![]() |
Foto: Divulgação |
Seis exploradores espaciais partem em uma missão para o terceiro planeta da estrela Tau Ceti, onde encontram esqueletos de uma civilização extinta. Após retornarem para a astronave com o material coletado em rochas interplanetárias, alguns tripulantes apresentam enfermidades e passam a agir de maneira incomum.
Esta é a sinopse de _Vampiros do Espaço_, o primeiro longa-metragem de ficção científica inteiramente produzido na Grande BH, pela Alfa Centauri Filmes. O roteiro e a produção executiva são de Barbosa Ribeiro, e a direção, de Ricardo Assis, da Big Boss Produções. A obra tem pré-estreia prevista para o mês de março, em um cinema do Centro de Belo Horizonte, com data, horário e local exatos não divulgados até o momento.
"Ainda não vamos abrir a exibição para o público em geral, porque queremos manter o ineditismo e garantir a participação em festivais que exigem essa condição. Mas nossa intenção é apresentar o filme a um grupo seleto de convidados, que abrange outros produtores audiovisuais mineiros, jornalistas e apoiadores", explica Barbosa Ribeiro.
Produção
As gravações ocorreram entre maio e junho de 2024, em uma sala comercial de menos de 10 m², no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte, onde a estrutura foi montada em Chroma Key para a aplicação de efeitos especiais. Também ocorreram filmagens ao ar livre em uma trilha do Jardim Canadá, em Nova Lima.
Com a verba enxuta, o longa foi produzido em seis diárias, com uma equipe técnica de seis pessoas e mais seis no elenco: Thales Fagundes (Capitão Telles), Christiano Ômega (Leonardo Ferreira), Manoel Barbosa (Doutor Quintana), Wladston Bazzoni (Fabrício Vargas), Ana Cristina Ciodaro (Marina Sales) e Vanessa Lessa (Fabiana Azevedo).
A maior parte da trama se desenrola no interior da espaçonave, incluindo os quartos dos tripulantes, a sala e a ponte de comando. Todos os cenários, assim como as sequências da nave viajando pelo espaço, foram criados em 3D, com exceção das cenas externas, que se passam no planeta Tau Ceti-3.
O cinema nacional registra poucas produções ambientadas fora da Terra. Entre elas estão as comédias Os Cosmonautas, da década de 1960, Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, lançado no final dos anos 1970, e Lucicreide Vai a Marte, de 2021, além da animação Cassiopeia, de 1996. Vampiros do Espaço é a primeira de ficção científica, na temática espacial e em live-action do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário