Translation

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Museu de Congonhas encerra atividades de 2018 do projeto Maleta Futura

Turma de adolescentes da oficina se reúne no museu
Foto:Eliane Gouveia
O Museu de Congonhas encerra na próxima quarta-feira (5), a partir das 14h, as atividades de 2018 do Maleta Futura – Juventudes, projeto iniciado em abril deste ano e que segue até 2019, em uma parceria entre o Canal Futura, Oficina de Imagens e o Museu de Congonhas. A programação do encerramento inclui a oficina de fotografia “Um olhar para o patrimônio”; o painel de artes “Galeria da Vida”; a oficina de Rap “Minha Comunidade” e a oficina de customização de camisas “Museu Para Todos”, sendo todas as atividades gratuitas. Os participantes serão jovens, de 13 a 24 anos, das instituições parceiras: Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro Especializado em Assistência Social (CREAS) e demais projetos sociais do município que trabalham com esse público.  

Ao longo de 2018, cerca de 200 jovens foram contemplados pelo projeto. O objetivo do Maleta Futura – Juventudes é disponibilizar ao jovens, conteúdos educativos audiovisuais produzidos pelo Canal Futura para gerar discussões importantes na sociedade, trazendo temas como educação, sexualidade, identidade de gênero, racismo, feminicídio, extermínio da juventude negra, preconceito, uso consciente das redes sociais, oportunidade no mercado de trabalho, entre outros. Em Congonhas, os assuntos estão sendo abordados por meio de oficinas, palestras, exibição de filmes e documentários com adolescentes e jovens atendidos por entidades e projetos sociais do município que trabalham com esse público.  

“O Museu de Congonhas, desenvolve a temática “Museu para todos” com o intuito de trazer para dentro do museu todos os públicos, independente de idade, classe social, opção de gênero, ideologia ou religião. Também levamos o conteúdo do Museu a quem não pode vir até nós. Essa parceria com o Maleta Futura nos proporciona encontrar mais amplamente o público jovem, em vulnerabilidade social e que, muitas vezes, só precisa de uma oportunidade para adquirir conhecimento , cultura e para desenvolver seus talentos”, avalia Sergio Rodrigo Reis, presidente do Museu de Congonhas. 
Maleta Futura e Museu de Congonhas 
O projeto Maleta Futura – Futura veio como grande parceiro para a realização do tema proposto em 2018 pelo Museu de Congonhas “Museu para todos”, oferecendo recursos para trabalhar com a comunidade jovem, em todos seus segmentos. Para o Maleta Futura ter seguimento na cidade de Congonhas, o Museu de Congonhas selou importantes parcerias com o CRAS Dom Oscar, CRAS Alvorada, CREAS, Projeto Garoto Cidadão e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Em 2018, o setor educativo do Museu de Congonhas recebeu treinamento para trabalhar com o Maleta Futura para adequá-lo e desenvolvê-lo na comunidade. Foram realizadas: visitas a entidades com atendimento aos jovens em vulnerabilidade social para ouvir as demandas; oficina “Adolescentes Online: Qualidade de vida e uso das redes sociais”; lançamento da #PRECONCEITOPRAQUE? com o tema Feminismo, - a ideia é sempre haver debates para abordagens dos vários preconceitos sociais que envolvem os jovens-; oficinas de fotografia e vídeo.  As visitas geraram curiosidade dos jovens a outros projetos desenvolvidos pelo Museu de Congonhas, como o Poesia e Música no Museu.

 Encerramento Maleta Futura 2018 
Dia 5 de dezembro, quarta-feira, a partir das 14h, no Museu de Congonhas (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77, Basílica, Congonhas do Campo - MG). 
Informações: (31) 3731 6747.

Nenhum comentário:

Postar um comentário