'O doce e o amargo’, premiado na categoria Conto, será lançado por João Gabriel Paulsen no próximo dia 3, no Sesc Palladium
#SescMinas
Vencedor do ‘Prêmio Sesc de Literatura 2019’, o juiz-forano João Gabriel Paulsen vem a Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro, para lançar a obra que lhe rendeu o título de melhor ‘Conto’ na premiação. A cerimônia de lançamento de ‘O doce e o amargo’ será, às 19h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro) e contará com um bate-papo entre o autor Felipe Holloway, também vencedor do prêmio na categoria ‘Romance’, mediado por Carlos Herculano. A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes do evento e espaço sujeito a lotação.
Lançado pelo Sesc em 2003, o ‘Prêmio Sesc de Literatura’ é reconhecido como uma das mais importantes premiações do gênero no país, e identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além destes autores serem incluídos em programações literárias do Sesc, o Prêmio abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. O concurso cumpre, ainda, um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
Nos últimos anos os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura também se destacaram em importantes premiações. Entre eles estão Franklin Carvalho, ganhador com o Romance ‘Céus e Terra’, em 2016, e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2017; Sheyla Smanioto Macedo, vencedora da edição 2015, com o Romance ‘Desesterro’, que conquistou o Prêmio Machado de Assis 2016; Marcos Peres, autor de ‘O Evangelho Segundo Hitler’, vencedor do Prêmio SP de Literatura 2014 na categoria estreantes; e Debora Ferraz, que escreveu ‘Enquanto Deus não está olhando’, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2015.
A edição 2019 do Prêmio recebeu 1.969 inscrições, número recorde de participação, sendo 926 coletâneas de contos e 1043 romances.
SOBRE O AUTOR JOÃO GABRIEL PAULSEN
Estudante de filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), João Gabriel tem 19 anos e escreve desde os 15, tendo iniciado pela poesia e depois avançado na prosa. Ele confessa que ser vencedor de uma das categorias do Prêmio Sesc de Literatura é uma sensação indescritível. “Receber uma confirmação dessas – de que você produz literatura de qualidade – é fenomenal”, comemora. “Sempre tive muita afinidade com as palavras e leio bastante, o que me levou ao amor pela literatura. A vitória abre uma série de possibilidades no campo da produção literária, é uma indicação do que posso vislumbrar a partir de agora para o meu futuro”, declara João Paulo.
‘O doce e o amargo’ é uma coletânea composta de nove contos que tratam das tensões geracionais e os conflitos ocasionados pelos ritos de passagem. Entre crianças que vão ao enterro da mãe, a busca do amor fugidio como saída para o vazio existencial e um rapaz preso numa cela com um demônio, o livro oscila entre o onírico e o real como plataformas de uma prosa densa e ao mesmo tempo fluente.
Prêmio Sesc de Literatura
Lançamento do livro ‘O doce e o amargo’, de João Gabriel Paulsen
Debate do escritor com Felipe Holloway (vencedor da categoria Romance desta edição do Prêmio)
Mediação de Carlos Herculano | Leitura dramática com Leo Gonçalves
Data: 3 de dezembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte/MG)
Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes do evento. Espaço sujeito a lotação.
Informações para o público: (31) 3270-8100
Nenhum comentário:
Postar um comentário