![]() |
| Foto: Dúnia Catelli |
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, celebrou neste fim de semana, sexta-feira (5) e sábado (6), o encerramento da primeira edição do Encontro da Música Mineira, projeto que revelou e reconheceu intérpretes, compositoras e compositores residentes em Minas Gerais. O anúncio dos nomes vencedores da modalidade Valorização aconteceu no último sábado (6), durante o show Salve o Clube da Esquina!, realizado no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
A cantautora, atriz e ensaísta Déa Trancoso, da capital mineira, venceu na categoria Composição, com a canção Corpo Utópico. Ela esteve acompanhada no pódio por Anna Pêgo (com Fim ou Começo) e Felipe Bedetti (com Samba Gerais), classificados em segundo e terceiro lugares.
Na categoria Interpretação, o grande destaque foi a sabarense Lu Mosqueira, que apresentou San Vicente, de Fernando Brant e Milton Nascimento. As posições seguintes foram ocupadas por Ciro Belluci (com Canção Amiga, poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por Milton) e Diana Maria (com Viver de Amor, de Toninho Horta e Ronaldo Bastos).
O Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, ressaltou que o Projeto nasceu do desejo de levar a cultura mineira, através da música, a todos os cantos do Brasil e do planeta. "Se eu pudesse pedir algo a cada artista aqui presente, seria isso: continuem levando ao mundo a mensagem do povo de Minas nas suas vozes e nos seus instrumentos", convidou.
Reconhecimento ao talento mineiro
Na sexta-feira (5), os 20 nomes finalistas da modalidade Valorização — dez intérpretes e dez compositoras / compositores — se apresentaram no palco do Sesc Palladium, com apoio de uma banda formada por Arthur Martau, Frederico Heliodoro, Júlia Guedes e Natália Mitre. As performances foram avaliadas por um júri técnico e pelo público presente, que pôde votar ao longo da noite.
No sábado (6), o público assistiu ao show Salve o Clube da Esquina!, com arranjos inéditos do Grupo Cobra Coral e participações especiais de Marilton Borges, Rodrigo Borges, Toninho Horta e Wagner Tiso. Ao final da apresentação, foi feito o anúncio de quem venceu a modalidade Valorização, com entrega de prêmios em dinheiro de até R$ 10 mil. As pessoas premiadas terão, ainda, acesso a formações e experiências culturais, como cursos on-line e workshops.
Conheça as vencedoras e os vencedores
Déa Trancoso, de Belo Horizonte, tem 35 anos de ofício artístico e científico. Além de cantautora, atriz e ensaísta, é doutora em Educação/Unicamp, especialista em Culturas Populares e Tradicionais/Urca e doutoranda em Artes Cênicas/UFSJ.
Lu Mosqueira, de Sabará, é cantora e compositora. Iniciou sua trajetória aos sete anos em corais, apresentou-se em vários palcos, participou de projetos musicais e lançou em 2024 seu single Só não leve o meu amor.
Anna Pêgo é cantora e compositora de Betim, com cinco anos de carreira, dois álbuns lançados e finaliza 2025 com seu single Instintos. Quem a escuta é tocado pela sensibilidade de suas letras e pela potência de sua voz.
Ciro Belluci é ator, multiinstrumentista, arranjador e produtor musical de Barbacena. Seu trabalho artístico é marcado pelo cuidado com a sonoridade, pela sofisticação dos arranjos e pela profundidade interpretativa.
Felipe Bedetti, de BH, é cantor e compositor autodidata. Aos 13 iniciou sua carreira profissional. Em 2018, lançou o seu primeiro CD, Solo Mineiro. Em 2022, o disco Afluentes.
Diana Maria, de Três Marias, cursa Canto Popular na UFMG e dedica-se à música brasileira. Recentemente foi finalista do Festival da Canção em Itabirito.
Sobre o Encontro da Música Mineira
Lançado em setembro, o Projeto teve sua primeira edição em 2025 e contou com inscrições de artistas de todo o estado. Dividido em duas modalidades — Valorização e Descoberta —, o Encontro buscou dar visibilidade à diversidade da produção musical mineira, promovendo tanto novos talentos quanto nomes já consolidados.
Na modalidade Descoberta, voltada a artistas em início de carreira ou em consolidação de trajetória musical, seis nomes já haviam sido premiados em novembro — três na categoria Interpretação e três na categoria Composição. Cada artista recebeu como premiação um Workshop Musical presencial no Estúdio Sonastério, além de cursos on-line e mentorias personalizadas oferecidas pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário