Choose your language

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Orquestra de Câmara SESIMINAS homenageia ‘Centenário de Piazzolla’ em concerto presencial e via Internet

Apresentação terá público presencial
Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Recital pode ser assistido de perto por 324 pessoas, 50% da lotação do Teatro SESIMINAS, e on-line

"Centenário de Piazzolla" - em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla - é o tema do próximo concerto da Orquestra de Câmara SESIMINAS, na quarta-feira (27), em sua segunda apresentação com presença de público desde o começo da pandemia de Covid-19. Parte do projeto SESI Cultura, o recital abrirá o Teatro SESIMINAS para um público 324 pessoas, 50% da lotação.

Felipe Magalhães, regente da Orquestra, aponta que a intenção, com o concerto, é tentar passar o sentimento de Piazzolla, que completaria 100 anos neste 2021. Na avaliação do maestro, a importância de Piazzolla está, especialmente, na fusão que seu trabalho faz de uma vertente musical tradicional, que é o tango - similar ao samba para o Brasil -, com uma tendência mais popular da música argentina.

O programa da apresentação da Orquestra de Câmara SESIMINAS incluirá as "Cuatro Estaciones Porteñas", de Piazzolla, que, segundo Magalhães, é uma obra muito bonita, com quatro movimentos, que vão da primavera, ao verão, outono e inverno. Do mesmo compositor, será apresentada "La Muerte del Angel".

Dois outros compositores que, detalha o regente, dialogam com Piazzolla, poderão ser apreciados no espetáculo. Um deles será o brasileiro Heitor Villa-Lobos, com a interpretação de sua peça "Mandú-Çarará", poema sinfônico arranjado pelo músico mineiro Vagner Tiso. Do também argentino Alberto Ginacera, professor de Piazzolla e considerado um dos maiores compositores eruditos da argentina, será apresentada "La Danza de la Moza Donosa".

Samba e tango

A inclusão de Villa-Lobos, explica o maestro, deve-se ao fato de o brasileiro ter feito no Brasil algo semelhante ao que Piazzolla fez na Argentina. Por aqui, Villa-Lobos misturou a popularidade do samba à sua formação e conhecimento eruditos. O concerto da Orquestra SESIMINAS terá como convidado o pianista mineiro Robério Molinari.

"É um prazer voltar a apresentar para o público. A gente gostaria muito de contar com a presença das pessoas. Tenho certeza de que vão gostar. É um programa muito bonito e vai ser um concerto incrível para quem estiver presente. Afinal, a experiência sonora e visual de apreciar a apresentação de uma orquestra presencialmente é muito especial", pondera Magalhães, ao lembrar que o mesmo concerto já foi apresentado de maneira virtual e está disponível no canal do YouTube da Orquestra SESIMINAS.

Ingressos:

 https://bileto.sympla.com.br/event/69554/d/112798/s/661065

Nenhum comentário:

Postar um comentário