Foto: Coleção Maria Cândida Peixoto Palhares |
Em cartaz no CCBB BH até segunda-feira (7), a surpreendente exposição “Portinari Raros” vem impactando visitantes de várias faixas etárias e classes sociais. Tendo como fio condutor mais de duzentos trabalhos do artista, no formato físico e digital, a mostra híbrida, por um período de quase setenta dias, atraiu um grande público. Até o momento, já passaram pelas galerias do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, mais de 80.000 (oitenta mil) pessoas, que se comoveram com as obras pouco vistas ou nunca antes expostas de Candido Portinari.
“Associado a certos matizes de cor e a um conteúdo figurativo levemente geométrico, existe um ‘estilo Portinari’ que se fixou no imaginário popular brasileiro. Poucos tiveram a oportunidade de se impressionar com o conjunto de técnicas e linguagens que atravessam a diversidade de sua obra, revelado em imagens tridimensionais, abstratas e realistas”. (Marcello Dantas - Criador e Curador da Mostra)
“A exposição dedicada à obra desse ícone da cultura nacional é uma rara oportunidade de mergulhar no universo criativo e artístico de Portinari. O público tem demonstrado interesse e admiração pelo legado de Candido Portinari e esperamos a participação de cerca de 100 mil visitantes até o encerramento da mostra”, destaca Gislane Tanaka, gestora do CCBB Belo Horizonte.
CONVERSA COM O CURADOR E O FILHO DO HOMENAGEADO
No sábado (5), às 16h, no Teatro II do CCBB BH, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB, acontecerá uma conversa entre o curador da exposição, Marcello Dantas, e João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari. Os dois vão abordar a criação de uma mostra híbrida: com obras físicas assim como atrações digitais e imersivas, que apresentam alguns dos trabalhos mais emblemáticos de Candido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira.
Nessa oportunidade, eles irão também dividir com o público a história e as ações do Projeto Portinari, que há mais de 40 anos vem tornando mais acessível o legado do artista. O projeto é responsável pelo mapeamento de um acervo de mais de 5.400 obras e 30 mil documentos, e que tornou possível trazer à tona aspectos mais raros da produção do artista, com algumas obras pouco ou nunca antes expostas ao público.
Como bem pontuou Gislane Tanaka, gestora do CCBB Belo Horizonte: “É mais uma oportunidade para celebrar a vida e a obra de Portinari”.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
CONVERSA COM MARCELLO DANTAS E JOÃO CANDIDO
Data: 5 de agosto (Sábado) - 16h
Local: CCBB BH - Teatro II
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB
MOSTRA PORTINARI RAROS
LOCAL: Galerias do 3º Andar e Pátio - Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Tel: 31 3431-9400)
PERÍODO: Até 7 de agosto (segunda-feira)
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De quarta a segunda, das 10h às 22h
RETIRADA DE INGRESSOS: bb.com.br/cultura e bilheteria física do CCBB BH
ENTRADA GRATUITA com apresentação obrigatória do ingresso digital
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
CURADORIA: Marcello Dantas
PATROCÍNIO: BANCO DO BRASIL e BB ASSET
APOIO: PROJETO PORTINARI
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário