Translation

terça-feira, 6 de março de 2018

Campanha direcionada ao público masculino visa a combater a violência contra a mulher

Campanha incentiva a conscientização contra a violência
Foto: Divulgação
A segunda fase da campanha #NAOSEJAESSECARA, idealizada pelo publicitário Fred Izak, será oficialmente lançada nesta quarta-feira(7), véspera do Dia Internacional da Mulher, em um evento para convidados na loja da marca Regina Salomão, no Gutierrez. Com a comunicação totalmente voltada para os homens, esta é a primeira vez que uma campanha fala diretamente com o potencial agressor e não com a vítima. “Fizemos questão de direcionar o foco para o público que estatisticamente é o maior responsável pelas agressões, e que precisa se conscientizar para não agir dessa forma, evitando, assim, o mal pela raiz”, explica Izak.

No ar desde fevereiro, o teaser da campanha foi espalhado em placas de outdoor por toda a cidade, com vários dizeres para instigar a atenção dos cidadãos: #NAOSEJAESSECARA... “que dá carona com segundas intenções”, “... que chantageia”, “... que acha que ela ´tá pedindo´”, “... que não aceita não”, “... que agride”, “... que acredita que estar bêbado é desculpa”, foram algumas das frases de efeito que chamaram a atenção para a iniciativa, que tem apoio institucional da Polícia Civil de Minas Gerais.

Nesta segunda etapa, Izak convoca a população e formadores de opinião para participarem ativamente da campanha, vestindo a camisa e dando o seu recado. Convidado para ser um dos embaixadores do #NAOSEJAESSECARA, o deputado estadual Fred Costa é antigo aliado da causa. Seu engajamento em ações protetivas voltadas para as mulheres vem desde quando era vereador de Belo Horizonte. Em 2011, o parlamentar aprovou uma lei que obriga a divulgação anualmente dos índices estaduais de criminalidade contra a mulher. Além disso, também é autor do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa, propondo a criação de um aplicativo que permite às mulheres com medidas protetivas acionarem imediatamente as autoridades policiais em situações de emergência. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais. Também foram convidados a participar como embaixadores da campanha atletas e artistas da cidade, como o ator Carlos Nunes, atualmente em cartaz com a peça “Como sobreviver em festas e recepções com o buffet escasso” e a dupla sertaneja Rick e Ricardo.

Outras ações em breve tomarão conta da cidade. Uma delas é a parceria com o Motel Green Park, localizado no trevo de Sabará, que distribuirá cartilhas da campanha para conscientização de seus hóspedes. “Vamos aproveitar o mês das mulheres para engajar os homens a não serem esses caras que abusam delas. O ambiente de motel pode ser uma desculpa para esse tipo de atitude, mas nós não compactuamos com isso e fazemos questão de dar a nossa contribuição para que essa triste realidade mude”, afirma o proprietário do empreendimento, Douglas Drumond.

Uma mulher é vítima de agressão no Brasil a cada quatro minutos, sendo que no intervalo de uma hora e meia ocorre um novo feminicídio. A maior parte da população conhece algum homem que já agrediu uma mulher. “Nosso objetivo é diminuir drasticamente esses números, e isso começa com a conscientização do agressor. Por isso, precisamos passar uma mensagem clara e objetiva: #NAOSEJAESSECARA. E nada melhor do que falar desse assunto próximo a uma data que marca a luta das mulheres”, finaliza Izak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário