Translation

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Orquestra OVO celebra a chegada da primavera na Sala Minas Gerais

Foto: Alexandre Rezende 


Sob regência de Werner Silveira, fundador da Orquestra, cerca de 60 jovens músicos apresentam concerto de celebração com obras primaveris de Carlos Gomes, Debussy e Beethoven; concerto “Sons da Primavera” será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na Sala Minas Gerais

Conhecida por possibilitar uma formação orquestral de excelência a jovens estudantes de música, a OVO | Orquestra de Formação e Transformação apresenta o concerto Sons da Primavera, oportunidade única para celebrar a chegada da primavera, com as obras Alvorada (da ópera Lo Schiavo), de Carlos Gomes; Prelúdio para "a tarde de um fauno", de Debussy, e a primaveril 8ª Sinfonia em Fá maior, de Beethoven. As apresentações serão realizadas no sábado (21), às 18h, e domingo (22), às 11h, ambas na Sala Minas Gerais, com ingressos a partir de R$ 20 a meia entrada. 

Para Werner Silveira, o concerto celebra, além da chegada da primavera, cinco anos da orquestra OVO, criada, em 2019, com o objetivo de dar, a centenas de jovens estudantes de música da Grande Belo Horizonte, uma formação orquestral de excelência. “Ela é composta por estudantes de música que já têm boa formação em seu instrumento, mas pouca experiência em orquestras. A OVO conta com a participação ativa de vários músicos profissionais de destaque, que acompanham os ensaios e as apresentações, com o propósito de instruir, técnica e artisticamente, esses talentosos estudantes. Um de seus grandes diferenciais é o desenvolvimento de um repertório que seja relevante, tanto para a formação dos músicos quanto do público. Todos os concertos da OVO buscam, ao máximo, aproximar o público das obras apresentadas”, destaca.

O concerto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig e apoio da SquareEgg Publicidade e Propaganda.

Werner Silveira, Regente Titular da Orquestra OVO

É músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, palestrante convidado na Fundação Dom Cabral em Arte e Gestão e idealizador do ciclo de palestras “Degustação Musical”, que busca ampliar e desenvolver as habilidades profissionais e humanas por meio da interação das artes, da gestão, da filosofia e da educação. Trata-se de um conceito inovador de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Werner também é idealizador e maestro da Orquestra OVO | Formação e Transformação, que, desde 2019, provê uma formação orquestral de excelência a centenas de jovens estudantes de música de Belo Horizonte.

Orquestra OVO

A OVO | Orquestra de Formação e Transformação foi criada em 2019, com o objetivo de dar, a centenas de jovens estudantes de música da Grande Belo Horizonte, uma formação orquestral de excelência. A Orquestra é composta por estudantes de música que já têm boa formação em seu instrumento, mas pouca experiência em orquestras. A maior parte dos jovens são alunos da graduação em música da Universidade Federal de MG e da Universidade do Estado de MG.

A Orquestra conta, também, com a participação ativa de vários músicos profissionais de destaque, que acompanham os ensaios e as apresentações, com o propósito de instruir técnica e artisticamente esses talentosos estudantes. Um de seus grandes diferenciais está na escolha do repertório, que precisa ser relevante tanto para a formação dos músicos quanto do público. Todos os concertos são realizados com o intuito de aproximar, ao máximo, o público das obras apresentadas.

Sobre a Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

PROGRAMA

Orquestra OVO

Werner Silveira, regente

CARLOS GOMES    Alvorada (da ópera Lo Schiavo)

DEBUSSY                Prelúdio para "a tarde de um fauno"

BEETHOVEN          Sinfonia nº 8 em Fá maior

Concerto "Sons da Primavera”, com a Orquestra OVO

21 de setembro, sábado, às 18h

22 de setembro, domingo, às 11h

Sala Minas Gerais - Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, Belo Horizonte 

Duração: 70 a 80 minutos

Ingressos: a partir de R$ 20 (meia entrada)

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário