Foto: Fernando Tomaz |
Em setembro, na sexta-feira(1˚ ), às 20h, acontece no Grande Teatro Sesc Palladium, um dos shows mais bonitos e sofisticados da brilhante cantora portuguesa Carminho. Depois de apresentações em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro o espetáculo “Portuguesa” chega a Belo Horizonte para única apresentação.
Considerada a grande voz do fado contemporâneo e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional, Carminho, lança o seu novo álbum “Portuguesa” e dá continuidade a um trabalho profundo como autora e intérprete.
Este é o sexto disco da carreira de Carminho e conta com 14 composições, algumas de sua autoria e de outros autores. A compositora e intérprete é responsável pela produção e autoria dos fados que compõe o álbum. Numa busca pelo aprofundamento do seu pensamento e vivência sobre o fado, Carminho explora várias combinações dentro dos cânones e repensa a forma e a estrutura do seu cantar. O belo trabalho gráfico do CD é assinado por Giovanni Bianco.
A música que abre o álbum é “O Quarto”, composição de Alfredo Marceneiro e letra de Carminho, que mostra a busca por suas raízes e pelas origens do fado. Outro destaque é a parceria dela com Marcelo Camelo, na música “Levo o Meu Barco no Mar”. “Foi ele quem me enviou esta canção, porque sentiu que seria para mim”.
Filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, Carminho nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado. Com apenas 12 anos, cantou pela primeira vez no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e, ali, não teve mais dúvidas: pertencias ao fado. “Os meus amigos não entendiam muito bem por qual motivo eu cantava fado. Mas foi graças a ele que pude criar uma identidade. E, assim, fui ganhando confiança e assumindo quem eu sou”, diz a cantora.
Paralelo à sua carreira de fadista, ao longo de sua vida, a cantora portuguesa, criou uma profunda relação com a música brasileira, que já lhe rendeu grandes amizades e parcerias com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte e Milton Nascimento. Ela já gravou um álbum com diversas participações de músicos brasileiros, e o seu projeto anterior foi um álbum inteiro cantando Tom Jobim.
“Algumas das minhas maiores referências são sem dúvida a minha mãe, as também fadistas Beatriz da Conceição e Amália Rodrigues, mas também outros artistas fora do fado. Nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Lou Reed, Leonard Cohen, os Beatles e Queen, comenta.
Show: Carminho apresenta “Portuguesa”
Data: 1˚ de setembro (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Grande Teatro Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte/ MG)
Ingressos à venda: https://bileto.sympla.com.br/event/84200?utm_source=site-symplabileto-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_84200
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário