Translation

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

300 Anos de Ouro Preto Ganham Edição em Livro


Foto: Divulgação

No dia 14 de dezembro (quarta-feira), será lançado, no Museu Inimá de Paula (Rua Bahia, 1201 – Centro – 31 3212 4320), o livro “300 Anos de Ouro Preto em Imagem”, organizado pelo editor Paulo Lemos.

A obra foi lançada primeiramente em Ouro Preto, na abertura do Fórum das Letras, festival literário anual da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizado no mês de outubro de 2011.

O livro foi criado por um grupo de intelectuais, dentre autoridades políticas e religiosas, estudiosos, professores e artistas, os quais se uniram para homenagear os três séculos de elevação de Vila Rica à categoria de Vila, ocorrida em 1711.

Ouro Preto 300 anos de imagem” é uma rica coletânea com mais de duas centenas de fotos de várias épocas da cidade, do seu casario, monumentos e conjuntos urbanísticos que, aliados a um texto informativo e variado, proporcionam ao leitor uma imagem esplêndida da cidade.

A obra traz apresentações e comentários do jornalista Ângelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, do jornalista Mauro Werkema, do escritor Rui Mourão, diretor do Museu da Inconfidência, do bispo Francisco Barroso, da historiadora Suely Perucci e do professor Victor Godoy. A ilustração da capa feita pelo pintor Carlos Bracher e a edição, organização e pesquisa iconográfica são de Paulo Lemos e colaboradores para a jovem editora Graphar de Ouro Preto.

Em edição artística, a obra conta ainda com o trabalho fotográfico de Germano Neto, que vem há muitos anos registrando imagens de Ouro Preto. O profissional não só fotografa os monumentos e o conjunto arquitetônico, mas também os aspectos do cotidiano da cidade histórica.

A publicação tem o incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da empresa Thyssenkrupp, apoio do Museu Inimá de Paula e realização da Fundação Universa, em parceria com a C2A.

Lançamento do Livro: 300 Anos de Ouro Preto em Imagem

Organizador: Paulo Lemos

Dia 14 de dezembro – quarta-feira

Horário – 19 horas

Local: Museu Inimá de Paula (Rua Bahia, 1201 – Centro – 3212 4320)

Nenhum comentário:

Postar um comentário