Translation

terça-feira, 16 de julho de 2024

Ópera “Devoção” emociona público no Mercado Central

Ação também marcou do Dia de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho

Após estreia emocionante no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a ópera “Devoção” cumpre temporada em Belo Horizonte. Para dar ao público uma prévia da superprodução, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) promoveu um flash mob no Mercado Central, com solistas, integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais e acompanhamento ao vivo do pianista Fred Natalino. A ação aconteceu na tarde desta terça-feira (16) nos corredores do Mercado. Matheus Pompeu, intérprete do protagonista Feliciano Mendes, e Johnny França, que faz o Tropeiro e o Mascate, apresentaram árias e duetos dos personagens, ao lado de 16 coralistas caracterizados com os figurinos especialmente desenhados para “Devoção”. O público se emocionou e aplaudiu bastante. Ação também marcou o Dia de Minas Gerais, celebrado no 16 de julho. 

A ópera em dois atos foi encomendada pela Fundação  Clóvis Salgado  ao compositor João Guilherme Ripper e ao libretista André Cardoso. Inspirada em fatos históricos, a trama segue Feliciano Mendes, um homem simples, corajoso e devoto, que, no século XVIII, deixando seu pobre Norte de Portugal, atravessou o Atlântico e chegou a Minas em plena corrida do ouro. Enriquecido com o metal precioso e, por consequência, acometido de grave doença, Feliciano fez uma promessa: se curado, construiria uma igreja em Congonhas, o atual Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – "Patrimônio Cultural da Humanidade", pela UNESCO. Morreu antes de ver a obra concluída, mas assim, deu início à devoção e peregrinação. 

As récitas no Palácio das Artes serão nos dias 19, 20, 22 e 23/7, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site Eventim. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário