Translation

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Paulinho Pedra Azul com Orquestra Opus em única apresentação

Grandes sucessos ganham versão acompanhada pela
orquestra - Foto: Ludmila Loureiro
Paulinho Pedra Azul vai cantar pela primeira vez suas poéticas canções ao som dos arranjos magistrais da Orquestra de Câmara Opus. O encontro será na sexta-feira (13) às 20h30, no Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. 

No repertório, canções marcantes da carreira do artista, como Ave Cantadeira, Jardim da Fantasia, Precisamos de Amores, Cortinas de Ferro, Vagando, Cantar, além de relembrar influências dos compositores como Milton Nascimento, Tom Jobim, Clube da Esquina, Beatles, Paulinho da Viola entre outros, com as músicas Travessia, The Long and Winding Road, As Vitrines, Besame, Eu sei que vou te amar e Ame. Há algum tempo temos o desejo de realizar este espetáculo, mas somente agora conseguimos conciliar as agendas. O Paulinho é um artista muito importante e representativo da música mineira. Aprecio muito a maneira simples com que nos coloca a ouvir e cantar suas canções, repletas de harmonias de bom gosto e letras cheias de sentimento, diz o maestro da Orquestra Opus, Leonardo Cunha.

A Orquestra Opus conta com o patrocínio da Tracbel, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.

Paulinho Pedra Azul

O cantor, compositor, poeta, escritor e pintor Paulinho Pedra Azul gravou quatro CDs (Primavera, Verão, Outono e Inverno), com 65 faixas, para celebrar seus 35 anos de carreira. É um dos mais importantes artistas mineiros. Com mais de 150 parceiros musicais, em que ele sempre foi o letrista, tem 30 álbuns lançados de forma independente, sem leis de incentivo. Comemora 65 anos de vida, com 17 livros. Registrado como Paulo Hugo Morais Sobrinho, nasceu no dia 03 de agosto de 1954 na cidade do Vale do Jequitinhonha chamada Pedra Azul. O nome artístico veio justamente do nome de sua cidade. Paulinho Pedra Azul é o segundo artista mineiro mais popular no estado, segundo pesquisas feitas pela Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes. Não há dúvida alguma que Paulinho é um poeta das canções e das telas pintadas: são mais de 200 quadros.

ORQUESTRA DE CÂMARA OPUS

As orquestras de câmara são, por conceito, compostas por um número menor de músicos e instrumentos em relaçãàs orquestras sinfônicas e filarmônicas. As orquestras de câmara foram criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos, mas não menos exemplares. Desde 2006, a Orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto Orquestrando Brasil realizando apresentações em mais de cem cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra.

A partir do lançamento do CD Orquestrando Brasil, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru  Lima e Cuzco  e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha  Munique, Potsdam e Berlim  e Franç Paris. As apresentações levaram um pouco do trabalho da Orquestra para outros países e culturas representando com orgulho a beleza e riqueza da cultura brasileira. Também em 2011, a OPUS registrou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. Neste álbum, a Orquestra gravou obras tradicionais do repertório camerístico escrito para orquestra de cordas, pelos compositores E. Elgar, G. Holst e B. Britten. Entre os artistas convidados que se apresentaram com a Orquestra OPUS estão: Leo Jaime, Maria Gadú, Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Daniela Mercury, Ana Carolina, Nando Reis, Sandra de Sá, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha) e Jitka Hosprová (viola/República Tcheca).

Orquestra de Câmara Opus recebe Paulinho Pedra Azul
Data/horário: 13 de dezembro (sexta-feira), às 20h30
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube
Endereço: Rua da Bahia, 2244 - Bairro de Lourdes - Belo Horizonte
Ingressos: De R$25,00 a R$50,00
Venda: Site Eventin (https://www.eventim.com.br/e bilheteria do teatro
Classificação: Menores de 10 anos devem entrar acompanhados dos pais e/ou respnsáveis legais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário