Choose your language

terça-feira, 29 de abril de 2025

Welinton Maia lança romance em Belo Horizonte

Livro vem com uma moeda
colecionável 
Foto: Divulgação 
Neste sábado (3), a partir das 11h, na livraria Conservatórios - Av Brasil, 1678 - Funcionários, em Belo Horizonte, o escritor Welinton Maia lança o livro " O Diário de Zeferino Ferrez".

O romance tem como pano de fundo um acontecimento importante da história do Brasil, a coroação de Dom Pedro I, em dezembro de 1822,na capela imperial do Rio de Janeiro. Nesta ocasião Dom Pedro se tornaria o primeiro Imperador genuíno das Américas, algo totalmente novo no mundo moderno. Para a cerimonia de coroação foram mandadas cunhar 64 moedas com a efigie do imperador e com o brasão de armas do novo império que ali surgia, porém algo muito grave aconteceu, as moedas e seu design desagradaram Dom Pedro, que mandou as recolher, as destruir e refazer o serviço. 

Aparentemente o que desagradou Dom Pedro foi ter sido retratado com busto desnudo, com coroa de louros ao estilo chamado “Augusto” ou “Romano”,  o agradaria ser retratado com busto militar e uniforme de gala, uma vez que seu apelido era Rei Soldado, tamanho seu interesse pela cavalaria e assuntos militares. 

A publicação, que é de instigando leitura, revela os bastidores desta historia que tem muito para contar sobre o processo de independência do Brasil e uma guerra  nas províncias para que o Império Brasileiro fosse formado. No imaginário coletivo, as pessoas pensam que o processo de independência foi o “grito do Ipiranga”, uma simples proclamação do Rei, ninguém se lembra da intensa guerra que se deu na Bahia, no Piauí, Maranhão e Grão-Pará, provinciais que respondiam diretamente aos comandos de Lisboa. “Neste quesito o livro é uma homenagem patriótica, uma vez que enaltece a figura de um herói nacional Dom Pedro, que manteve unido o Brasil como um país, impedindo sua fragmentação”, destaca Maia.

Sobre o escritor

Weliton Alberto Maia Montanari, é natural de Belo Horizonte. Tem 45 anos, é escritor desde os 12 anos, porém só conseguiu ver suas obras publicadas aos 40 anos. Já possui 3 livros publicados e esta com outros prontos para lançamento, dentre eles “O Diário de Zeferino Ferrez”. 

“Escrever para mim é como desenhar com palavras, cada letra vai trazendo ao papel um novo universo, onde a imaginação não tem limites” destaca Maia.

Weliton também é numismata, colecionador de moedas e comerciante de antiguidades. “Cada moeda que eu pego, é um fragmento do tempo, uma testemunha de épocas já passadas, ao segurar uma moeda antiga, é como se eu estivesse montando as peças de um enorme quebra-cabeças, onde histórias são reveladas, com seu brilho único e inestimável” define o escritor.

Vale a pena prestigiar o lançamento da publicação e saber um pouco mais sobre a história do Brasil.  Neste sábado (3), na Conservatórios Livraria Av Brasil, 1678 - Funcionários, Belo Horizonte. A partir das 11h.
Haverá bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. 

*Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário