![]() |
| Foto: Divulgação |
O Baianas Ozadas, bloco responsável por "baianizar" o Carnaval de Belo Horizonte, acaba de lançar nas plataformas de streaming a canção "Muntcha História". A faixa é fruto de uma parceria potente entre o fundador do bloco, Geo Ozado, e o cantor e compositor soteropolitano Dani Mã, celebrando a conexão visceral entre a musicalidade da Bahia e a acolhida mineira.
A nova música chega como um verdadeiro hino de boas-vindas e pertencimento. Com uma letra que narra as primeiras impressões e a magia de quem chega pisa os pés na cidade da Bahia e é imediatamente "escolhido" pelo lugar. A canção evoca símbolos sagrados da cultura afro-brasileira, como do tabuleiro da baiana de acarajé e faz um trocadilho com a orixá Oyá (iansã), a quem a iguaria da culinária baiana é ofertado, além de toda"ozadia" necessária para se jogar na roda para viver o que a Bahia pode proporcionar.
A colaboração traz a legitimidade de dois artistas que respiram a cultura baiana. Dani Mã, nascido em Salvador, é conhecido por sua trajetória como um "antropófago musical". Com quatro álbuns lançados, o artista transita com fluidez entre o Blues, o Tropicalismo e as sonoridades do Recôncavo Baiano. Ao unir sua essência à de Geo Ozado, o resultado é uma obra envolvente e dançante. "É uma música que traduz o 'dendê' presente no sangue e na alma de quem vive o carnaval, o que a Bahia tem para oferendar. Ela fala sobre aquele arrepio, aquela brisa boa que bate quando a gente percebe que encontrou o seu lugar no mundo. Numa mesma perspectiva, é como dizia Jorge Amado: - Baiano é um estado de espírito”, destaca o líder do Baianas Ozadas.
Nas redes sociais, o lançamento já virou motivo de diversão e engajamento entre os seguidores do bloco. Um post com uma montagem do ator Wagner Moura viralizou ao mostrar artista baiano dançando a nova canção. No vídeo bem-humorado, o ator aparece em dois momentos inusitados que casaram perfeitamente com o ritmo: em um take, veste trajes de gala na parte de cima e ceroula na parte de baixo; em outro, surge impecável em traje de gala completo ao receber o Globo de Ouro, ilustrando o espírito livre e descontraído da música.
"Muntcha História" já tem lugar garantido no repertório oficial do desfile de 2026, reafirmando a força do Carnaval de Belo Horizonte no cenário nacional. A festa na capital mineira consolidou-se como uma das maiores e do país, atraindo milhões de foliões e servindo como vitrine fundamental para a diversidade cultural brasileira.
Mas a "ozadia" do Baianas rompe fronteiras estaduais neste ano. Além de ser apresentada em Belo Horizonte, a música também será levada para o Carnaval de São Paulo. Geo Ozado foi convidado especial para cantar no trio elétrico do bloco Bahianidade, na terça-feira de Carnaval, levando o axé mineiro-baiano e a novidade musical para a folia paulistana. Ouça no Spotify.
Legado e Ancestralidade
O lançamento reafirma o compromisso do Baianas Ozadas com a produção autoral e a reverência à ancestralidade. Ao longo de sua história, o bloco tem sido um palco para homenagens a ícones como Gilberto Gil, Moraes Moreira e Dorival Caymmi, além de grande parte do legado afro da cultura baiana. Agora, com esta nova parceria, o grupo renova seu repertório mantendo os pés fincados na tradição do samba-reggae, o ritmo que fez a Bahia ser conhecida em todo mundo através da parceria do Olodum com Paul Simon e Michael Jackson.
Desfile Oficial
O público poderá cantar "Muntcha História" a plenos pulmões durante o desfile do Baianas Ozadas no Carnaval 2026, que acontecerá na segunda-feira (16), além dos shows da banda no pré-carnaval e dias oficiais da folia em turnê por diversas cidades mineiras. A concentração está marcada para as 8h, em frente à Igreja São José (Av. Afonso Pena), com saída do cortejo às 9h e encerramento previsto para as 14h.
O cortejo é viabilizado com o patrocínio da Brahma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e pela Icekiss.
Lançamento do Single "Muntcha História (Acarajé é amor)"
Artistas: Baianas Ozadas (Geo Ozado) feat. Dani Mã
Onde ouvir: Disponível em todas as principais plataformas de streaming de música (Spotify, Deezer, Apple Music, etc).
Agenda do Desfile Oficial – Carnaval 2026
Data: 16 de fevereiro de 2026 (Segunda-feira de Carnaval)
Concentração: 8h – Av. Afonso Pena (em frente ao Santuário São José)
Desfile: 9h
Encerramento: 14h
Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:
Postar um comentário