![]() |
| Apresentação pode ser vista on-line Foto: Divulgação |
Fundado em 1980, o Sarandeiros é vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Atualmente, é considerado um dos melhores grupos de dança do Brasil voltados para a divulgação da cultura nacional, tendo representado o país em diversos eventos internacionais. Seu trabalho é desenvolvido a partir de extensa pesquisa do folclore e artes populares brasileiras.
Na apresentação pelo Circuito Cultural UFMG, o grupo se volta à expressão cultural de Minas Gerais, trazendo a quadrilha típica, uma homenagem ao Vale do Jequitinhonha com a dança das Lavadeiras, a dança do Catopê (inspirada pelas festas de Congado espalhadas por todo o estado) e a dança do Catira e do Batuque de Viola (na tradução das danças do período dos Festejos das Folias de Reis).
O Circuito
O Circuito Cultural UFMG é um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.
Circuito Cultural UFMG #emcasa: Sarandeiros Dançam Minas Gerais
7/7, às 19h
www.youtube.com/culturaufmg
Coreografias e Direção Geral: Gustavo Côrtes
Direção Artística: Petrônio Alves
Coordenação de Ensaios: Luiza Rallo e Marcos Liparini
Preparação Física: Diego Marcossi e Mariana Gomes.
Integrantes do Grupo Sarandeiros.
Produção: Larissa Meira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário