Translation

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Yuri Guerra Faz Releituras Musicais em Novo Espetáculo

Yuri Guerra -  Foto:Marcelo Alcântara
Em seu novo projeto, “Na Corda da Vitrola”, o artista revive grandes sucessos do período radiofônico do Brasil, com apresentações no Museu de Arte da Pampulha e no Café com Letras, no CCBB

O cantor lírico belo-horizontino Yuri Guerra apresenta espetáculo “Na Corda da Vitrola”, com releituras de grandes artistas do período radiofônico brasileiro, entre eles Vicente Celestino, Dalva de Oliveira e Nelson Gonçalves. No sábado, 17 de dezembro, o show acontece a partir das 18h30, com entrada gratuita no Museu de Arte da Pampulha, mais recente patrimônio da humanidade no Brasil, localizado na Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha. Já na segunda-feira, 19 de dezembro, o artista se apresenta no Café com Letras do CCBB, localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, às 20h, com couvert artístico no valor de R$12,50.

O novo projeto de Yuri Guerra, “Na Corda da Vitrola”, traz o seu trabalho crossover, no qual interpreta músicas populares utilizando a técnica do canto lírico. “Fazer essa junção do período radiofônico brasileiro e a música clássica é uma boa combinação, na medida que muitos artistas do período da rádio tinham influências da música erudita em sua formação, como é o caso de Vicente Celestino”, destaca Yuri.

No repertório também estarão Francisco Alves, Dalva de Oliveira, Luiz Bonfá, Nelson Gonçalves, Vicente Celestino e Maysa. Os artistas são retomados com o objetivo de resgatar canções que fazem parte da história da Música Popular Brasileira. Yuri Guerra destaca que a seleção tem uma relação afetiva para ele. “Escolhi cantores que me marcaram. Minha avó me introduziu neste repertório quando ainda era criança, e eu sempre tive curiosidade de conhecer mais os artistas: pesquisava trechos das músicas e acabava me deparando com grandes nomes” afirma o músico.
O espetáculo conta ainda com canções de Villa-Lobos, considerado o maior compositor das Américas. “Villa-Lobos é o pai da canção. Algumas composições seguem este estilo popular, como é o caso de Viola Quebrada e Melodia Sentimental, com letra de Dora Vasconcelos, que chegou a ser gravada anos depois por cantores como Maria Betânia e Ney Matogrosso” destaca Yuri Guerra.

Lançamento DVD  e site;
Nas apresentações o artista também lançará seu novo DVD, com a gravação do concerto “Um Espetáculo para Villa-Lobos”, realizado em 2015 na Fundação de Educação Artística. O show, produzido com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi criado com o intuito de levar o público a um lugar onde a música, o folclore, o ritmo e a cultura brasileira se encontram. Nele, Yuri Guerra resgata um repertório pouco conhecido do compositor e cria a partir de projeções durante a apresentação um dia na floresta, promovendo interação entre a música e a plateia.
O DVD estará disponível na pré-venda no site do artista www.yuriguerra.com. A página relançada neste mês, traz informações sobre a trajetória do artista, seus novos projetos e trabalhos já realizados.

Sobre Yuri Guerra
O belo-horizontino Yuri Guerra descobriu muito cedo seu talento e vocação para música. Aos oito anos ingressou no coral da Fundação Torino Escola Internacional. Em pouco tempo, tornou-se o primeiro solista. Estudou na St. George's School, em Vancouver (Canadá) e na renomada Vancouver Academy of Music, onde permaneceu até 2014, sob orientação do maestro David Meek. Atualmente, reside em Bologna (Itália), onde é aluno regular do tradicional Conservatorio Giovanni Battista Martini.

Yuri é baixo-barítono e estuda técnica vocal de ópera com a orientação do tenor e maestro português Fernando Cordeiro Opa. Já realizou apresentações na Basilica di San Martino Maggiore, na Cappella Farnese, Museo della Musica e na Sala Bossi, um dos maiores espaços dedicados à concertos de Bologna.

Yuri Guerra – Na corda da Vitrola 
Data: Sábado, dia 17 de dezembro.
Horário: 18h30.
Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha - Belo Horizonte - MG).
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos do show uma hora antes do espetáculo.

Data: Segunda-feira, dia 19 de dezembro.
Horário: 20h.
Local: Café com Letras do CCBB (Praça da Liberdade).
Couvert Artístico: R$ 12,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário