As designers de interiores Anna Persia Bastos, criadora da Eco Gaia, ao lado de Mariza Guimarães apresentam a instalação "Diálogos para o Planeta: Um Refúgio Amazônico para um Mundo Sustentável", projeto criado para a exposição “Diálogos para o Planeta: Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, que celebra a essência da floresta Amazônica, levando a força e a delicadeza desse ecossistema ao coração do evento do G20.Inspirado pelas cores vibrantes e texturas que remetem a natureza tropical, o espaço busca evocar a vitalidade e a energia da floresta, convidando os visitantes a uma experiência de imersão que estimula os sentidos e promove uma conexão profunda com a natureza.
O ambiente é composto por uma abundância de plantas tropicais, cuidadosamente posicionadas para criar uma atmosfera envolvente e acolhedora. Mobiliários feitos de madeira sustentável refletem o compromisso com práticas responsáveis e duradouras, oferecendo ao visitante um espaço para relaxar, refletir e se reconectar. Este lounge acolhedor, com o aroma característico da mata atlântica, cria uma atmosfera de bem-estar e aconchego que inspira respeito e cuidado com o planeta. A curadoria do espaço é de Anna Persia Bastos e Mariza Guimarães.
Através deste projeto, o objetivo é mais do que representar a floresta; é despertar em cada visitante a importância de preservá-la. A experiência é um convite ao diálogo e à ação, reforçando a urgência de um futuro sustentável onde o ser humano e o meio ambiente coexistam em harmonia.
O espaço faz parte do evento paralelo ao G20, que junta exposição de arte e "Amazônia Azul" do acervo da Marinha do Brasil, apresentando a Pré-Bienal Amazônia, com o tema "Somos Todos Amazônia - por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável", organizado pela Marinha do Brasil, Instituto Bienal Amazônia (IBA), Espaço BB e a Saphira & Ventura, que ocupam o Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro , entre os dias 13 de novembro de 2024 e 16 de fevereiro de 2025, com curadoria de Marcia Marschhausen e Alcinda Saphira.
Além das exposições de arte, com artistas convidados e do coletivo BB, haverá mostra de jóias, design e moda, rodas de conversa semanal, com o Educativo e Guias da Marinha orientando o público durante o evento, e a Orquestra Maré do Amanhã, dentro do programa Música no Museu, de Sérgio Costa e Silva. No dia 20 de novembro, haverá uma Conferência, com tema em consonância com o G20, sobre metaverso. Importante lembrar que o objetivo é conscientizar sobre sustentabilidade e o futuro do planeta.
O Espaço Cultural da Marinha fica na Av. Alfred Agache, S/N - Centro, Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 11h às 16h30. Entrada gratuita. A abertura será no dia 13 de novembro, das 14h às 17h.
Sobre Anna Persia Bastos
Design de Interiores para Profissionais - Istituto Marangoni Milano. Especialização em Design de Interiores, ambientação e produção de espaço - IPOG. Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão - UFF. Técnico em Design de Interiores - IBDI. Design de Espaços - metodologia MADEIN -Instituto Europeu de Design RJ. Formação em Design Biofílico e Neuroarquitetura. Geobiologia na L'École Française de Géobiologie. Casa Saudável - Healthy Building Certificate. Design de Espaços - IED Barcelona. Formada em psicologia pela UNESA.
Autora do livro 'Conforto e Educação - Conforto Ambiental para além do esperado'.
Premiação quesito Sustentabilidade pelo Jornal o Globo em 2013 e 2014. Premiação Morar Mais quesito Sustentabilidade em 2019. Premiação Archclub melhor projeto Sustentável em 2022.
Sobre Mariza Guimarães
Formação em Design de Espaços, metodologia MADEIN, pelo IED Instituto Europeu de Design RJ.
Formação em Design de Interiores pelo Senac
Formação em Design de Interiores pelo La Sale
Premiação Espaço Mais Criativo pelo Jornal O Globo na Mostra de Decoração Casa Design
Instagram: marizadesigns
Sobre a Bienal Amazônia
Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de cerca de 400 artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores exposições visuais do país. O objetivo de realizar a Bienal Amazônia durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas e outras questões ambientais e sociais.
A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.
Idealizadores: Alcinda Saphira & Louis Ventura
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Apoio: G20 / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro / Impacto Coalition
Organização
Espaço BB - Marcia Marschhausen
Instagram:espacobbartesvisuais
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário