Translation

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Espetáculo 'Não Conta Pra Ninguém' terá três sessões gratuitas no Sesi Piracicaba

Foto: Divulgação 
Idealizado e protagonizado por Helga Nemetik,  monólogo retrata drama pessoal vivido pela atriz e como deu a volta por cima

Após duas temporadas na capital paulista, com grande sucesso de público e crítica, o espetáculo “Não Conta Pra Ninguém”, idealizado e protagonizado pela atriz e cantora Helga Nemetik, que retrata um drama pessoal vivido por ela na infância, chega a Piracicaba, São Paulo, em fevereiro, com três sessões gratuitas no Sesi Piracicaba: na sexta-feira (21) e sábado (22) às 20h e domingo (23) às 19h. Os ingressos devem ser retirados com antecedência no site do SESI SP, no canal Meu SESI.

“Não Conta Pra Ninguém” foi selecionado pelo edital de Inéditos de 2024 pelo SESI SP. Em 2025 o SESI SP convidou o espetáculo para mais apresentações, beneficiando outras cidades, que inclui Piracicaba.

Idealizado e protagonizado pela atriz e cantora Helga Nemetik, com dramaturgia de Juliana Rosenthal e direção de Michelle Ferreira, o espetáculo retrata um drama pessoal vivido pela atriz e como ela deu a volta por cima.

No espetáculo, que valoriza a nova dramaturgia brasileira, vemos uma talentosa atriz de musicais prestes a fazer uma audição para o papel de sua vida. Porém, nesse momento ela descobre que não consegue mais cantar. Depois de muita investigação, ela constata que a causa de seu problema vocal pode não ser física. Determinada a recuperar sua voz, a única alternativa é encarar os segredos de seu passado.

O talento e versatilidade de Nemetik será levado a outro patamar artístico para dar voz aos envolvidos nesse episódio obscuro e marcante da vida da personagem. A atriz e cantora atuou em diversos programas de TV, como o quadro “Show dos Famosos” no Domingão do Faustão, a novela “Rock Story”, o seriado “Ilha de Ferro”, e em espetáculos de teatro musical como “Beetlejuice”, “Chaplin”, “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, entre outros. Na música, produziu e se apresentou nos shows “Jazz in the Blues”, “Helga, Tony e R&B” e “Superbacana”, que revisita a Tropicália.

A dramaturgia de “Não conta pra ninguém” é de Juliana Rosenthal, que escreveu diversas peças de teatro, entre elas “O Inferno Sou Eu”, com Marisa Orth. Para cinema, dentre os roteiros escritos está a comédia “O Amor no Divã”. Para televisão, assinou a série "Hard", da HBO, e "Os Homens são de Marte…", para o GNT. Foi roteirista-chefe da série "Não foi minha culpa", dirigida por Suzanna Lira, para o Star+, e atualmente escreve uma nova série para a Amazon Prime.

A direção de “Não conta pra ninguém” está nas mãos de Michelle Ferreira, que escreveu e dirigiu a peça “Eu não sou Harvey”. Michelle também escreveu a série "Não foi minha culpa", dirigida por Suzanna Lira, e as peças “Bárbara”, com Marisa Orth, e “A última entrevista”, com atuações de Marília Gabriela e Theodoro Cochrane, ambas dirigidas por Bruno Guida. Michelle foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora, em 2013, pela peça "Os adultos estão na sala", e ao Prêmio Bibi Ferreira de melhor autora por "Uísque e Vergonha". A direção de produção é de Marcelo Aouila.

Em uma ação de acessibilidade, a apresentação de domingo (23) no Sesi Piracicaba será com intérprete de LIBRAS.

Helga Nemetik, talento e debate sério

“Nunca contei a ninguém sobre o abuso sexual que sofri na primeira infância, uma fase em que descobertas e afetos são levados para o resto da vida. Quantas mulheres próximas a você passaram por situações como essa e você nunca imaginou?”, indaga Helga.

Abusar de uma criança ou de uma mulher adulta é retirar seu direito sobre o próprio corpo, seja pela força ou pela manipulação das emoções.

A violência sexual é um crime que acontece frequentemente na infância e no início da adolescência. Entre 2017 e 2020, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável, com vítimas de até 19 anos – média de quase 45 mil casos por ano. Crianças de até 10 anos somam 62 mil das vítimas nesses quatro anos – ou seja, um terço do total.

Com este trabalho, o objetivo é discutir, teatralmente, de forma delicada e lúdica, o abuso sofrido por mulheres em pleno século 21. Queremos incentivar mulheres que sofreram abuso a denunciar, e propor formas de amenizar as dores das mulheres que passaram por esse tipo de violência.

O silenciamento das mulheres em situações de abuso

“‘Não conta pra ninguém’ é um espetáculo que convida o público a uma experiência reflexiva sobre o silenciamento das mulheres em situações de abuso. Com montagem forte e direta, porém sem abrir mão da delicadeza, o espetáculo é também um chamado às mulheres e aos homens a erguerem suas vozes. O SESI-SP acredita em criações que proporcionam a apreciação de novas visões artísticas, e, neste espetáculo, reafirma seu valor basilar: a arte e sua função educadora”, explica Eliane da Rocha, analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

Workshop gratuito 

'Anarcodramaturgia - A prática da fúria' é a oficina gratuita de prática de dramaturgia ministrada por Michelle Ferreira no sábado (22), às 15h, no Sesi Piracicaba. Ela é dramaturga e diretora premiada, com diversos textos encenados no Brasil e no exterior. São apenas 20 vagas e a inscrição é no site do Sesi, no mesmo local em que o interessado deve garantir ingresso gratuito para assistir à peça.

O encontro tem duração de três horas e o material para participar é um computador, celular ou tablete, além de papel e caneta. O público-alvo: dramaturgos iniciantes e iniciados a partir de 18 anos.

O objetivo é convocar os participantes a escrever textos inéditos e/ou a se aprofundar em trabalhos já em andamento e fomentar uma nova safra de textos contemporâneos. Através de uma aula expositiva mesclada com exercícios práticos, os oficineiros poderão experimentar e compartilhar seu material a fim de receber feedbacks específicos para o desenvolvimento de sua autoralidade.

A prática da fúria, conta Michele, é mais um desdobramento da pesquisa de Ferreira sobre a escrita teatral, que mistura filosofia, teatro, história, esquizofrenia, ética, política, delírio e uma forte dose de desobediência. Não uma teoria sobre dramaturgia, mas uma reflexão nômade sobre a prática da escrita cênica, que possam despertar a sensibilidade dos participantes tanto ética como esteticamente.

“Não Conta Pra Ninguém”, com Helga Nemetik

Quando: Dias 21/02 (sexta-feira) e 22/02 (sábado) às 20h, e dia 23/02 (domingo) às 19h

Local: SESI Piracicaba

Endereço: Avenida Luiz Ralph Benatti 600.

Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados com antecedência no site do SESI SP).

Informações: (19) 3403-5900 e instagram: naoconta_teatro


Classificação indicativa: 14 anos

EQUIPE CRIATIVA

Helga Nemetik – Idealização e Atuação

Juliana Rosenthal – Dramaturgia

Michelle Ferreira – Direção, Cenografia e Workshop

Jessica Mancini – Diretora Assistente

Eric Budney – Direção Musical

Cesar Pivetti – Iluminação

Camila Mundell – Figurino

Rodrigo Lopes – Fotos de divulgação

Cecilia Lüz – Operadora de som

Reynaldo Thomas – Operador de luz

Evas Carreteiro – Cenotécnico

Julliana Della Costa – Marketing e Design Gráfico

Beth Gallo – Assessoria de Imprensa

Marcelo Aouila – Direção de Produção

Tchequia Produções e Essegaroto Aouila – Realização

*Use máscara cobrindo a boca e o nariz. Se cuide!

Nenhum comentário:

Postar um comentário