![]() |
| A terapeuta Sabrina Ferigato participa de debate Foto: Arquivo Pessoal |
Entre os dias 24 e 28 de agosto, a série traz os debates "Turismo e preconceitos: Gordofobia", na terça (24); "A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura", na quinta (26); e no sábado (28), encerrando a semana, "A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial". Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.
PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC
24 de agosto, terça-feira
"Turismo e preconceitos: Gordofobia"
A discriminação a pessoas gordas é um estigma cultural, estrutural e institucionalizado em nossa sociedade. Está presente em lugares diversos e começa na forma como cada pessoa, grupo e instituição pensa e se organiza. No cotidiano de uma criança ou de um adulto gordo (a), o maior reflexo é na restrição aos seus direitos básicos e pode ainda constranger, desvalorizar e até humilhar, mesmo nos ambientes de proteção de cada um. Deste modo, é um assunto que envolve a responsabilidade de todos para desfazer estigmas e preconceitos. O debate propõe entender a gordofobia e o que a atividade turística tem a ver com isso. Que tipos de desafios as pessoas gordas costumam enfrentar viajando? Qual a importância de ações no nível estrutural para que não sejam mais oprimidos e/ou excluídos? Quais os desafios neste setor?
Participantes:
Pollyane Marques - 35 anos, mineira que vive em Brasília há 17 anos, jornalista e ativista gorda. Criou o perfil Viaja, Gorda! em janeiro de 2019, para falar de acessibilidade em viagens (prioritariamente) para mulheres gordas. No dia a dia, defende que a acessibilidade é direito e que começa bem antes da viagem em si. Sem acessibilidade aos direitos fundamentais como saúde, educação e trabalho, não se pode escolher viajar.
Thelma Lavagnoli - mulher negra, lésbica, gorda que adora viajar o mundo. Jornalista, soma mais de oito anos de viagens pelo mundo escrevendo matérias para veículos de comunicação especializados e blogs. Já visitou mais de 30 países e está pronta para seguir levando sua mochila por aí, ter novas experiências e questionar padrões.
Mediação:
Malu Jimenez - filósofa gorda e feminista ativista. Professora pesquisadora, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT e autora do livro "Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos" (Casa Philos, 2020). Fundadora do PESQUISA GORDA - Grupo de Estudos transdisciplinares das corporalidades gordas no Brasil, idealizadora do projeto lute como uma gorda.
Apresentação:
Mariana Fessel - técnica de programação do Sesc Santos, com atuação no Turismo Social.
26 de agosto, quinta-feira
"A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura"
O debate tem o objetivo de discutir as reinvenções da vida cotidiana produzidas a partir dos impactos da pandemia, mais especificamente, refletir sobre de que forma nossos novos hábitos culturais, digitais e de saúde contribuíram para uma reconstrução das nossas maneiras de viver. Na ocasião, também será lançada a pesquisa que o Sesc São Paulo realizará sobre os impactos na vida cotidiana produzidos pela pandemia de coronavírus.
Participantes:
Ricardo Rodrigues Teixeira - médico sanitarista, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.
Rogério da Costa Santos - filósofo, professor e vice coordenador do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
Sabrina Ferigato - terapeuta ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva e Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufscar.
Mediação e apresentação:
Jair de Souza Moreira Jr - cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia Social pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
28 de agosto, sábado
"A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial"
A mesa debate o livro "Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial: uma análise comparativa entre Brasil e Itália" (EDUFBA, 2020), que resulta da aproximação de pesquisadores brasileiros vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (Unifor) e italianos ligados à Universidade de Milão - Bicocca e à Unitelma Sapienza (Roma). Os autores se reuniram para investigar os processos de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) em seus países, considerando os aspectos normativos singulares e aquilo que têm em comum, respectivamente, a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, o Decreto Brasileiro do Registro e o Artigo 7-bis do Código (italiano) dos Bens Culturais e das Paisagens.
Participantes:
Humberto Cunha Filho - professor de Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza, presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, autor do livro "Teoria dos Direitos Culturais" (Edições SESC-SP, 2018), e advogado da União.
Mário Pragmácio - advogado, doutor em Direito pela PUC-RIO e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. É professor do Departamento de Arte da UFF e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN.
Anita Mattes - doutora em Direito pela Université Paris-Saclay (Paris 11). Pesquisadora do Centre d'Étude et de Recherche em Droit de l'Immatériel (CERDI/Saclay). Conselheira Fiscal do IBDCULT. Advogada do Studio Mattes.
Mediação:
Rodrigo Vieira Costa - coordenador do curso de Direito e docente da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Mossoró (RN). Coordenador do DiGiCULT/UFERSA. Doutor em Direito pela UFSC. Membro do IBDCULT.
Apresentação:
Danilo Cymrot - doutor em Direito pela USP. Pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.
Saiba +: sescsp.org.br/doemesabrasil
MESA BRASIL SESC SÃO PAULO
Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.
Saiba+ sescsp.org.br/mesabrasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário