Translation

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Sesc Palladium comemora o Dia Internacional da Dança

De 28 de abril a 5 de maio, o Sesc Palladium comemora o Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29, e leva ao público atrações especiais. Na programação do Mix Dança – Semana da Dança no Sesc Palladium, estão espetáculos, oficinas, performance, sessões de cinema e debates relacionados à dança contemporânea, com a participação de artistas nacionais e internacionais. Além disso, a Cia. Sesc de Dança apresenta um espetáculo com as coreografias Terminal A2,Oblivion e o Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes, que integram o repertório da companhia.

O dia 29 de abril foi o dia escolhido pela UNESCO em homenagem ao bailarino francês Jan-Georges Noverre. Com intuito não apenas de celebrar esta data, a programação do Sesc Palladium propõe aos artistas e ao público a discussão e a reflexão sobre o fazer artístico na dança contemporânea, sua diversidade, especificidades, hibridismos e sua relação com o cotidiano e com a vida.

Nesta edição especial do Mix Dança, o centro cultural homenageia Dudude Herrmann, bailarina, improvisadora, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, que comemora 50 anos de carreira. Dudude é reconhecida por sua resistência, persistência e insistência e vem trabalhando a linguagem da improvisação em dança com assiduidade e interesse. Trabalha com artistas da música, teatro e artes plásticas. Ao longo de sua formação teve como fomento o encontro com grupos diversos de arte. Trabalhou como professora e/ou coreógrafa para o Grupo Galpão, Cia. Burlantins, Grupo de Dança 1º Ato, Companhia de Dança Palácio das Artes, Grupo do Beco do Conglomerado Santa Lúcia e Oficinão Galpão Cine-Horto.

Outro destaque da programação no Sesc Palladium é o Motion Bank Lab, projeto de pesquisa da Mainz University of Applied Sciences codirigido por Florian Jenett e Scott deLahunta. Dudude Herrmann, Dorothé Depeauw, Margo Assis e Thembi Rosa serão convidadas da iniciativa, em um momento de troca de experiências e diálogo entre os participantes.

Confira abaixo os detalhes das atividades: 

ESPETÁCULOS

28/04: Cia. Sesc de Dança - Dia Internacional da Dança
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Cia. Sesc de Dança traz um repertório variado que inclui trabalhos relevantes na sua trajetória de cinco anos de existência. Terminal A2 (Alex Soares), Oblivion (Cassi Abranches) e Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes (remontagem de Manoel Francisco) compõem o programa e reafirmam que a diversidade e a capacidade de transitar entre variados estilos de dança é uma das características da companhia, que cada vez se estabelece como um importante grupo na cena mineira e nacional.

1º/05: Sublime Travessia
Ao comemorar 50 anos de atividades artísticas, Dudude Herrmann apresenta sua mais nova obra Sublime Travessia, pautada na urgência da expressão. A necessidade de travessia de um corpo artístico estilizado, potente de intuição e instinto, aguçado de perceptividades eletivas que repousam no campo das afetividades e estão disponíveis para os estímulos brasis. A travessia se faz imbuída de capturas sensíveis, midiáticas, publicando no espaço da expressão o tão sublime que possa ser “pátria nossa idolatrada salve, salve”!

02/05: Bols & Worp - Motion Bank Lab Brasil 
Bols & Worp é o trio de dança, som e luz de Dorothé Depeauw, Matthias Koole e Flávia Mafra. B&W explora a interação entre três personagens: som, movimento e luz. Os personagens têm diferentes correlações. Deslocam-se, sincronizam-se, se complementam, resistem covardemente às ameaças, jogam na cara e ficam mudos. Também abrem liberdades de ver e fazer. Transformam o outro, se engasgam em repetições e polifonia de movimentos. Estancam-se, não resistem à própria violência. Sobrecarregam-se. O espetáculo acontece no palco do Grande Teatro e a capacidade é reduzida a 100 lugares.

PERFORMANCE

28/04: Le balai est la même chose que le ballet com Dudude Herrmann
A vassoura objeto funcional nas ações ordinárias do viver. O ato de varrer desliza para a ação do dançar. Deslizar, correr, varrer, escorregar, cantar, delirar, limpar, agir transitando entre espaços para assim desenhar um talvez espaço possível em que através da repetição, da insistência ganha volume, porosidade e re significâncias singulares.

ESPETÁCULO DIDÁTICO – CIA. SESC DE DANÇA

30/04: O projeto tem como objetivos despertar o interesse pela dança, possibilitar a experimentação artística e potencializar a difusão e a democratização do acesso à cultura. Além de experiência de desfrutar de um espetáculo de qualidade, serão realizadas atividades interativas de cunho educativo visando desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do espectador e aproximá-lo do universo da dança. Dessa forma, o público poderá aprender um pouco sobre o contexto da dança, sua história, o trabalho dos bailarinos, a técnica e outros temas relacionados. As atividades são gratuitas e direcionadas a estudantes de escolas públicas e particulares, escolas de dança, música e teatro, projetos sociais e grupos de idosos.

CINEMA

28/04: Filme Memória Silenciosa
O filme Memória Silenciosa, média metragem é um desdobramento do espetáculo Outro em si, coreografado por Fernanda Lippi em 2017 para a Cia. Sesc de Dança. A direção do filme é de Andre Semenza e Fernanda Lippi.

30/04: Filme Pendular. Direção: Júlia Murat – 2017, Brasil, Argentina e França
Em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.

BATE-PAPO

02/05: Debate Possibilidades de formação em dança: compartilhando experiências
Neste encontro, profissionais com atuações em diferentes instituições e projetos compartilham suas experiências sobre formação em dança. Convidados: Marise Dinis (Núcleo de Formação em Dança - Sesc Cenário), Rodrigo Cruz (Decanto de Dança) e Márcia Neves (Arena da Cultura). Mediação: Carol Fescina (Sesc).

03/05: Conversa Acervos Digitais em Dança _ Motion Bank Lab Brasil
O bate-papo terá a participação de Carla Fernandes (Universidade Nova de Lisboa) & Scott deLahunta (Motion Bank) que vão debater sobre os acervos digitais, notação e plataformas online de dança contemporânea. Transmedia Knowledge Base (TKB) e Black Box de Carla Fernandes; Motion Bank e os Choreographic Coding Labs (CCL), coordenados por Scott deLahunta serão os principais projetos a serem demonstrados neste encontro.

04/05: No Sofá com Dudude com Dorothé Depeauw & Margô Assis - Motion Bank Lab Brasil
Iniciativa de Dudude Herrmann e acolhida pela Casa Manga por Thembi Rosa - artista de dança. A ideia é fortalecer e desencadear conhecimentos com os colegas do ofício da dança e seus desdobramentos derivantes. Tendo como foco o encontro, o reconhecer-se junto apontando para um avanço tanto afetivo colaborativo e descobridor de modos de existir neste início de século XXI.

05/05: Conversa Dança e Tecnologia com Daniel Bisig _ Motion Bank Lab Brasil
Daniel Bisig tem mestrado e doutorado em Ciência Natural, é pesquisador sênior no Institute for Computer Music and Sound Technology na Universidade de Artes de Zurique na Suíça. Desenvolve trabalhos no campo da Inteligência Artificial e Arte Generativa. Na conversa irá compartilhar alguns dos seus trabalhos neste campo de atuação.

OFICINAS

1º/05 a 05/05: Oficina Motion Bank Lab Brasil
Oficina de dança contemporânea dentro do projeto Motion Bank Lab Brasil com as coreógrafas locais que integram esta edição: Dudude Herrmann, Dorothé Depeauw, Margô Assis e Thembi Rosa.
Horários:
Quarta, dia 1º/05, das 15h às 17h – Thembi Rosa e Margô Assis
Quinta, dia 2/05, das 15h às 19h - Dorothé Depeauw + Thembi Rosa e Margô Assis
Sexta, dia 3/05, das 15h às 16h30 - Thembi Rosa e Margô Assis
Sábado, dia 4/05, das 17h30 às 19h – Dudude Herrmann
Inscrições aqui até 17/04
15 vagas.
Data de divulgação dos selecionados: 22/04/19
Período de inscrição dos selecionados: 23 a 30/04/19
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)

PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA – SESC CENÁRIO

24/04 a 27/04: Oficina Sesc Dramaturgias da Dança com Rodrigo Cruz
Por meio do compartilhamento de práticas e experimentações do artista Rodrigo Cruz, a oficina busca contribuir para o desenvolvimento de um corpo cênico, conscientizando-o enquanto corpo criativo, orgânico, energético e sensorial, capaz de se sustentar sozinho, desprovido de grandes aparatos materiais e tecnológicos. O processo envolve o estudo de sequências coreográficas e partituras rítmicas básicas, exercícios respiratórios e de voz, bem como jogos e outras práticas que incitam a ludicidade, a dramaturgia corporal e a espontaneidade.

INTERVENÇÃO URBANA

03/05: Parquear Bando Motion Bank Lab Brasil – com a participação da Cia. Sesc de Dança, Margô Assis, Thembi Rosa e convidados

Parquear Bando é uma intervenção urbana realizada a partir de uma chamada aberta para interessados em praticar uma atividade coletiva, experimentando a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição. Uma coreografia nômade, múltipla, um itinerário de atravessamentos, conexões, contemplação, respiração, intervenção e composição com os outros e com os lugares. Parquear Bando teve sua estreia em 2015 no FID BH, apresentou-se no Horizontes Urbanos, Sesc SP, XYZ Brasília, Jornadas de Dança (Bahia) e FIDCU Uruguai, México.

EXPOSIÇÃO: CIA SESC DE DANÇA – 5 ANOS

De 1º a 5 de maio, o Mezanino do Sesc Palladium recebe a exposição de fotos, vídeos e figurinos da Cia. Sesc de Dança. Uma amostra da trajetória vivida pela companhia em seus cinco anos de existência. A visitação é gratuita.

LAB MOTION BANK BRASIL

Motion Bank (MB) é um projeto de pesquisa da Mainz University of Applied Sciences codirigido por Florian Jenett e Scott deLahunta. MB é dedicado à pesquisa, documentação e tradução de práticas de dança contemporânea para formatos digitais, com o foco em notação e gravação. O objetivo do Lab em Belo Horizonte é fomentar o diálogo entre o MB e coreógrafas locais: Dudude Herrmann, Dorothé Depeauw, Margô Assis e Thembi Rosa. Oficinas, apresentações e conversas abertas ao público fazem parte da programação. MB Brasil é coordenado por Scott deLahunta e Thembi Rosa e tem a participação de Luiz Naveda (Brasil), Carla Fernandes (Portugal) e Daniel Bisig (Suíça). Motion Bank Lab Brasil tem o apoio da Fundação Suíça para Cultura Pro Helvetia «COINCIDÊNCIA – Intercâmbios Culturais Suíça - América do Sul, em parceria com o Sesc Palladium e o Goethe-Institut.

Programação de dança de abril do Sesc Palladium

Cia Sesc de Dança - Dia Internacional da Dança
Data: 28/04/19
Horário: 19h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: R$20 (inteira)*
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Performance Le balai est la même chose que le ballet com Dudude Hermann
Data: 28/04/19
Horário: 18h
Local: Foyer Augusto de Lima (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Filme Memória Silenciosa – Cia Sesc de Dança
Data: 28/04
Horário: 17h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão
Duração: 35 min.
Classificação: 10 anos

Filme Pendular
Data: 30/04/19
Horário: 20h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão
Duração: 108 min.
Classificação: 18 anos

Espetáculo didático – Cia. Sesc de Dança
Data: 30/04/19
Horário: 14h30
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Vagas limitadas. Para participar é preciso enviar um e-mail para ciadedanca@sescmg.com.br
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Exposição: Cia Sesc de Dança – 5 anos
Data: 1º a 5/05/19
Horário: 9h às 21h - durante a programação aberto do motion Bank Lab Brasil
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Espetáculo Sublime Travessia
Data: 1º/05/19
Horário: 19h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: R$20 (inteira)*
Duração: 50 min.
Classificação: 12 anos

Debate - Possibilidades de formação em dança: compartilhando experiências
Data: 02/05/19
Horário: 19h
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de senha 30 minutos antes do evento. Sujeito a lotação.
Duração: 90 min.
Classificação: livre

Bols & Worp - Motion Bank Lab Brasil
Data: 02/05/19
Horário: 20h30
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: R$20 (inteira)*
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Conversa Acervos Digitais em Dança _ Motion Bank Lab Brasil
Data: 03/05/19
Horário: 20h
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 90 min.
Classificação: livre

Parquear Bando Motion Bank Lab Brasil
Data: 03/05/19
Horário: 15h30
Local: sairá da entrada da Rua Rio de Janeiro no Sesc Palladium e seguirá até a Praça 7 .
Entrada: gratuita
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Roda de Conversa - No Sofá com Dudude com Dorothé Depeauw & Margô Assis - Motion Bank Lab Brasil
Data: 04/05/19
Horário: 20h
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 90 min.
Classificação: livre

Conversa Dança e Tecnologia com Daniel Bisig _ Motion Bank Lab Brasil
Data: 05/05/19
Horário: 18h30
Local: Mezanino (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Entrada: gratuita
Duração: 120 min.
Classificação: livre

PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA

Oficina Sesc Dramaturgias da Dança. Percurso: corpo pronto!
Ministrante: Rodrigo Cruz
Data: 24, 25, 26 e 27/04/19
Horário: 8h30 às 13h30
Local: Sesc Cenário – Rua Viana do Castelo, 679 Bairro São Francisco – Belo Horizonte – MG
Carga horária: 20 horas
Público-alvo: artistas e estudantes de dança, teatro, circo e demais interessados com vivência em alguma das artes do corpo
Idade: 16 anos
Número de vagas: 20
Atividade gratuita
Informações e inscrições: Sesc Cenário - (31) 3439-8987 – cenario@sescmg.com.br


*Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 60% de desconto no valor da inteira.

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Nenhum comentário:

Postar um comentário