Translation

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Sesc Palladium homenageia o compositor e violonista mineiro Chico Mário

Chico recebe homenagem com show no Sesc Palladium
Foto: Divulgação
Em agosto, o Sesc Palladium presta uma homenagem ao compositor e violonista mineiro Chico Mário - irmão do sociólogo Betinho e o cartunista Henfil -, que completaria 70 anos neste ano.

 Para isso, o centro cultural realiza uma série de atividades em diversas áreas artísticas. Para começar, o Dia dos Pais será especial, com mais uma edição da Série Domingos Clássicos, no dia 12. A Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, homenageia o músico mineiro, contando a história do Brasil, através do tempo e dos grandes acontecimentos históricos e musicais do país: da descoberta, passando pela chegada da família real, a origem do samba, da bossa nova, pelas ditaduras na América Latina, até as Diretas Já. Com arranjos de Jaime Alem, o espetáculo contará com a presença de dois dos filhos de Chico Mário, Karina e Marcos. Os ingressos custam R$20 (inteira) e os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 60% de desconto no valor da inteira.

No dia 21 de agosto, o Cine Sesc Palladium exibirá o filme 3 irmãos de sangue. Três irmãos brasileiros: Betinho, Henfil e Chico Mário, cujas vidas se confundem com a própria história política, social e cultural do Brasil. Muitas lutas marcaram a vida dos três – contra a hemofilia, a ditadura, e contra a fome e a Aids. Cada um contribuiu para transformar o Brasil num país melhor: Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor; e Chico Mário, com suas músicas. O documentário mostra o ambiente familiar em que os irmãos cresceram e a trajetória de cada um. Entre os entrevistados para o filme estão Aldir Blanc, Ivan Lins, João Bosco, Joyce, Millôr Fernandes, Wagner Tiso, Fernando Brant e Ziraldo. Serão realizadas duas sessões, às 17h e às 19h (com pocket show de Marcos Souza e Karina Souza, além de debate após a sessão). A entrada é gratuita e a retirada de ingressos será realizada com 30 minutos antes da sessão.

No dia 22 de agosto, às 18h, será realizada uma Roda de conversa com Marcos Souza, Nivia Souza, o Maestro Rodrigo Toffolo e Kiko Ferreira, em que serão apresentados trechos do livro inédito da viúva de Chico Mário. Ainda no dia 22, às 20h, o Sesc recebe o Prêmio Chico Mário de Violão, que celebra a obra do compositor mineiro, expoente da música instrumental nacional e pioneiro na produção de discos independentes. O maior prêmio de violão popular do Brasil tem o intuito de resgatar e preservar a memória do músico. Doze violonistas selecionados irão concorrer a prêmios de primeiro a quinto lugar e, ao final, os violonistas do Duofel, jurados do prêmio, farão um pocket show. O Sesc apoia a iniciativa.

Já no dia 23 de agosto, o Cine Sesc Palladium exibirá o filme Betinho a Esperança, que aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 1980 foi contaminado pelo vírus HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que revelam um personagem essencial na História do Brasil. Serão exibidas duas sessões, às 17h e às 19h (com debate em seguida). A entrada para as sessões é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes.

Programação Chico Mário 70 anos

Série Domingos Clássicos - Ressurreição - Chico Mário 70 anos
Data: 12/8
Horário: 11h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro,Belo Horizonte - MG)
Entrada: R$20 (inteira). Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 60% de desconto no valor da inteira.
Duração: 75 min.
Classificação: livre

Sessão do filme 3 irmãos de sangue
Data: 21/8
Horário: 17h e 19h (debate em seguida e pocket show de Marcos Souza e Karina Souza)
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte - MG)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão
Duração: 104 min
Classificação: livre

Roda de conversa com Marcos Souza, Nivia Souza, Maestro Rodrigo Toffolo, Kiko Ferreira e trechos do novo livro inédito da viúva de Chico Mário
Data: 22/8
Horário: 18h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro,Belo Horizonte - MG)
Entrada: gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
Duração: 18h às 20h
Classificação: livre

Sessão do filme Betinho a Esperança
Data: 23/8
Horário: 17h e 19h (debate em seguida)
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro, Belo Horizonte - MG)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão
Duração: 90 min
Classificação: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário