Translation

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Vips ganha nova ediçāo

Foto: Divulgação
Nova edição de Vips -- Histórias Reais de um Mentiroso mostra a surpreendente trajetória de farsas e golpes de um dos estelionatários mais famosos do Brasil

Mentir para conseguir um emprego. Mentir para conquistar um amor. Mentir para entrar num show. Mentir por simples impulso e prazer. Isso e muito mais é o que fazem os mitômanos, indivíduos que têm o hábito patológico de mentir em excesso. Alguns passam a vida no anonimato enganando parentes e amigos. Outros exageram tanto na dose que se tornam famosos por suas falcatruas mirabolantes e viram destaque em jornais, revistas e programas de televisão. É o caso do brasileiro Marcelo Nascimento da Rocha, nascido em Maringá, que desde a adolescência dava golpes e assumia outras identidades. Com bom humor e sem o menor traço de culpa, Marcelo se passou por oficial do Exército, policial do grupo de elite Tigre, líder do PCC e guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii, entre outros.

Sua maior falcatrua foi fingir que era Henrique Constantino, herdeiro da Gol Linhas Aéreas, e dar entrevistas para o apresentador Amaury Jr. com aparente propriedade sobre a evolução e metas da companhia. Desempenhava o papel de milionário com a naturalidade de um ator talentoso e, depois, ria sozinho das histórias que inventava. Por conta dessa identidade falsa, o caçula de uma família modesta com cinco filhos saiu com modelos e atrizes da Globo, hospedou-se em hotéis de luxo, pilotou jatos e passou quatro dias em um evento badalado em Recife. “As pessoas nem olhavam para mim antes de saber que eu era dono da Gol. Assim que souberam, passaram a me tratar superbem. Alguns grudavam”, diz Marcelo, que ao longo de sua vida foi preso 12 vezes.

Esses e outros relatos estão na nova edição de Vips -- Histórias Reais de um Mentiroso (Matrix Editora, 144pgs, R$32,00), da publicitária e escritora Mariana Caltabiano. “O primeiro contato para escrever esse livro foi feito em uma penitenciária em Curitiba, junto com uma advogada. Marcelo me olhava com desconfiança e fazia muitas perguntas. Ficamos perto de uma cela lotada e minhas pernas estavam bambas. Mas, depois desse estranhamento inicial, ele se mostrou simpático e interessado na proposta”, afirma Mariana.

No capítulo O que aconteceu depois que esse livro foi publicado, a autora conta como a obra se transformou num filme estrelado por Wagner Moura e num documentário na Netflix. E também como o protagonista dessa curiosa biografia conseguiu cursar logística na UniBrasil de Curitiba e tornar-se o principal vendedor de um esterilizador que, segundo ele, elimina 99% do coronavírus do ar!

Sobre a autora

Mariana Caltabiano começou sua carreira como redatora publicitária nas agências DM9 e Talent e, depois, estudou cinema na School of Visual Arts e New York Film Academy. Escreveu diversos livros infantis, entre eles Jujubalândia, que virou um programa de televisão de sucesso chamado Zuzubalância no SBT e na TV Rá Tim Bum. Escreveu e dirigiu Brasil Animado, o primeiro longa brasileiro captado em 3D estereoscópico e o documentário Vips -- Histórias Reais de um Mentiroso, ambos baseados em livros de sua autoria de mesmos nomes. É também diretora e criadora do Portal Iguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário