![]() |
| Foto: Gilberto Goulart |
Três mulheres tecem, no palco, ausências e dores que costuram seus caminhos. A primeira tenta equilibrar as pressões de múltiplos papéis sociais para agarrar o tempo e ser apenas o que deseja . A segunda enfrenta uma sociedade capacitista, que não compreende a deficiência nem enxerga a mulher além das muletas. E a terceira chega aos 46 anos, sem filhos, com o desafio de resistir às perguntas e imposições do culto à maternidade.
Esta tríade é ponto de partida de “Tecituras em Dança”, espetáculo de estreia da Companhia Kinesis de Dança, que foi apresentado, pela primeira vez em 2022, no Teatro João Ceschiatti. Um ano depois, a reapresentação segue o roteiro original, mas novos movimentos e emoções foram incluídos, devido a reflexões acerca do próprio processo de criação.
O trabalho é fruto de uma pesquisa de dois anos e foi dirigido por Renatha Maia, fundadora e idealizadora do espaço Kinesis Dança.Expressão.Arte, a partir de uma metodologia própria, que tem como fundamento o Sistema Laban de Análise do Movimento desenvolvido pelo húngaro Rudolf Laban, considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX e o "pai da dança-teatro".
O resultado, visto no espetáculo “Tecituras em Dança”, é uma criação coletiva, em que as três bailarinas atuam como intérpretes criadoras, pesquisando não somente os movimentos, mas também as músicas e os figurinos.
Cia Kinesis de Dança: o grupo foi criado, em 2021, com o intuito de possibilitar que mulheres que não têm a dança como profissão atuem artisticamente. A base teórica escolhida para conduzir esse trabalho é a análise de movimento do Laban e a metodologia Kinesis de Dança. Essa metodologia parte do princípio de que todos podem dançar, pois o dançar não é sobre biotipo, mas sim sobre desejo. Essa metodologia tem como um dos seus pilares o acolhimento às singularidades de cada bailarina, porque acredita no potencial criativo singular e subjetivo de cada mulher. É um acolhimento a cada mulher e cada corpo, com sua história e sua dança.
Renatha Maia: é fundadora e diretora da Kinesis Dança.Expressão.Arte e da Cia Kinesis de Dança, e também assina a direção do espetáculo “Tecituras em Dança”. É pedagoga pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), bailarina, estudante de psicanálise desde 2016, pesquisadora e professora de dança há quase 20 anos, com trajetória docente no Primeiro Ato Centro de Danças e formação no Instituto Caleidos, de São Paulo.
Bailarinas, intérpretes-criadoras:
Fernanda Maciel
Grazielle Mendes
Hortência Maia
Apresentações:
Dia 29/04, às 19h30 e dia 30/04, às 19h, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte
Ingressos: Plateia: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
À venda na bilheteria do Palácio das Artes ou no site eventim.com.br
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:
Postar um comentário