Translation

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

“Música Inclusiva” reúne cultura e reflexão no Teatro Paulo Eiró

Foto: Divulgação 
Projeto pretende implementar laboratórios de tecnologia assistiva musical, chamando a atenção para a necessidade de trazer desenvolvedores e da formação de músicos profissionais

Nos dias 8, 9, 22 e 23 de outubro, o Teatro Municipal Paulo Eiró recebe o concerto “Música Inclusiva”, apresentação inédita que traz uma composição mista formada por músicos clássicos com e sem deficiência. Com idealização e realização do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência, o projeto oferece um espetáculo envolvente que mostra como a música pode transformar todo um universo, promover o equilíbrio emocional, autonomia, motivação, além de ser uma ótima opção de lazer e cultura. Entrada Franca.

Para a abertura do evento, o Professor Duda, avatar do Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência, fará a apresentação do Projeto em companhia do Maestro Rodrigo Vitta, fundador da Orquestra Metropolitana (2006), e um dos solistas convidados, o pianista e ex-jogador de futebol Júlio César, que contarão como se dá a parceria de oito anos de treinamento e regência, quais as técnicas para a comunicação homem x batuta, as dificuldades enfrentadas da perspectiva do pianista e as dificuldades de regência frente ao universo de músicos com as mais variadas deficiências.

Mais quatro músicos com deficiência farão parte do corpo musical: Elias Santos de Oliveira (Violino), Flávia Martins de Santana (Violino), Matheus Santana Assunção (Viola) e Tiago Moreira dos Santos (Trombone) que farão parte do corpo musical. A soprano Victoria Vitta estará como solista da obra "Pavane para Soprano e Orquestra", de Gabriel Fauré. Entre as obras apresentadas estão: VITTA, R.  - Abertura Sinfônica “O homem e o tempo”; FAURÉ, G.  - Pavane para soprano e orquestra; BEETHOVEN, L. van -  Sinfonia n.1 em Do maior; SOUZA, Júlio C.  - Concerto para piano e orquestra n.1 “Jogadas da Vida”

“Esse projeto nasceu em 2019, mas por conta da Pandemia de Covid-19, está sendo realizado cinco anos depois. Um dos objetivos é mostrar a interligação de tecnologias assistivas utilizadas para o andamento do espetáculo, abordando os processos de aprendizado humano e de instrumentos a fim de oferecer um evento inclusivo que atenda a todas as necessidades da plateia, dos músicos e do maestro”, comenta Rodolfo Sonnewend, presidente do Instituto Humanus. “A ideia é que desse encontro seja estruturado o cenário para a criação de uma Nova Escola especializada em formar músicos profissionais PcD; além de poder ser um acesso inclusivo na sociedade é uma forma de gerar empregabilidade de se tornarem profissionais integrantes de uma orquestra clássica ”, complementa.

Para reservar ingresso gratuitamente, basta acessar o site musicainclusiva e preencher os campos. Contamos com espaço para o posicionamento de 50 cadeiras de rodas além de espaço para pessoas com mobilidade reduzida, uso de libras e audiodescrição.

Projeto “Música Inclusiva”

Dias 8, 9, 22 e 23 de outubro

Horário: 20 h

Local: Teatro Municipal Paulo Eiró

End.: Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro, São Paulo – SP

(Próximo à estação Adolfo Pinheiro, linha Lilás do Metrô e diversas linhas de ônibus)

Entrada Franca

Ingressos pelo site musicainclusiva.

Estacionamentos particulares nas imediações

Ficha Técnica:

Regente: Maestro Rodrigo Vitta

Solistas: Victoria Vitta e Júlio César de Souza

Orquestra Metropolitana

Apresentação: Professor Duda (Rodolfo Sonnewend)

Realização: Instituto Humanus para Pessoas com Deficiência

Produção: Soulitude Áudio e You Comunicações

Compositor e produtor do projeto Música Inclusiva: Daniel Guimarães

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário