Empenas receberão obras do artista Eduardo Kobra, conhecido no Brasil e exterior e do coletivo Minas de Minas
O Sesc em Minas anuncia o projeto Sesc Arte Urbana, que marcará o hipercentro de Belo Horizonte com intervenções que transformarão duas empenas do Edifício-Sede da instituição em gigantescas telas artísticas. O projeto traz a contribuição do reconhecido artista brasileiro Eduardo Kobra e do coletivo Minas de Minas, composto pelas talentosas artistas Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber.
A iniciativa deixará um legado para a cidade, inserindo a arte no cotidiano das pessoas que transitam pelo centro e inspirando debates sobre o assunto. O projeto marca a primeira vez que Eduardo Kobra realiza uma obra em uma empena em Minas Gerais, assim como será a estreia das Minas de Minas enquanto coletivo em uma empena na capital mineira.
A pintura da empena pelo artista Eduardo Kobra iniciou no dia 28 de julho, com um prazo estimado de 15 dias para conclusão. Já a empena das Minas de Minas será pintada a partir do dia 14 de agosto e tem previsão de conclusão para o dia 29 de agosto.
Assista o bate-papo exclusivo com Eduardo Kobra e Ricardo Bello:
Imagens: Daniel Stone
Sobre a iniciativa
O Edifício-Sede, localizado na Rua Tupinambás, 956, Centro, possui duas empenas cegas, uma voltada para a movimentada Av. Olegário Maciel e outra com vista para a Rua Tupinambás e interior da unidade Sesc Tupinambás. A escolha dos artistas para a transformação desses dois espaços seguiu critérios curatoriais específicos para cada empena.
No caso da empena voltada para a Av. Olegário Maciel, o Sesc em Minas selecionou Kobra, um artista de renome nacional e internacional no campo do grafite/muralismo, visando representar a atuação da instituição em seus cinco eixos (cultura, educação, assistência, saúde e lazer) e a diversidade dos clientes atendidos. Essa empena de 935,98 m² é visível a partir da região da Rodoviária de Belo Horizonte e contribuirá para a visibilidade midiática e repercussão da arte urbana.
Já para a empena com vista para a Rua Tupinambás e a unidade Sesc Tupinambás (774,73m²), o foco foi valorizar artistas mineiros, proporcionando oportunidades a talentos locais com grande potencial criativo e de execução artística. As Minas de Minas foram escolhidas por seu compromisso em valorizar mulheres nas artes urbanas, reafirmando os valores do Sesc em Minas no fomento à arte e cultura no estado e valorizando a representatividade feminina no cenário artístico.
O projeto não se restringe às empenas do Edifício-Sede. Também está prevista a pintura do muro da área interna da Unidade Sesc Tupinambás, com o artista ainda em definição, dando continuidade ao Sesc Arte Urbana.
"Sabemos que a arte tem o poder de transformar e conectar pessoas. Por isso, é com muita alegria e entusiasmo que anunciamos o projeto Sesc Arte Urbana. A transformação das empenas do Edifício-Sede em obras de arte, pelas mãos talentosas do artista Eduardo Kobra e do coletivo Minas de Minas, representa o compromisso do Sesc em Minas em fomentar a arte e a cultura, deixando um impacto positivo e inspirador para Belo Horizonte. Estamos honrados em trazer essa manifestação artística para o cotidiano das pessoas que transitam pelo centro e acreditamos que o diálogo gerado por essa iniciativa enriquecerá o cenário cultural do estado. Convidamos todos a participarem da Roda de Conversa e juntos celebrarmos a arte urbana como uma importante expressão da nossa identidade" , Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.
Agenda
Na quarta-feira (9), acontece uma Roda de Conversa gratuita e aberta ao público no Sesc Tupinambás, às 19h, com a participação dos artistas envolvidos, oferecendo aos interessados a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto e sobre arte urbana.
Com essa iniciativa, o Sesc em Minas fortalece seu compromisso em fomentar a arte, a cultura e a representatividade, ao mesmo tempo em que contribui para a projeção da arte urbana enquanto importante manifestação social e cultural no país.
Sobre os artistas
Eduardo Kobra é um renomado artista brasileiro que atualmente se destaca como muralista. Com um estilo único, possui mais de 500 murais espalhados em mais de 40 países, pelos cinco continentes, detendo o recorde dos dois maiores murais grafitados do mundo. Desde 2021, as ações de impacto social desenvolvidas, concebidas e realizadas pelo artista têm a chancela de um organismo criado justamente para isso, o Instituto Kobra (IK). Trata-se de uma entidade que acredita na arte como instrumento de transformação social.
O coletivo Minas de Minas é composto pelas artistas belo-horizontinas Carol Jaued, Musa, Nica e Lídia Viber. Elas buscam fortalecer a representação feminina nas artes urbanas e exaltar a figura da mulher em suas pinturas. Ao longo de sua trajetória, o grupo já concretizou murais de grande relevância, retratando personalidades icônicas como Carolina de Jesus, Elza Soares e Teuda Bara.
Roda de Conversa - Lançamento do projeto Sesc Arte Urbana, com Eduardo Kobra e Minas de Minas
Quando: 9/8/2023, às 19h
Onde: Sesc Tupinambás - Rua dos Tupinambás, 908 – Centro, Belo Horizonte
Gratuito e aberto ao público
Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sesc-arte-urbana-roda-de-conversa-kobra-e-minas-de-minas/2098187
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide
Agradecimento especial: Clarice Cristina e assessoria de imprensa do Sesc, Eduardo Kobra e Minas de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário