Translation

sábado, 30 de maio de 2020

É preciso reinventar na pandemia

Por: Ricardo Bello

Quem poderia imaginar que o mundo ficaria em quarentena em pleno século 21? Por mais que se tenha a tecnologia, modernos computadores, telefonia avançada e uma medicina mais prática do que há alguns anos, fomos surpreendidos por um detalhe fundamental: a higiene. O que antes era esquecido precisa ser sempre lembrado. O que era tido como certo nos hábitos, hoje é errado. Precisamos nos readaptar ao mundo e nos reinventar.


Quantas coisas essa pandemia fez o mundo enxergar? O cuidado com a higiene e a saúde, o planejamento financeiro. Até há pouco tempo, muitos gastavam até sem saber como pagar depois, usando cartões de crédito. Todos os anos,as televisões brasileiras mostravam a mesma rotina no final de ano  com as compras de Natal e o desespero no começo do ano seguinte com os boletos e a chegada de impostos como o IPTU, IPVA, material escolar e outros pagamentos.

No carnaval, quanto mais gente nos blocos e desfiles, melhor. O que hoje entendemos como aglomeração era sinônimo de eventos bem sucedidos.
Essas e outras mudanças chegaram numa nova era. Precisamos ter um novo olhar para o dito "novo normal". Mudar percepções, atitudes e até sentimentos. A indiferença,  por exemplo, pode ser trocada pela compaixão.

A pandemia levou ricos e pobres a mesma condição e vemos na prática que atitudes podem salvar vidas. Muita gente tem as máscaras caseiras, que ajudam a prevenção do contágio, mas ainda há os que não usam por falta de condição. Com um olhar solidário, podemos ver que ajudando o próximo as pessoas ajudam a si mesmas. A doação de máscara pode proteger a vida de quem recebe e consequentemente de várias outras pessoas que ele ou ela se aproximar. Lembrando que um dia também podemos precisar de algum tipo de ajuda e é genial contar com o apoio nas horas difíceis.

É preciso se revinventar, criar novas estratégias para conseguir viver e sobreviver nesses novos tempos. E se transmitir algo, que seja uma mefnsagem positiva, uma visão de esperança, um afeto, uma palavra amiga. 

Como dizem, precisamos tocar a vida...sejamos então os instrumentos da paz e usemos os nossos dons para transformar o novo normal em força para enfim...fazermos a coisa certa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário