Translation

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Museu Inimá de Paula inaugura exposição Séries de Inimá

Mostra pode ser visitada até dia 26 de agosto em BH
Foto: Divulgação
O Museu Inimá de Paula apresenta, até o dia 26 de agosto, a exposição Séries de Inimá: Natureza Morta e Composição. A mostra conta com 24 peças e tem como objetivo retratar uma parte do acervo produzido por Inimá de Paula, por olhares e construções simbólicas. O pintor, desenhista, retocador de fotografias e também professor, exibe nesta série a natureza morta.
        
A escolha pelo gênero da natureza morta e sua composição “traz uma sensibilidade específica a partir da representação de objetos ligados a uma ideia de vida privada ou de lugar. Cajus, peixes e lagostas, por exemplo, estão representados neste trabalho e aludem ao litoral”, comenta André Cavióla, curador responsável pela montagem. Entre os quadros dispostos, estão 23 identificados com o tema em questão e uma palheta emoldurada – uma ferramenta utilizada por de Paula para a construção das peças que retratam esse universo.

Suas obras trazem elementos como o uso do branco como cor e o azul em tonalidades mais abertas. Observa-se também, a conexão desses objetos citados com o que está lá fora: o mar, a paisagem além da janela aberta e a abertura para outro espaço ou dimensão. Os tons mais quentes também ganham vez em outros quadros. A preferência pelas cores contribui para a construção de uma ideia de tropicalidade, que é reforçada pelos próprios elementos escolhidos, como bananas, maracujás, mangas e da natureza verdejante.

Em outra série de quadros, é possível observar elementos ligados ao cotidiano do artista como o ateliê, jarras, bules e utensílios domésticos simples que comprovam a imagem de uma pessoa humilde e discreta, sem muita vaidade ou sofisticação para além do trabalho artístico. 
Para completar, o Setor Educativo do museu preparou uma atividade interativa para os visitantes. Em um espaço de criação reservado, o público poderá relacionar-se com certos objetos, além de um cavalete, que podem ser alterados, modificados e até mesmo transformados. As obras produzidas nesse ambiente ficarão para acesso ao público, tornando-se mais um elemento expositivo no espaço. A “Séries de Inimá: Natureza Morta e Composição” conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania e do Banco Santander.

Séries de Inimá: Natureza Morta e Composição
Data: 12 de julho a 26 de agosto
Horário de Funcionamento: terça, quarta, sexta, sábado, das 10h às 18h30; quinta, das 12h às 20h30; domingos e feriados, de 10h às 16h30.
Endereço: Rua da Bahia, 1201, Centro, Belo Horizonte/MG.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário