terça-feira, 14 de maio de 2019

Marcelo Labes e Milton Rosendo no Arte da Palavra do Sesc

Labes conversa com o público nesta quarta-feira
Foto: Divulgação/ Sesc
O Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebe mais uma edição do Arte da Palavra – Rede de Leituras, projeto que percorre o país com debates e oficinas literárias, reunindo escritores de diferentes vertentes da literatura brasileira e também de localidades distintas, permitindo a circulação mais ampla de suas obras e suas ideias. Desta vez, Marcelo Labes, de Santa Catarina, e Milton Rosendo, de Alagoas, foram convidados pelo Sesc a compartilhar experiências e ideias num bate-papo com o público na quarta-feira(15)  às 15h. entrada é franca.
Além da mesa debates os autores também apresentam suas obras e discutem aspectos inerentes à fruição literária, incentivando o gosto pela leitura e escrita.Marcelo Labes publicou cinco obras: Falações [EdiFurb, 2008], Porque sim não é resposta [Antítese, Hemisfério Sul, 2015], O filho da empregada [Antítese, Hemisfério Sul, 2016] e Trapaça [Oito e Meio, 2016]. Integrou a mostra Poesia Agora [edição carioca, 2017]. Tem poemas publicados em MallarmagensLivre Opinião – Ideias em Debate, Ruído Manifesto e Cidadão Cultura
Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas, Milton Rosendo trabalha com literatura brasileira, poesia, intertextualidade, metalinguagem, representação e semiótica. Desde 2016 é mediador dos projetos Pé de Página e Arte da Palavra- Rede de Leituras ambos desenvolvidos pelo Sesc
Lançado em 2017, o Arte da Palavra atua em toda a cadeia literária, desde a formação e divulgação de novos escritores e valorização das obras e autores brasileiros até novas formas de produção e prazer pela leitura.  Ao trabalhar em diferentes frentes, o Sesc vem contribuindo para a democratização do acesso à leitura, abrangendo públicos de diversas faixas etárias. Já se apresentaram no Arte da Palavra – Rede Sesc de Leitura autores de Norte a Sul do país tais como:Luci Colin (SC), Casé Lontra Marques (ES), Cida Pedrosa (PE), Vanessa Trajano (PI), Lívia Nestrovski e Fred Ferreira (RJ), Nilton Resende (AL) e Lívia Nathalia (BA), André de Leones e Jorge Nascimento.
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
Data/Hora: 15 de maio, 15h
Local:  Biblioteca da Escola Sesc de Ensino Médio (Avenida Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá, RJ)
Capacidade: 100 lugares
Classificação: Livre
Entrada: gratuita

Números da falta de leitura: De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope  44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A pesquisa aponta ainda que 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três mesesEntre os que compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. As mulheres continuam lendo mais: 59% são leitoras. Entre os homens, 52% são leitores. A pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.. Entre os que os homens, compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro. As mulheres continuam lendo mais: 59% são leitoras. Entre 52% são leitores. A pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário