Translation

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Obras de Inimá de Paula em Exposição Gratuita

Obras de Inimá encantam os visitantes
Foto: Divulgação
Conhecido como "fauve brasileiro", o artista mineiro Inimá de Paula explorou as possibilidades das cores em suas composições, tendo o seu trabalho algumas vezes comparado ao de Matisse, criador do fauvismo no início do século passado na França. Sua produção transitou entre paisagens – sua marca registrada –, retratos, naturezas mortas e trabalhos abstratos. A partir de hoje os visitantes do Museu Inimá de Paula podem conferir algumas dessas obras na exposição "Presença de Inimá”.

De acordo com a curadora do museu, Guiomar Lobato, os 26 quadros estão agrupados de forma a evocar o estado de espírito do artista ao produzi-los.  "Deixando a imaginação voar, é possível pensá-los como grupos de pessoas que num salão, se aproximam por suas similitudes", afirma.

Abrindo a exposição, à esquerda, estão dispostas duas paisagens instigantes, conversando com uma pequena e suave marinha. Estão como convidados recém-chegados, procurando por conhecidos para formarem grupos. Prosseguindo pelo salão, a reunião de três paisagens de temperamentos discretos.

No fundo do salão, ao longo da parede principal, encontra-se o grupo gárrulo das frutas e flores, alegres e festivas entre si. Virando à direita, reúnem-se três paisagens buliçosas, de colorido exuberante e difuso. A seguir, paisagens mais comportadas e estáveis, que ponderam entre si assuntos de interesse geral.

E por último, saindo do salão pela esquerda, duas paisagens e um casario claros relacionam-se amigavelmente enquanto o “trem de ferro paulista” se isola, sem dividir seu assunto. A exposição segue em cartaz até o dia 28 de fevereiro. Vale a pena uma visita!

A PRESENÇA DE INIMÁ 
 09 de janeiro a 28 de fevereiro
HORÁRIO: terça - quarta - sexta - sábado 10h às 19h / quinta: 12h às 21h / domingos: 12h às 19h 
ENTRADA: gratuita 
ENDEREÇO: Rua da Bahia, 1.201 - Centro - Belo Horizonte
INFORMAÇÕES: (31) 3213-4320

Nenhum comentário:

Postar um comentário