanos e gerando novas possibilidades inseridas na realidade atual, em termos de cultura, arte, educação, recursos econômicos e outros benefícios.
Durante quase 15 anos, o artista trabalhou na associação Asmare e ministrou várias oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a exposição Lixoarte, que tinha como objetivo criar, com materiais recicláveis, móveis e objetos para mobiliar uma casa. Em 2014, Leo Piló criou instalações para a exposição “Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura”, por Ronaldo Fraga, e, desde 2015, é o curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.
Coral Copasa
Fruto do investimento da Copasa na expressão artística de seus empregados, como forma de humanizar o espaço empresarial e melhorar a qualidade das relações interpessoais e interinstitucionais, o Coral Copasa foi criado em 17 de maio de 1981, fazendo sua estreia em novembro do mesmo ano, na festa para homenagear os empregados que, à época, estavam completando 15 anos de serviços prestados ao saneamento. Atualmente o grupo é formado por 35 integrantes, entre empregados e aposentados da Companhia, além de pessoas da comunidade.
Desde sua criação, a maestrina Eliane Fajioli, que também é pianista e cantora lírica, tem sido responsável pela qualidade da trajetória artística do Coral Copasa.
Casa Fiat de Cultura
Cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Curadoria do artista Leo Piló
Período expositivo: 28 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025
Entrada gratuita
Abertura do 10º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Bate-papo com curador Leo Piló e apresentação do Coral Copasa
28 de novembro de 2024, às 19h30, na Capela de Santana (jardins da Casa Fiat de Cultura)
Inscrições gratuitas pela Sympla:
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Informações
(31) 3289-8900
facebook: casafiatdecultura
Instagram: casafiatdecultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário