Choose your language

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Orquestra Ouro Preto encerra Domingos Clássicos com homenagem a Gonzagão

Foto: Rapha Garcia
Homenagem ao Rei do Baião conclui a temporada da Série Domingos Clássicos

A Orquestra Ouro Preto encerra a Série Domingos Clássicos em grande estilo com uma homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira: Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião. No domingo (7), o Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, recebe Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo.

Com arranjos de Mateus Freire, o programa revisita alguns dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, como Asa Branca, O Xote das Meninas, Qui Nem Jiló, Vida de Viajante e Assum Preto. No palco, as cordas da Orquestra Ouro Preto dialogam com o trio pé de serra em uma celebração vibrante e afetuosa da alma nordestina.

“Encerrar a temporada da Série Domingos Clássicos com Gonzagão é simbólico. É a celebração de dez anos de um projeto que nasceu com o propósito de aproximar as pessoas da música de concerto, e nada melhor que fazer isso com a energia e a emoção do nosso Rei do Baião”, completa Toffolo.

Luiz Gonzaga, nascido em Exu, Pernambuco, em 1912, deixou um legado que atravessa o tempo. Com mais de 480 composições e 1.250 gravações, o artista conquistou o coração do país e segue presente no imaginário coletivo brasileiro. Sua música embala festas, desperta memórias e exalta as raízes culturais do Nordeste.

Há dez anos, o projeto Domingos Clássicos vem apresentando a música de concerto aos belo-horizontinos, formando novas plateias e democratizando o acesso à música instrumental. Sempre aos domingos pela manhã, a série se tornou um ponto de encontro entre tradição e inovação, aproximando o público de todas as idades da riqueza e da sensibilidade da música orquestral.

Domingos Clássicos - Breve Histórico

A temporada 2025 do Domingos Clássicos marcou os 10 anos de parceria com o Sesc Palladium, em Belo Horizonte, onde a Orquestra é residente. O projeto conquistou o público belo-horizontino, que, mensalmente, lota o teatro em apresentações a preços populares. Ao longo do ano, os concertos alcançaram um público de mais de 10 mil pessoas. Entre os concertos apresentados ao longo deste ano, estão: Rufo Herrera e Quinteto Tempos, The Beatles, A-ha, Música para Cinema, O Grande Governador da Ilha dos Lagartos, Nirvana, Alma Mineira, com Wilson Dias e Déa Trancoso, Fernão Capelo Gaivota, Alma Mineira, com Tizumba.

A Série Domingos Clássicos é uma correalização da Orquestra Ouro Preto em parceria com o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas.

Sobre a Orquestra Ouro Preto

Com uma trajetória marcada pela versatilidade e pela excelência artística, a Orquestra é reconhecida como uma das formações mais inovadoras do país. O grupo transita com naturalidade entre todos os gêneros, promovendo encontros musicais que valorizam a diversidade cultural brasileira.

A Orquestra é patrocinada por meio das leis de incentivo à cultura e conta com o apoio de parceiros institucionais comprometidos com a democratização do acesso à música e a formação de novas plateias em todo o Brasil.

Orquestra Ouro Preto apresenta: Gonzagão – Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra

Data: 7 de dezembro de 2025, domingo

Horário: 11h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium, Belo Horizonte

Ingressos: a preços populares(R$30 e R$15), à venda na bilheteria do teatro e no Sympla

Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário