Translation

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Releitura de "O Pequeno Príncipe" traz mensagem potente e sensível em contexto brasileiro

Foto: Divulgação 
O grande rei conta a história do pai do Pequeno Príncipe se aventurando por cenários do Brasil enquanto revisita temas do clássico

“Encontro algum conforto em não saber o nome do Grande Rei, ou até mesmo se ele o tinha. Deste modo, sinto reconhecê-lo nas pessoas quando agem com virtude. E me emociono quando sou eu o virtuoso, reconhecendo-o também em mim. Penso: O meu amigo ficaria orgulhoso. Faço de mim meu próprio amigo e me abraço nessa alegria”.

Um dos maiores clássicos da literatura mundial é revisitado nessa releitura brasileira e contemporânea com O grande rei, livro de estreia de Plínio Moura lançado pela Editora Planeta que conta a história da jornada do pai do Pequeno Príncipe em busca de seu filho. Na aventura, ele se encontra com um arquiteto que o acompanha em sua passagem por cenários já conhecidos da obra original, além de locais famosos do Brasil, e explora com maturidade alguns dos temas que marcaram o livro de Antoine de Saint-Exupéry.

O conceito do personagem Pequeno Príncipe amadurecido e passando pelos dilemas da vida adulta e de um Brasil real com problemas atuais é o que mais atrai o público do autor, que já acompanha o Grande Rei há anos nas redes sociais de Plínio Moura por meio de tirinhas e pequenas histórias. Apesar do estilo das ilustrações, feitas pelo próprio escritor, não se pode afirmar que a história se destina exatamente aos pequenos. É, na verdade, para a criança interior que habita cada adulto, com desenhos de temas sensíveis para facilitar a compreensão das pessoas grandes, para que elas possam ser ainda maiores.

A história começa quando um arquiteto encontra um homem vestido de rei no alto de uma montanha, falando sobre uma raposa e um planeta distante. A princípio ele julga se tratar de alguém que não bate bem das ideias, até o momento em que lembra de uma história lida na infância sobre um aviador que encontrou um principezinho no deserto do Saara. A partir daí, a dupla inicia sua jornada e se depara com vários personagens conhecidos, tanto da obra original – como a Rosa – quanto do contexto brasileiro – como Paulo Freire e Antônio Conselheiro. Já os temas abordados vão desde o amor romântico até a crise climática, passado por conceitos como legado e fanatismo.

Com este enredo curioso, o autor nos apresenta uma história que se passa antes, durante e depois da mais conhecida obra de Saint-Exupéry, preenchendo lacunas e trazendo outras novas, refletindo sobre contextos brasileiros e universais, e prometendo mais uma vez emocionar. "Existe o amor romântico e o amor genuíno. O primeiro, todos conhecem bem. Então a vida, astuta, nos cobra o segundo. Um mar de rosas, convém não esquecer, é também um mar de espinhos".

FICHA TÉCNICA

Título: O grande rei

Autor: Plínio Moura

ISBN: 978-85-422-2998-1

176 páginas

R$ 51,90

Editora Planeta

SOBRE O AUTOR

Filho de pais pernambucanos, Plínio Moura nasceu em Salvador, Bahia, em 1989. Desde 2015 dá vida ao personagem O Grande Rei no Instagram, escrevendo, ilustrando e cativando (logo, criando laços), com milhares de pessoas. Na conta que soma milhares de seguidores, ele compartilha tirinhas do personagem e comenta temas da atualidade. É formado em arquitetura e urbanismo, mas já fez um pouco de tudo: gravou o TEDx Criança Interior: Resgate e Recompensa e, junto com a cantora Milla Franco, gravou a canção “Gigante feito criança”, a qual compôs a letra.

SOBRE A EDITORA 

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário